Buscar

Atividade 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 - Marque a opção que melhor complementa a seguinte afirmação: Pensar um processo educacional e a ação das escolas significa definir um projeto de cidadania e atribuir uma finalidade à escola que seja congruente com aquele projeto. Pensar a escola e a construção de seu projeto de vida requer o estabelecimento de fundamentos sobre os quais se assenta essa construção, ou seja: definir pressupostos filosóficos, sociais e educacionais. Esses pressupostos, sobre os quais vamos fundamentar a organização da Proposta Pedagógica das escolas, devem se constituir a partir:
A. 	Da análise da questão dos paradigmas.
B. 	Da definição da especificidade da organização escolar.
C. 	Da visão clara da finalidade da escola como construtora da cidadania, que, por sua vez, estabelece a dimensão da qualidade desejada na educação.
D. 	A, B e C estão corretas.
2 - Com base nos estudos realizados no capítulo sobre a gestão escolar e a política educacional, percebemos uma herança que se instala desde os primórdios da Colônia, passando pelo Império, até as diferentes formas de organização da República, onde podemos dizer que historicamente a gestão em nosso país possui um cunho:
A. 	Fortemente Centralizador;
B. 	Liberal;
C. 	Democrático;
D. 	Inovador.
3 - O Fundo de Manutenção do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, mais conhecido como FUNDEF, foi substituído por outro Fundo, em 2007 conhecido como?
A. 	FunBrasil.
B. 	FUNDEB.
C. 	Funasa.
D. 	Funação.
4 - Marque a alternativa que NÃO corresponde aos enfoques e atitudes que o novo paradigma emergente propõe, com relação aos aspectos da gestão:
A. 	Relações de poder horizontais.
B. 	Estruturas: Circulares/integradas.
C. 	Decisões: Centralizadas/imposição.
D. 	Formas de ação: Democracia/autonomia.
5 - Falar sobre a especificidade da organização educacional é identificar em que aspectos ela é diferente das demais organizações. Essa especificidade é determinada pelos fatores que a caracterizam e a tornam singular, distinta das demais organizações sociais. Marque a alternativa onde NÃO consta um real fator da organização educacional:
A. 	Sua finalidade.
B. 	Sua estrutura pedagógica.
C. 	As relações internas e externas que advêm da estrutura singular da escola.
D. 	A produção em série de “produtos” obrigatoriamente iguais.
6 - Marque a alternativa que preenche corretamente as lacunas da afirmação a seguir:
Embora se constituindo no espaço específico que a sociedade reservou para veicular o conhecimento que se julga importante transmitir às novas gerações, a escola permaneceu ________________ das políticas educacionais brasileiras. Há uma estreita articulação entre as relações de convivência social instituída pela escola e a ___________. Ou seja, é no exercício da vivência entre os seres diferentes que se aprendem normas, sem as quais não sobrevive a sociedade.
A. 	Como a grande esquecida; cidadania.
B. 	Sempre lembrada; gestão.
C. 	Sempre como prioridade; gestão.
D. 	Em primeiro plano; administração.
7 - Marque a alternativa que responde corretamente qual o nome do programa que foi destacado em nosso módulo que foi criado a partir de um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Educação e a Unesco e tem por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da educação, a inclusão social e a construção de uma cultura de paz, por meio da ampliação das relações entre escola e comunidade e do aumento das oportunidades de acesso à formação para a cidadania, de maneira a reduzir a violência na comunidade escolar. Este programa visa proporcionar aos alunos da educação básica das escolas públicas e as suas comunidades espaços alternativos, nos finais de semana, para o desenvolvimento de atividades de cultura, esporte, lazer, geração de renda, formação para a cidadania e ações educativas complementares.
A. 	Escola Aberta.
B. 	Espaço de todos.
C. 	Escola da Vila.
D. 	Escola Amiga.
8 - Marque a alternativa que preenche corretamente as lacunas da afirmação a seguir: Na escola burocrática não há projeto, nem objetivos, mas __________. Portanto, não há desafios, nem vitórias. O conhecimento também é ___________, tanto nas funções técnicas, quanto nas docentes. Processos interativos das atividades educacionais constituídas pela interação da intersubjetividade dos atores constituem mero discurso, miragem. E, assim, a escola burocrática se reproduz, produzindo súditos.
A. 	Trocas ; compartilhado.
B. 	Rotinas ; segmentado.
C. 	Compartilhamento ; avaliado.
D. 	Nenhuma das Alternativas Anteriores.
9 - Marque a alternativa que preenche corretamente às lacunas, com Verdadeiro ou Falso:
( ) A gestão da escola cidadã requer reconstrução do paradigma de gestão, para além da cidadania positivista, radicado na especificidade do ato pedagógico, essencialmente dialético, dialógico, intersubjetivo, o que implica em agir na especificidade das organizações educacionais, colocando a construção da cidadania e a questão da autonomia, ambos como processos indissociáveis e pré-requisitos para o resgate da escola pública de qualidade.
( ) Na escola cidadã, o poder está no todo e é feito de processos dinâmicos construídos coletivamente pelo conhecimento e pela afetividade, constituindo-se em espaços aberto de criação e vivência. Nesse espaço o gestor é o coordenador, com conhecimento técnico e percepção política, não mais o dono do fazer e, sim, o animador dos processos, o mediador das vontades e seus conflitos.
A. 	F - F.
B. 	F - V.
C. 	V - F.
D. 	V - V.
10 - Preencha corretamente às lacunas com Verdadeiro ou Falso e assinale a alternativa que corresponde à sua resposta:
( ) O traço predominante do autoritarismo seja em épocas coloniais, em regime escravocrata, na fragilidade da República dos Marechais, no populismo ou ditadura militar, forjam heranças muito fortes na democracia conquistada a duras penas pela sociedade brasileira.
( ) O aperfeiçoamento de relações de poder democratizadas e com respeito à cidadania do povo disputa o espaço, dia a dia, com as conservadoras políticas de fisiologismo e coronelismo ainda existente no Brasil.
A. 	V - F.
B. 	F - V.
C. 	V - V.
D. 	F - F.

Outros materiais