Buscar

GEOMETRIA NO COTIDIANO

Prévia do material em texto

2
GEOMETRIA NO COTIDIANO
Acadêmico
André Carvalho de Sousa 
Professor- Jece
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
 Turma FLX 035 
RESUMO 
Resumo: o presente trabalho visa estabelecer a relação da geometria com o cotidiano. Percebemos que a geometria se apresenta em muitos aspectos do mundo real, sua aprendizagem facilita ao educando fazer relações com mundo real. O Pai da geometria foi matemático Euclides, com seus axiomas. Apresentamos no trabalho a geometria plana, afirmação com elementos: reta e ponto. Percebemos que ainda a muito a ser mudado em relação a geometria no cotidiano escolar, deve haver uma mudança nas políticas pedagógicas, bem como no currículo. Tendo em vista o aperfeiçoamento dos professores, para práticas inovadoras, com mais ênfase no ensino da geometria. 
 
Palavras chaves: geometria, professor, educando
 
1 INTRODUÇÃO
No inicio do ensino educacional a matemática e suas funções fazem parte do currículo, sendo esta disciplina temida pelo educandos, pois a lógica nos faz pensar, deixamos o pensam concreto para construir o pensamento abstrato. O ensino da matemática é considerado, abstrato, racional e descontextualizado das demais disciplinas e por muitas vezes e responsabilizada pelo fracasso escolar, com altos índices de aproveitamento. 
Os números e formas são fundamentais para a aprendizagem matemática no ensino, deve haver um entendimento razoável dos números e como utilizá-lo, se não houver um conhecimento mínimo, os conteúdos seguintes podem ser limitados na aprendizagem e desenvolvimento na forma que e ministrada e aprendida. 
A matemática hoje precisa ser entendida como atividade humana que reponde de forma lógica a problemas práticos e teóricos, permitindo uma aproximação com mundo real, sendo de tal importância ainda não é apresentada de maneira consideravelmente reduzida. A Geometria o campo da matemática que explica e contextualiza o processo e aproxima o educando para analise e representação dos objetos do meio em que vive.
Para Lorenzato (1995, p.13):
Sem estudar geometria as pessoas não desenvolvem o pensar geométrico ou o raciocínio visual e, sem essa habilidade elas, dificilmente conseguirão resolver as situações de vida que forem geometrizadas; também não poderão se utilizar da geometria como fator altamente facilitador para a compreensão de questões de outras áreas de conhecimento humano. ( Lorenzato, 1995, p. 13) 
Sendo assim, a geometria possibilita ao educando desenvolver habilidades ligadas as formas, os espaços, a distancia, a percepção e etc. Estabelese para o educando as representações do real, constitui habilidades de uma representação organizada do cotidiano mundo em que vivemos, com aplicações praticas. Para uma aprendizagem eficaz se faz necessário professores com didáticas que favorecem o desenvolvimento integral nas resoluções de problemas matemáticos, através da geometria. De acordo com PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS (1998, p.51), em relação à geometria,
Os conceitos geométricos constituem parte importante do currículo de Matemática no ensino fundamental, porque, por meio deles, o aluno desenvolve um tipo especial de pensamento que lhe permite compreender, descrever e representar, de forma organizada, o mundo em que vive. O estudo da Geometria é um campo fértil para trabalhar com situações-problema e é um tema pelo qual os alunos costumam se interessar naturalmente. O trabalho com noções geométricas contribui para a aprendizagem de números e medidas, pois estimula o aluno a observar, perceber semelhanças e diferenças, identificar regularidades etc. (PCN 1998, p.51)
 Portanto identificamos que a geômetra e trabalhada em todos os níveis do ensino básico, fazenda parte do cotidiano do educando, permite ao professor um vasto campo com práticas, podendo ser exploradas diversas tecnologias, sendo prazerosa para aluno a aprendizagem e aquisição destes conhecimentos, pois parte do conhecimento prévio dos alunos já dominados por eles.
A geometria euclediana, tem sua origem na Grécia por volta de 300 (a.c), com pensador Euclides, deixou 13 volumes de livros, na época ele apresentou estruturas lógicas simples. Em pequenos blocos de conjuntos ele fazia suas deduções, axioma afirmações aceitas mesmo sem ser provada. Assim, Euclides passa a ser o pai da geometria, fundador do método “axiomático da matemática”, até o século X os elementos apresentados por Euclides fundamentaram o ensino da matemática. Somente no, século XIX, foram apresentadas novas teorias geométricas chamadas de não-eucledianas, sendo seu precursor Kant. 
Por mais 2000 anos, a questionamentos com o 5º postulados, uma dos axiomas de Euclides, sendo este complexo, em relação aos outros quatro, se fosse comprovado se tornar um teorema, chamada de ‘geometria absoluta’’ baseada no quinto elemento. Postulados de Euclides são: 
1.dados dois pontos há um intervalo que os une. 2.um intervalo pode ser prolongado indefinidamente. 3.um círculo pode ser construido quando seu centro e um ponto sobre ele são dados. 4.todos os ângulos retos são iguais.5.se uma linha reta inclinada sobre duas linhas retas faz os ângulos interiores do mesmo lado menores do que dois ângulos retos, as duas linhas retas, se prolongadas indefinidamente, se encontram naquele lado no qual os ângulos são menores do que dois ângulos retos.
Senso assim, com estes raciocínios Euclides, afirmam suas seus argumentos, solidificando a geometria euclidiana. Contudo a partir deste postulas, outros filósofos questionaram suas seqüências lógicas, criaram novas geometrias consistentes assim como a de Euclides. 
Portanto a geometria euclidiana plana estuda o plano composto por pontos e retas apresentam elementos, chamados de primitivos ou elementares, são apresentados em termos: ponto, reta, pertence (dois pontos em uma reta), está entre (um ponto determinado, entre dois pontos da reta). 
Vamos analisar alguns elementos da geometria plana:
· Uma dimensão: distância entre dois pontos será dada pords ds= dx2 - dx1
· Duas dimensões: "teorema de Pitágoras" (o quadrado da hipotenusa de um triângulo retângulo e igual à soma dos quadrados dos catetos) ds2 = dx2 + dy2
· Três dimensões: a distância entre os dois pontos será obtida a partir da relação: ds2 = dx2 + dy2 + dz2
Por meio de expressões são medidos dois pontos próximos ou não, neste argumento para matemática a uma generalização, sendo invariáveis nas físicas. 
Portanto, com a necessidade do homem de conhecer descrever o mundo em que vive, a geometria trabalha neste campo, na leitura de mapas, medidas, comprimento, áreas volume, simetria, para compreensão de outras disciplinas. 
A geometria promove a comunicação entre diversos conteúdos e conceitos, como exemplo pinturas artísticas, interpretação dos mapas de maneira ilustrativa, facilitando a vida cotidiana muitas vezes precisamos fazer cálculos matemáticos para poder organizar um simples deposito, pois podemos ter como base o calculo, e este calculo muitas vezes vem se a necessidade do conhecimento geométrico, para eu saber a área de uma caixa para ser guardada em um armazém tenho que poder saber as dimensões que irei calcular, com isso por mais que seja complicado e muitas vezes difícil de lembrar a geometria vem como uma ferramenta importante de ser lembrada. 
Portanto a geometria permite eficiência nas praticas didáticos pedagógicas, interligando a aritmética e álgebra, assim construindo conceitos conectando suas propriedades e fazendo resoluções de problemas, sendo clarificadas pela geometria. 
Segundo Lorenzato (1995, p.5),
“A Geometria está por toda parte..., mas é preciso conseguir enxergá-la... mesmo não querendo, lida-se no cotidiano com as idéias de paralelismo, perpendicularismo, semelhança, proporcionalidade, medição (comprimento,área, volume), simetria: seja pelo visual (formas), seja pelo uso no lazer, na profissão, na comunicação oral, cotidianamente se está envolvido com a Geometria.” (Lorenzato, 1995, p. 5)
Sendoassim, a geometria permite para crianças, estabelecer conceitos concretos partindo do abstrato, possibilitando a percepção espacial e algarismo e medições. Conhecer a geometria saímos do conhecimento intuitivo para conhecimento dedutivo, experiência a lógica, tornado a aprendizagem dinâmica ampliando a visão da matemática. 
Portanto para uma aprendizagem significativa, o professor deve promover ações didáticas com praticas voltadas para dia a dia da criança e mudanças significativas no currículo, e um aperfeiçoamento do corpo docente, com pesquisas voltadas nesta área de conhecimento. 
As relações das ações pedagógicas precisam passar por mudanças, pois vivemos em formas tridimensionais, ainda vemos nas escolas as mesmas praticas repetitivas, observar, descrever, comparar, devemos repensar que o educando no estudo da geometria deve construir, comparar, medir, manipular, analisar características. 
Os PARAMETRIOS CURRICULARES NACIONAIS (1995, p.63) descrevem;
É preciso ainda que essa aprendizagem esteja conectada à realidade, tanto para extrair dela as situações-problema para desenvolver os conteúdos como para voltar a ela para aplicar os conhecimentos construídos. Assim, o professor deve organizar seu trabalho de modo que os alunos desenvolvam a própria capacidade para construir conhecimentos matemáticos e interagir de forma cooperativa com seus pares, na busca de soluções para problemas, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.
Neste contexto, verificamos que a geometria trás benefícios para educando, em relação a desenvolver aspectos espaciais, entender mundo físico, desenvolve habilidades para construção do aspecto lógico, utilizando a geometria para representar conceitos de outros ramos da matemática. Portanto o professor tem um papel fundamental no desenvolvimento do educando, estabelecendo didáticas pedagógicas multidisciplinar, com praticas dinâmicas e efetivas. 
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Neste trabalho buscamos, compreender a geometria euclidiana e seu contexto no dia-dia, nosso ponto de partida foi questionamento de porque o estudo da matemática sempre foi temida pelo educados, afetando os índices de aproveitamento escolar. O professor tem um papel fundamental na aprendizagem eficaz , facilitando o ensino com didáticas diferenciadas fazendo o educando perceber a matemática que é presente em nosso cotidiano. 
O presente trabalho trás a geometria como campo de estudo, observamos que este e um ramo da matemática pouco trabalhado pelos professores, após os estudos realizados, vimos que a geometria e de suma importância para construção de conceitos, constituindo sistemas e interagir no mundo, a fim de capacitar associações e transferências de conceitos. 
Para tais mudanças deve haver mudanças nos currículos, bem como na infra estruturas das escolas para possibilitar uma aprendizagem efetiva, motivando os eduncados, os professores deve buscar competências e conhecimentos da geometria com materiais e produção de materiais, para iniciar tais mudanças.
Assim o estudo da geômetra precisa receber mais ênfase, pois permite ao educando liberdade, iniciativa, originalidade, sai da zona de copiar e vão para a experiemtação, vivenciando os problemas e resolvendo de maneira real. 
 
REFERÊNCIAS
LORENZATO, Sérgio. Por que não ensinar Geometria? Educação Matemática
em Revista. SBEM, ano III, 1995.
BRASIL. Secretaria de Educação fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais/Matemática/ Secretaria de Educação fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998. 148p.
https://www.coladaweb.com/matematica/geometria-euclidiana <26/11/2018 as 20:44>
https://www.ebah.com.br/content/ABAAAAvJgAD/a-geometria-euclidiana <26/11/2018 as 20:46>
http://professor.ufop.br/sites/default/files/santostf/files/geometria_euclidiana_plana.pdf <26/11/2018 as 20:50>
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/maio2013/matematica_artigos/artigo_carvalho_tucci.pdf <26/11/2018 as 20:55>

Mais conteúdos dessa disciplina