Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

PROVA AV 1
1) A classificação de despesa orçamentária por natureza de despesa responde questões sobre o efeito econômico da despesa. Desta forma, indique a alternativa na qual todos os seus elementos estejam contemplados no item natureza de despesa.
)
RR: Categoria Econômica, grupo de natureza, modalidade de aplicação e elemento de despesa.
Resolução comentada:
Classificação por natureza de despesa: Categoria Econômica, grupo de natureza, modalidade de aplicação e elemento de despesa e responde às questões sobre o efeito econômico da realização da despesa, qual classe de gasto será realizada a despesa, qual a estratégia para realização da despesa e quais insumos se pretende utilizar ou adquirir (Portaria Interministerial STN/SOF nº 163/2001).
2) Escolha alternativa que descreve o período de aplicação/vigência do Plano Plurianual.
R: Até o final do primeiro exercício financeiro do mandato subsequente
Resolução comentada:
É o documento em que devem constar todos os programas da administração pública de forma regionalizada, as diretrizes, ações, projetos e onde os recursos a serem aplicados deverão estar alocados para um período equivalente ao do mandato do chefe do Poder Executivo deslocado em um exercício (quatro anos). Por exemplo, estamos no mandato para Governador de Estado para os anos de 2011 a 2014 e o PPA deverá ser aprovado para o período de 2012 a 2015.
3) As operações de crédito são receitas:
R: Receita de capital
Resolução comentada:
Lei 4.320/64, Art. 11§ 2º. São Receitas de Capital as provenientes da realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas; da conversão em espécie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito público ou privado destinados a atender despesas classificáveis em Despesas de Capital e, ainda, o superávit do Orçamento Corrente.
4)"Qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades" perante:
R: Tribunal de Contas
Resolução comentada:
O controle social, ou controle privado, é uma novidade trazida pela Constituição Federal de 1988 que dispõe no § 2º do art. 74, em que “qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas da União”.
5 Os Tribunais de Contas são órgãos de controle
R: EXTERNO
Resolução comentada:
A Constituição do Brasil determinou por meio de seus arts. 31 e 70, parágrafos e incisos respectivos, que o controle externo em todas as esferas governamentais, União, Estados, Distrito Federal e Municípios, fosse exercido pelo Sistema de Tribunais de Contas.
6). Na administração pública, onde são registrados o planejamento e a realização de suas ações?
R: PROGRAMAS
Resolução comentada:
Na Administração Pública o planejamento e realização de suas ações são inicialmente registrados no que chamamos de programas. Programas estes que foram eleitos de acordo com as necessidades da sociedade e definidos como prioritários pelos representantes do povo.
7) Preencha a lacuna:
É correto então afirmar que cada poder irá se organizar para instituir e manter seu controle interno, porém o sistema como um todo deve estar integrado e será coordenado pelo EXECUTIVO posto que lhe competirá, ao final do exercício, preparar a prestação de contas conjunta, em que pesem aos demais poderes elaborarem suas respectivas contas.
R: EXECUTIVO 
Resolução comentada: É correto então afirmar que cada poder irá se organizar para instituir e manter seu controle interno, porém o sistema como um todo deve estar integrado e será coordenado pelo executivo, posto que lhe competirá, ao final do exercício, preparar a prestação de contas conjunta, em que pesem aos demais poderes elaborarem suas respectivas contas.
8) A Lei 4.320/64 dispõe que o exercício financeiro vai de 1º de janeiro a 31 de dezembro, coincidindo, portanto, com o ano calendário. Indique qual o princípio orçamentário que trata deste assunto.
R: DA ANUALIDADE
Resolução comentada:
Embora a CF não estabeleça que o exercício financeiro deva corresponder ao exercício civil, a Lei 4.320/64 dispõe que o exercício financeiro vai de 1º de janeiro a 31 de dezembro, coincidindo, portanto, com o ano calendário.
9) Indique qual a Lei Orçamentária que deve conter a definição dos problemas a serem solucionados e os objetivos a serem alcançados na superação desses problemas.
R: PPA
Resolução comentada:
E os programas compreendem: Definição dos problemas a serem solucionados e os objetivos a serem alcançados na superação desses problemas; e Conjunto de ações que deverão ser empreendidas para alcançar os objetivos estabelecidos.
10) O aspecto político do orçamento pode ser desenhado a partir da afirmação de que a proposta orçamentária é apresentada pelo Executivo para a aprovação do Legislativo, formado de representantes legítimos da sociedade, os quais, por sua vez, aprovarão a peça de acordo com a vontade da massa que representam e nos setores que a ela interessam.
R: Apresentada pelo Executivo para a aprovação do Legislativo
Resolução comentada:
O aspecto político do orçamento pode ser desenhado a partir da afirmação de que a proposta orçamentária é apresentada pelo Executivo para a aprovação do Legislativo, formado de representantes legítimos da sociedade, os quais, por sua vez, aprovarão a peça de acordo com a vontade da massa que representam e nos setores que a ela interessam.
EXERCICIO DO LVRO
1. Qual é a atividade governamental que tem como objetivo principal estabelecer, baseado em políticas públicas pré-definidas, a forma pela qual o Estado equacionará a oferta à demanda de serviços públicos, num determinado horizonte de tempo, estabelecendo metas e resultados a serem atingidos e definindo os recursos necessários?
R: PLANEJAMENTO
2. O orçamento público sob o enfoque econômico preconiza:
R: A otimização dos recursos financeiros.
3. Qual é o instrumento jurídico que estatui normas gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal?
R: Lei 4.320/64.
4. Qual é o princípio orçamentário que se refere: A Lei Orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratações de operações de crédito, ainda que por antecipação da receita, nos termos da lei.
R: da exclusividade.
5. a Lei 4.320/64 dispõe que o exercício financeiro vai de 1º de janeiro a 31 de dezembro coincidindo, portanto, com o ano calendário. Indique qual o princípio orçamentário que trata deste assunto.
R: Da anualidade.
2º EXERCICIO
1. Na administração pública, onde são registrados o planejamento e a realização de suas ações?
R: Programas.
2. Quais são as leis orçamentárias no Brasil?
R: Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei do Orçamento Anual.
3. A vigência do Plano Plurianual
R: Até o final do primeiro exercício financeiro do mandato subsequente.
4. Indique qual a lei orçamentária que está estruturada nas seguintes diretrizes operacionais: compreende metas e prioridades da Administração; orientar a elaboração do orçamento; dispõe sobre a legislação tributária e estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento:
R: LDO.
5. A Lei do Orçamento anual tem como função principal:
R: Autorizar a execução do orçamento anual.
A classificação de despesa 3º EXERCICIOquestões
1. Qual é a Lei que exige a prevenção contra os riscos de desequilíbrio das contas publicas? So
Responsabilidade Fiscal.
2. As receitas tributárias, de contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial, de serviços e outras e, as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado são classificadas como: b
R: Receitas correntes.re o efeito econômico da despesa. Desta forma, indique a alternativa na qual todos os seus elementos 
3. Asoperações de crédito são receitas: e
R: Receita de capital.st
4. A Classificação funcional ou estrutura programática da despesa no Brasil deve responder a qual questão
R: Em que área da ação governamental a despesa será realizada?
5. 5. Os créditos que destinam-se à cobertura de despesas para as quais não havia dotação orçamentária específica, se refere aos créditos: já
R: Créditos especiais c
EXERCICO 4
1. Em se tratando de controle e fiscalização dos recursos públicos, quem deve prestar contas?
R: Contas qualquer pessoa física ou entidade pública que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda, ou que em nome desta assuma obrigações de natureza pecuniária.
2. O controle interno é aquele realizado por estruturas organizacionais instituídas no âmbito:
R: Da própria entidade controlada.
3. 3. Os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:
R: Avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União.
4. 4. Os Tribunais de Contas são órgãos de controle:
R: Externo.
5. 5. “qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante:
R: Tribunal de Contas.