Buscar

RELATORIO FINAL PROJETO APLICADO A NEGOCIOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROJETO APLICADO A NEGÓCIOS III
RELÁTORIO FINAL
Para desenvolver meu Projeto Aplicado a Negócios II, escolhi como base o tema o ensino e dificuldades das Escolas Particular, abordando temas como inadimplência, evasão escolar, inclusão de alunos (PNE) e etc.
O setor da educação brasileira passou por importantes mudanças nos últimos anos devido ao desenvolvimento econômico do país. Esse recente crescimento econômico levou a um aumento nos níveis de renda e também na necessidade de uma força de trabalho mais especializada e, assim, pode aumentar a demanda por melhores serviços de educação. Além disso, o Brasil tem assistido a uma diminuição na desigualdade de distribuição de renda, o que, combinado com sua população jovem, pode aumentar o potencial para o mercado de educação. A aparente e crescente preocupação com a melhoria das condições de educação pode ser observada em algumas iniciativas do governo. O Plano Nacional de Educação (PNE) tem delineado as principais metas do governo federal para o setor e os meios para alcançá-las, visando, principalmente:
Apesar das conquistas recentes, a qualidade da educação no Brasil ainda é deficiente e não é muito compatível com o poder econômico brasileiro. O Brasil é a sétima economia do mundo, de acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), estudantes de 15 anos de idade. A pontuação geral do Brasil é 412 pontos, que é 20% abaixo da média.
Os Sistemas de Ensino consistem em um pacote de produtos e serviços que fornecem uma solução educacional completa para escolas associadas, sejam elas públicas ou privadas. Os principais serviços e produtos são conteúdos educativos, material de apoio para professores, formação e aconselhamento de professores e diretores, gestão escolar (como marketing para atrair alunos, por exemplo), e avaliação de alunos. As escolas associadas podem optar por adotar o nome do sistema educacional ou manter seu próprio nome. Este negócio é semelhante a um modelo de franquia, em que o franqueado é responsável pelos investimentos e operações do negócio, utilizando Fonte: CreditSuisse (2011) 29 a marca do franqueador e seus produtos, beneficiando-se do know-how e do reconhecimento do mercado. Apesar das características específicas de uma instituição de ensino, ela não deixa de ser um negócio que precisa gerar lucro. Isso porque, sem recursos, uma escola não consegue cumprir com a sua principal missão. Que é: oferecer ensino de qualidade para os seus alunos. E quando se fala em gestão financeira, um dos principais desafios da instituição é lidar com a inadimplência escolar.
RESUMO
Este Projeto tem como objetivo elaborar um diagnóstico organizacional do Centro Educacional Pincel Mágico. Empresa do ramo educacional privado que atua em Salvador/BA desde 2005, abrangendo ensino infantil e Fundamental I e II. 
Na tentativa de identificar e auxiliar na criação e reformulação de ações e protocolos já realizadas pelo corpo de colabores administrativos, excluindo professores e focado principalmente no departamento de Qualidade, utilizou-se com referencial teórico pensamentos relacionados ao planejamento, administração, e análise de ambientes externo/interno. Por se tratar de um ramo de alta demanda, de grande concorrência, fez-se necessário a otimização dos seus custos e das atividades praticadas dentro do ambiente organizacional, principalmente por seus colaboradores. 
O resultado do trabalho apontou que o colégio está organizacionalmente caminhando dentro do planejado, no entanto, ainda é possível fazer alguns ajustes, a tempo de evitar que se perca esse crescente da concretização da efetividade do trabalho da equipe e de sua administração. Com base na análise SWOT, foi possível identificar as ameaças, oportunidades, pontos fracos e fortes, pincipalmente se tratando do ambiente interno, a ponto de propor mudanças a adoção de ferramentas gerenciais à equipe de trabalho. 
CONCLUSÃO 
O objetivo geral da pesquisa foi identificar, através do diagnóstico organizacional, o motivo da evasão escolar da rede particular e do alto índice de inadimplência nas mensalidades pontos fortes e fracos do corpo operacional administrativo do Centro Educacional Pincel Mágico sugerir, por meio dessa ferramenta de administração estratégica para o desenvolvimento e crescimento da empresa neste mundo competitivo, uma otimização de suas funções e reduzir o retrabalho diante das atividades, departamentos e espaços já existentes.
REFERÊNCIAS 
ANDRADE, Arnaldo Rosa de. Planejamento estratégico: formulação, implementação e controle. São Paulo: Atlas: 2012.
BUENO, Wilson da Costa . Contexto educação a distância - Curso de Comunicação Interna-2.htm – Acessado em 20/11/2019.
DIAS, T. F. Avaliação de indicadores operacionais: estudo de caso de uma empresa do setor ferroviário. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) - Departamento de Engenharia de Produção, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2008.
OLIVEIRA, Luiz carlos da silva. Práticas organizacionais, identidade e desempenho profissional na polícia militar do estado de goiás. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
SCHERMERHORN, J. R. Administração. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
URDAN, André Torres; URDAN, Flávio Torres. Marketing estratégico no Brasil: teoria e aplicações. São Paulo: Atlas, 2010.
WOOD JR., Thomaz. Remuneração estratégica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2011. 
O número da confirmação do envio é 0c9e93ab-b33a-41be-8e0e-78579bec8331. O número da confirmação do envio é 0c9e93ab-b33a-41be-8e0e-78579bec8331.

Continue navegando