Buscar

fichamento do filme "Um senhor estagiário"

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2
 
UM SENHOR ESTAGIÁRIO. Produção e direção: Nancy Meyers. Estados Unidos: Werner Bros, 2015, 1 DVD.
 O filme conta a história de Ben Whittaker, um senhor de 70 anos aposentado e viúvo que depois aposentadoria, achou que é ser às mil maravilhas, começou a viajar, praticar outros idiomas e fazer esportes. Logo percebeu que havia um vazio em sua vida de aposentado, um vazio que não se preenchia com nenhuma das suas tentativas. Um dia normal de compras, ele se depara com um anuncio de estágio para pessoas maiores de 65 anos, numa empresa nova de roupas online que estava instalada em seu próprio bairro, Bem se sente desafiado e pensa que um trabalho é a solução para o enorme vazio que se formou em sua vida, logo no anúncio ele se sente desafiado, já que não era para mandar um currículo de forma habitual, e sim gravar um vídeo contando um pouco sobre sua vida e suas experiencias profissionais e mandar pelo e-mail. Logo ele que não sabia o que era e-mail e nem tinha contato com nenhum meio tecnológico em seu cotidiano, não se deixou abater por essas adversidades e teve certeza que um emprego daria uma guinada na sua vida, aos 5 minutos de filme Bem fala a seguinte frase “Adoraria a ideia de ter um lugar para ir todo dia, quero a conexão, a animação, ser desafiado, acho que quero ser necessário”, percebemos o quanto Bem estava infeliz com sua realidade, se esforçou e conseguiu o tão desejado emprego.
Jules Ostin é uma administradora brilhante em ascensão, mãe, esposa, filha, trabalha muito para que sua empresa recém-criada tenha muito sucesso, cada hora do seu dia é dedicada à sua família, seus funcionários, colaboradores e cliente. Apesar de viver em sua zona de conforto com uma empresa nova, com funcionários jovens, é obrigada a sair da sua zona de conforto quando Bem é contratado, um homem mais velho com idade dos seus pais, Jules tem um pré-conceito assim que Bem chega a sua empresa. Deduzindo que Bem não vai acompanhar o fluxo de seu trabalho e nem contribuir nada com o seu trabalho, apesar de ser vivido e experiente e cheio de vontade para agregar.
 Da mesma maneira que Jules subestima Bem pela sua idade, ela é subestimada pelos seus investidores para contratar alguém mais velho, e experiente para gerenciar sua própria empresa. Mais tarde Jules vê que Bem tem muito que oferecer para a empresa e para ela mesma, ambos aprendem um com o outro agregando conhecimento e experiencia.
Como dizia Charles Saint (1804) “envelhecer ainda é a única maneira que se descobriu de viver muito tempo.” Logo podemos perceber que nesse filme a uma relação entre gerações cheias de pré-conceitos e julgamentos, como na realidade, quantas vezes deixamos de perguntar algo a alguém mais velha por deduzir que a pessoa não saiba, e que não está por dentro do assunto que nem a gente. Como no filme a realidade de Bem é muito comum em nosso cotidiano, um assunto que é pouco discutido e falado entre os jovens e adultos, temos muito que aprender, tanto com os mais velhos e os mais novos, ninguém enxerga o mundo com os mesmos olhos, do mesmo ângulo, e ter consciência disso e ter uma vida com mais experiencias sábias, enquanto estamos vivos temos todas as possibilidades, podendo ela vir de lugares inesperados, nunca é tarde para aprender o básico, o simples nem sempre é fácil, basta temos a plenitude e a humildade para aprender e a paciência para ensinar.

Continue navegando