Buscar

Avaliação Online

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova de "Gestão de Pessoas"	
1 - Não é preciso mudar o discurso da área de RH, o que é preciso é mudar a ação. Esta afirmação mostra a necessidade da área de Gestão de Pessoas de atuar de forma estratégica estando associada aos objetivos organizacionais. Marque a afirmação FALSA: (Valor: 1)
A) 	Os esforços da área de Gestão de Pessoas não deve se concentrar em modismos ou em ações fragmentadas, o fundamental é que todos os esforços sejam direcionados para o fortalecimento do negócio.
B) 	A Gestão de Pessoas deve contribuir na elaboração e condução do plano estratégico, participando como gerador de ideias perseguindo sua missão original no que se refere ao desenvolvimento humano e organizacional.
C) 	Transformar a área de RH de um centro de custos em um centro de resultados se torna uma necessidade e uma realidade.
D) 	A visão estratégica na gestão de pessoas se resume no desenvolvimento de uma visão macro do negócio e seus objetivos.
2 - A análise quantitativa do quadro funcional auxilia nas tomadas de decisão. De acordo com esta premissa, assinale a alternativa INCORRETA: (Valor: 1)
A) 	O absenteísmo é um reflexo da falta de comprometimento dos empregados com a empresa.
B) 	O melhor diagnosticador das questões relativas à rotatividade de pessoal é a entrevista de desligamento, que consegue aflorar os problemas descobrindo a sua origem.
C) 	Se preocupar com a segurança é papel do trabalhador, evitando condições inseguras de trabalho.
D) 	Calcular os índices de absenteísmo pode ser relevante para se obter os dados das perdas no percentual de tempo não trabalhado, mas somente a depuração das causas poderá eliminar este sintoma.
3 - A história da Gestão de Pessoas foi construída pelas necessidades impostas pelas muitas mudanças ocorridas no ambiente de trabalho. Assinale a alternativa ERRADA: (Valor: 1)
A) 	Conceitualmente e de acordo com seus objetivos a área de RH passou por 2 fases distintas: Administração de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas.
B) 	No governo de Getúlio Vargas foi criado o Ministério do Trabalho, e posteriormente a CLT - Consolidação das Leis do Trabalho em 1943, que até hoje define as características básicas do sistema legal e oficial das relações do trabalho.
C) 	No governo de Juscelino Kubitschek, houve um grande desenvolvimento industrial, ocasionando um aumento na qualificação da mão de obra, bem como, o aumento das aspirações e expectativas nas classes trabalhadoras.
D) 	No final da década de 80 com a nova constituição, há o fim da intervenção do Ministério do Trabalho nos sindicatos, permitindo a livre associação no setor público, fazendo um avanço na flexibilização das relações de trabalho.
4 - Alguns instrumentos e ferramentas também identificam a posição da organização e permite ações na Gestão de Pessoas. Marque a alternativa ERRADA: (Valor: 1)
A) 	O processo de Qualidade de Vida deve ser alinhado com o processo da Qualidade Total, e tem o objetivo de proporcionar aos funcionários o gerenciamento de sua saúde e estilo de vida, condições de bem estar pessoal e profissional, melhoria dos relacionamentos interpessoais, visando o equilíbrio entre mente e corpo, desenvolver de forma pró ativa a melhoria da satisfação com o trabalho, melhoria das práticas de saúde e redução de riscos.
B) 	A pesquisa de clima organizacional pode indicar sintomas de problemas indesejáveis que precisam ser detidos para não prejudicar o crescimento da empresa, mas também conceder aos seus colaboradores um ambiente estimulador de trabalho propício a produtividade.
C) 	O desempenho está indiretamente associado às relações interpessoais internas estabelecidas, as relações entre níveis hierárquicos, atribuições de responsabilidades, desafios impostos aos cargos, enriquecimento das tarefas, etc.
D) 	A cultura organizacional representa as percepções dos dirigentes e funcionários da organização e reflete a mentalidade que predomina na organização.
5 - Após a Revolução Industrial e a constituição das primeiras indústrias foi sentida a necessidade de se organizar as atividades e distribuir os postos de trabalho de forma racional para a obtenção de resultados, dando origem ao desenvolvimento das práticas de Gestão de Pessoas. De acordo com esta realidade assinale a alternativa INCORRETA: (Valor: 1)
A) 	Após a Revolução Industrial a máquina não estava a serviço do homem, e sim o contrário, o homem servia ao equipamento e deveria se adaptar a ele.
B) 	Com o desenvolvimento das atividades e complexidade dos cargos veio a preocupação com relação aos treinamentos, para que o trabalhador soubesse "o que" e "como" deveria realizar adequadamente o seu trabalho, surgindo posteriormente propostas de desenvolvimento de pessoal.
C) 	As empresas não percebiam os problemas gerados pelo stress das atividades repetitivas, e que estes traziam acidentes de trabalho e desgaste aos ocupantes dos cargos, minimizando a produtividade.
D) 	A análise de cargos e salários tinha a princípio uma proposta que visava apenas à adequação salarial, e os benefícios foram sendo introduzidos no composto remunerativo como diferencial entre as empresas.
6 - A Gestão de Pessoas é uma arte, que precisa ser aprimorada continuamente, para que a organização consiga alcançar diferenciais de qualidade e competitividade. Para se conseguir o resultado a partir das pessoas, algumas ações são fundamentais. Marque a alternativa ERRADA: (Valor: 1)
A) 	O resultado através das pessoas é a resultante do elenco das competências individuais, e das contribuições que estas podem dar para o desenvolvimento do negócio.
B) 	As pessoas podem constituir problema ou solução, desafio ou oportunidade, e é neste ponto que se distingue se as pessoas estão sendo bem aproveitadas como mão de obra ou cabeça de obra.
C) 	A perspectiva de crescimento alavanca e motiva os colaboradores, por isso, é necessário que a empresa ofereça oportunidade de crescimento e desenvolvimento dentro da estrutura hierárquica da empresa.
D) 	A qualidade de vida no trabalho nem sempre foi vista como a melhoria das condições de trabalho, visto que o seu propósito era criar uma melhor adaptação do indivíduo na sua relação com a empresa.
7 - Com relação à movimentação do mercado de trabalho e de recursos humanos, podemos citar algumas variáveis, EXCETO: (Valor: 1)
A) 	A perspectiva econômica pode ser citada como uma das mais importantes, pois é de acordo com o crescimento econômico que se determina a oferta e a procura de mão de obra pelas empresas.
B) 	As políticas e medidas governamentais não influenciam no mercado de trabalho.
C) 	A alta incidência de tributos tem contribuído para que as empresas deixem de investir em novos profissionais.
D) 	O desenvolvimento tecnológico impactou severamente em vários setores da economia, as máquinas e equipamentos tomaram o lugar de muitos trabalhadores.
8 - A educação dentro das fronteiras organizacionais atua com foco no desenvolvimento das competências individuais, ampliando os conhecimentos, aprimorando habilidades, desenvolvendo ou estimulando atitudes que conduzam ao desempenho ideal ou próximo deste. Com base nesta afirmação, marque a alternativa INCORRETA: (Valor: 1)
A) 	Treinamento, desenvolvimento ou educação corporativa, são abordagens iguais, com propostas similares, é apenas uma questão de nomenclatura.
B) 	O processo educacional dentro empresa deve ter uma visão de longo prazo devendo, portanto, estar atrelado às perspectivas de crescimento e desenvolvimento do negócio, amarrado com o planejamento estratégico da empresa.
C) 	Toda situação de desenvolvimento começa como uma resposta a uma necessidade ou uma oportunidade no ambiente organizacional.
D) 	É importante que seja traçado um plano de desenvolvimento com base em necessidades levantadas e que sejam mensurados os resultados alcançados para se saber se os objetivos pretendidos foram alcançados.
9 - Encontrar novos colaboradores é o objetivo de todas as empresas, ou seja, encontrar a pessoa certa para o cargo certo. Isto significa realizar um processoseletivo adequado às necessidades organizacionais. De acordo com esta afirmação assinale a alternativa FALSA: (Valor: 1)
A) 	O objetivo do processo seletivo é tentar prospectar o desempenho do futuro trabalhador, identificando aquele que parece ser o mais adequado para ocupar o cargo vago.
B) 	O processo seletivo é um processo de decisão e escolha, por isso é fundamental a participação do requisitante do cargo, ou seja, de alguém da área solicitante.
C) 	De acordo com o conteúdo e exigências do cargo, se escolhe os instrumento e as ferramentas que tentarão aferir os conhecimentos, habilidades e ainda, as atitudes do candidato frente a determinadas situações.
D) 	Os critérios de seleção baseiam-se nos dados e informações provenientes da análise do candidato e das observações e preferências do selecionador.
10 - A aplicação de pessoas compreende o processo de integração, a descrição e análise de cargos e a gestão de desempenho. Assinale a alternativa INCORRETA: (Valor: 1)
A) 	Uma empresa é constituída como um mapeamento de processos necessários aos seus resultados, que representa o desenho dos cargos que descrevem as atividades necessárias ao processo produtivo, criando uma coordenação racional das atividades.
B) 	O acompanhamento no trabalho significa controle, podendo ofender o ocupante do cargo não o deixando a vontade no exercício do trabalho.
C) 	A divisão do trabalho permite que cada um conheça a sua cota de participação para os resultados, além de delinear as linhas de hierarquia e autoridade.
D) 	A integração do indivíduo na organização é um passo que merece uma atenção especial, evitando um desgaste na relação empregado/empresa.

Outros materiais