Buscar

apol estudo das relações etnicos raciais

Prévia do material em texto

SANABRIA PEREIRA - RU: 1318335 
Nota: 100
PROTOCOLO: 2019081413183352BD4383
Disciplina(s):
Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
	Data de início:
	14/08/2019 22:04
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	17/08/2019 19:46
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Na África do Sul, as elites tendem a minimizar a desigualdade social revelada pelas estatísticas. Com frequência, elas observam que existem sociedades muito mais desiguais que a sua”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: REIS, Elisa P. Percepções da elite sobre pobreza e desigualdade. Revista brasileira de ciências sociais, v. 15, n. 42, p. 143-152, 2000. p. 150. 
Tendo em vista os conteúdos apresentados no livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia sobre a desigualdade social, é correto afirmar que essa desigualdade:
Nota: 20.0
	
	A
	Refere-se à igualdade de oportunidades.
	
	B
	Está relacionada a privilégios naturais, de cunho biológico.
	
	C
	É um fenômeno imutável no tempo e no espaço.
	
	D
	Existe apenas em países africanos.
	
	E
	Refere-se aos privilégios na distribuição de bens sociais.
Você acertou!
A desigualdade social refere-se à existência de privilégios na distribuição de bens sociais” (livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 14). A desigualdade social se caracteriza pela existência de vantagens em relação a formas de acesso e distribuição de bens que alguns indivíduos possuem em relação aos outros. Essas vantagens podem ser de origem econômica, como os grupos que detém os meios de produção; podem ser também de origem nos esquemas de graduação, como tipo de trabalho e grau de instrução; e também de origem no esquema funcional, como a divisão social do trabalho. A propriedade, o capital, o poder e o acesso à informação são alguns exemplos (capítulo 1, resumo).
Questão 2/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o extrato de texto a seguir: 
“‘As relações entre negros e as forças de segurança são muito tristes’, acrescenta o ex-policial negro que, em 1998, ganhou um julgamento contra o Estado por um caso de discriminação racial nas fileiras da Polícia Federal”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: REDAÇÃO. Policiais se unem a protestos contra o preconceito racial. Exame, 22 ago. 2014.<http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/policiais-se-unem-a-protestos-contra-o-preconceito-racial>. Acesso em 06 jun. 2015. 
Um dos tipos de discriminação é a racial, mas os tipos de preconceitos vão muito além desse. A esse respeito, conforme os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, relacione corretamente os seguintes tipos de preconceitos às suas respectivas características:
1. Preconceito sexual
2. Preconceito racial
3. Preconceito étnico
4. Preconceito social
(  ) “Na vizinhança, os moradores se alarmaram, pois um grupo de ciganos acabara de armar seu acampamento nas redondezas. Era necessário cuidar das crianças e vigiar as roupas no varal”.
(  ) “O segurança da loja passou a seguir Maria discretamente naquele estabelecimento. Não era comum ver pessoas negras por lá”.
(  ) “Ora, se é pobre ainda com esta idade é obvio que não se esforçou o suficiente na vida”.
(  ) “Não vou mais comprar perfume daquela marca. Não aceito que façam propaganda do ‘homossexualismo’ para vender perfume”. 
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	3 – 2 – 4 – 1
Você acertou!
A sequência correta é 3 – 2 – 4 – 1. Na nossa sociedade, há “muitos tipos de preconceitos. Entre eles, destacam-se: [1] O preconceito sexual, que se refere a determinado gênero — em geral o feminino — ou a uma identidade sexual considerada desviante (como a dos homossexuais); [2] O preconceito racial, que se dirige aos grupos definidos em função de características físicas ou fenotípicas supostamente herdadas (como os negros); [3] O preconceito étnico, que se reporta às coletividades culturalmente diversas, que podem ou não apresentar características físicas ou fenotípicas distintas (como os ciganos); [4] O preconceito social, que diz respeito ao sentimento de aversão a pessoas de classe distinta (como os pobres) (livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 144,145 – capítulo 9, resumo).
	
	B
	2 – 3 – 4 – 1
	
	C
	4 – 1 – 2 – 3
	
	D
	3 – 1 – 4 – 2
	
	E
	2 – 4 – 3 – 1
Questão 3/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o fragmento de texto a seguir: 
“Sete em cada dez brasileiros já fizeram observações carregadas de prejulgamentos contra mulheres, negros, LGBTs e outros. O índice varia regionalmente: no sudeste, o preconceito declarado corresponde a 21%, já no norte e centro-oeste o índice é de 18%, enquanto no sul e no nordeste a taxa fica em 13%”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/diversidade/no-brasil-o-machismo-e-o-preconceito-mais-praticado/> . Acesso em: 14 jan. 2019.
Levando em consideração o fragmento acima e os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, responda à seguinte questão: o que é preconceito? Assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	É um valor semântico, que é construído com base em conhecimento empíricos e científicos.
	
	B
	É uma atitude social, embasada em conceitos empíricos de mérito e capacidade individual. 
	
	C
	É um juízo pré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento.
Você acertou!
O preconceito, como já sabemos, é uma ideia pré-concebida sem o devido conhecimento daquilo que está se julgando. Por assim ser, estimula a discriminação por se basear à partir daquilo que já se conhece, debochando, ou maldizendo o desconhecido. (capítulo 9, resumo).
	
	D
	É um conceito científico, usado para nomear as conquistas de determinado nicho social em relação à luta de classes.
	
	E
	É uma manifestação intrínseca ao ser humano, cultivada pela religião e crenças populares.
Questão 4/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere a seguinte citação: 
“O sistema de classes constitui uma hierarquia, podendo-se considerá-lo, como já sugerido inicialmente, uma forma histórico-social de estratificação, distinta de outros tipos de estruturação societária (estamentos e castas)”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DA SILVA, Graciette Borges. Critérios de estratificação social. Revista de Saúde Pública, v. 15, n. 1, p. 38-45, 1981. p. 39. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos seguintes elementos: 
Escravidão
Casta
Estamentos
Classes 
(   ) Corresponde ao período do capitalismo.
(   ) Pode ser relacionado com o feudalismo europeu.
(   ) O extrato superior é composto por indivíduos proprietários de outros, sendo estes últimos aqueles que compõem a força de trabalho.
(   ) É relativo à pureza étnica. 
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	1 – 3 – 2 – 4
	
	B
	3 – 1– 4 – 2
	
	C
	4 – 2 – 1 – 3
	
	D
	2 – 4 – 3 – 1
	
	E
	4 – 3 – 1 – 2
Você acertou!
A sequência correta é: 4 – 3 – 1 – 2 . (1) Escravidão:  Força de trabalho; senhores de escravos e escravos. (2) Casta: Pureza étnica (livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 30). (3) “Os estamentos fazem parte das formas tradicionais de organização social que incluem o feudalismo europeu [...]. [4] As classes correspondem ao sistema de estratificação das sociedades modernas, o que equivale ao período do capitalismo” (livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 31 – capítulo 2 e capítulo 10, resumo).
Questão 5/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o extrato de texto a seguir: 
“Mais pessoas ficaram pobres e desassistidas entre 2016 e 2017. O Instituto Geografia e Estatística (IBGE) divulgou no início de dezembro uma série de indicadores sociais sobre pobreza, detalhamento de renda, moradia e eudcação dessa população. Quase todos os números pioraram”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-46431115>. Acesso em: 14 jan. 2019. 
De acordo com o livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, Galliano afirma que as desigualdades sociais podem ser divididas em 3 tipos, quais são elas? Assinale a alternativa correta.
 
Nota: 20.0
	
	A
	Bipartidárias, neutras e complementares.
	
	B
	Dicotômica, esquemas de graduação e esquema funcional.
Você acertou!
“Segundo Galliano, as desigualdades sociais podem ser divididas em 3 tipos: dicotômica, esquemas de graduação e esquema funcional” (capítulo 1, resumo).  
	
	C
	De esquerda, direita ou centro-esquerda.
	
	D
	Legais, ilegais e neutras.
	
	E
	Conservadoras, liberais e democráticas.

Continue navegando