Buscar

Slide Paper - Inclusao Educacional

Prévia do material em texto

TATIANE SIEGEL| LEF0218
BRASIL E SEU SISTEMA 
DE INCLUSÃO EDUCACIONAL
Acadêmicas: Elaine Vieira
	 Jéssica Alesandra Cardoso
	 Mara Rubia de Vargas
	 Tatiane Kistner Cestari
Mas afinal... 
O que é esta inclusão educacional?
Transformação de uma sociedade inclusiva
Conta com a participação de todos
Percebe o sujeito e suas singularridades
Busca atender a necessidade na sala de aula comum em um sistema de ensino regular
Será que a escola sempre teve uma proposta inclusiva?
A partir de década de 90, na Conferência de Jontiem, em 1990, e na Conferência Mundial de Educação Especial, ocorrida em 1994, na cidade de Salamanca, na Espanha, que resultou na “Declaração de Salamanca”, surge então a inclusão escolar, que veio para romper o paradigma educacional existente, a estrutura curricular fechada e a homogeneidade da escola. Depois de tantos anos de isolamento e segregação, as pessoas com deficiências estão sendo reconhecidas como cidadãos e aceitas na escola regular. (NASCIMENTO, 2007, p. 6)
“
Escola para Todos...
Até o início do século 21, o sistema educacional brasileiro abrigava dois tipos de serviços: a escola regular e a escola especial .
Na última década, nosso sistema escolar modificou-se com a proposta inclusiva e um único tipo de escola foi adotado: a regular, que acolhe todos os alunos, apresenta meios e recursos adequados e oferece apoio àqueles que encontram barreiras para a aprendizagem. 
Legislação que fundamenta o processo de inclusão
o PNE, juntamente com o CONAE (Conferência Nacional de Educação -CONAE 2010), e com assistência do SNE (Sistema Nacional de Educação), “como processos fundamentais à melhoria e organicidade da educação nacional” (BRASIL, 2014, p.6); elaborou um conjunto de 20 metas a se alcançar no âmbito da Educação, num prazo de dez anos. 
A Educação Especial é tratada especificamente na meta de número 4, propondo-se a reduzir desigualdades ao mesmo tempo em que busca a instauração da equidade por meio da valorização da diversidade, melhoria e organicidade da educação nacional; 
Assim também, outros documentos e leis tratam do direito a inclusão de pessoas com necessidades especiais no Brasil, como as diretrizes impostas pelo MEC para nortear as práticas de educação inclusiva nos sistemas de ensino, sejam estes públicos ou privados. 	
Desafios na Prática...
Falta de acessibilidade física; estruturas inadequadas.
Falta de materiais didáticos adaptados aos alunos com deficiência.
A falta de preparo dos professores 
“ A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades”
 (Paulo Freire)

Continue navegando