A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
APOL 1 Planejamento programação e controle de produçao 2020

Pré-visualização | Página 1 de 2

APOL 1 Planejamento, Programação e Controle da Produção 2020
NOTA: 100
Questão 1/10 - Planejamento, Programação e Controle da Produção
Indústrias petrolíferas, químicas, petroquímicas, de papel e celulose, alimentícia, cimenteira, metalúrgica, de tratamento de água, de geração e distribuição de energia elétrica, entre outras são exemplos de indústrias que utilizam um determinado tipo de processos em sua produção. Este processo tem como característica a matéria prima entrando num lado do sistema e o produto final saindo do outro lado, ininterruptamente, num período de tempo relativamente longo, medido em horas, dias, meses e até anos. Uma vez iniciado o processo produtivo neste tipo de indústria, ele não pode ser parado repentinamente sem que ocorram perdas (como de matéria prima ou equipamentos). Assinale a opção correta quanto a que tipo de processo a situação descrita se refere:
	
	A
	Processo discreto
	
	B
	Processo contínuo
	
	C
	Processo em lotes
	
	D
	Processo intangível
Questão 2/10 - Planejamento, Programação e Controle da Produção
Um produto qualquer tem demanda de 6000 unidades por ano, seu custo de compra, para cada unidade é R$20,00 e o custo de preparação é de R$70,00. A taxa de juros é desprezível. Assinale a opção que melhor define seu lote econômico:
	
	A
	LEC = 59 unidades por pedido
	
	B
	LEC = 21000 unidades por pedido
	
	C
	LEC = 1715 unidades por pedido
	
	D
	LEC = 205 unidades por pedido
Questão 3/10 - Planejamento, Programação e Controle da Produção
Para fazer a análise de mercado de um novo produto cerâmico foi utilizada uma metodologia de estudo de futuro que tem como objetivo propiciar a reflexão coletiva sobre eventos futuros, sendo seu princípio intuitivo e interativo. As etapas nesta análise foram tratadas como rodadas. Assim, na 1° rodada foi aplicado um painel (questionário), constituído de 11 perguntas qualitativas, dividido em 3 blocos, embasado por cenários futuros do contexto relevante ao tema. Foram considerados como amostra para fins de pesquisa 5 especialistas de áreas que interagem na produção do novo produto: administração, produção, comercial e oficina. Adaptado de https://www.academia.edu/5371763
Assinale a opção correta quanto ao tipo de método que foi utilizado nesta análise:
	
	A
	Método da média móvel aritmética
	
	B
	Método da média móvel geométrica
	
	C
	Método de previsão de demanda com tendência definida
	
	D
	Método Delphi
Questão 4/10 - Planejamento, Programação e Controle da Produção
 "Um sistema que será considerado, a partir de agora, semente que ficará à disposição dos órgãos brasileiros e das entidades que representam o setor agrícola que poderão acessar e escolher qual o melhor projeto sob a ótica da carga, para o escoamento da produção", anunciou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, durante o lançamento do Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Macrologística Agropecuária, em março de 2018, em Brasília. O sistema é aberto para qualquer cidadão que queira fazer uso de dados, como mapas, quadros evolutivos, gráficos, localização de áreas de escoamento e encontrar oportunidades ou gargalos para seu negócio ou estudo. A plataforma on-line foi desenvolvida pela Embrapa Territorial e mostra a origem, os caminhos e o destino dos principais produtos da agricultura e da pecuária nacionais. O sistema fornece dados sobre áreas de produção, identifica gargalos e oportunidades de investimentos logísticos, atuais e futuros, para ampliar a competitividade de dez cadeias agropecuárias brasileiras: soja, milho, café, laranja, cana-de-açúcar, algodão, papel e celulose, aves, suínos e bovinos. Juntas, essas dez cadeias representam mais de 90% da carga agropecuária do País. A plataforma disponibiliza mapas com dados dos últimos 17 anos sobre área e volume de produção, quantidades exportadas e destinos das principais cadeias produtivas em cada microrregião, estado ou região. A tecnologia cruza dados numéricos, gera tabelas, gráficos e mais de 100 mil mapas dinâmicos. Inclui dados georreferenciados dos modais logísticos utilizados (rodoviário, ferroviário, aquaviário, dutoviário e portuário) para enviar a produção e receber insumos (fertilizantes, máquinas, defensivos etc.). Também possui informações sobre milhares de estruturas de armazenagem e unidades processadoras identificadas e geocodificadas. Adaptado de https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/32403031/sistema-de-inteligencia-territorial-estrategica-da-macrologistica-agropecuaria-e-lancado-no-ministerio-da-agricultura
O fornecimento deste tipo de base de dados auxilia as organizações a elaborar suas estratégias produtivas com mais acurácia, pois para estabelecer um plano estratégico de produção são necessárias:
	
	A
	Informações internas às organizações que poderão ser encontradas na plataforma on-line desenvolvida pela Embrapa.
	
	B
	Informações externas às organizações, que nem sempre são de fácil obtenção, e serão de mais fácil acesso na plataforma on-line desenvolvida pela Embrapa.
	
	C
	Informações sobre a escolha da organização quanto aos seus critérios de desempenho que estarão disponíveis na plataforma on-line desenvolvida pela Embrapa.
	
	D
	Informações sobre o plano de produção desenvolvido pela organização, que ficarão disponíveis na plataforma on-line desenvolvida pela Embrapa.
Questão 5/10 - Planejamento, Programação e Controle da Produção
Caçar tendências, nos últimos anos, virou uma profissão. O coolhunter (junção das palavras em inglês "descolado" e "caçar") é um tipo de futurólogo especializado em encontrar o que há de mais empolgante e promissor em determinadas áreas, como moda, decoração e design, e ajudar empresas a aproveitar a onda antes da concorrência. Para tanto, entre outras ferramentas, este profissional costuma usar um método de previsão e demanda adequado a este tipo de situação, pois este método traz uma visão prospectiva, em que se busca determinar o futuro por tendências históricas interligadas a eventos incertos. Adaptado de http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2016/02/1735911-cacador-de-tendencias-e-tema-queridinho-de-cursos-de-extensao.shtml para fins acadêmicos.
Assinale a opção que denomina corretamente este método:
	
	A
	Previsão baseada no método Delphi
	
	B
	Previsão de demanda com tendência definida
	
	C
	Previsão baseada em média aritmética
	
	D
	Previsão baseada em média geométrica
Questão 6/10 - Planejamento, Programação e Controle da Produção
Um dos principais desperdícios observados nas empresas é o desperdício por excesso de estoques. O excesso de materiais na empresa (altos estoques de matérias-primas, estoques intermediários e de produtos acabados) incorre em uma série de problemas tais como: manuseio desnecessário; necessidade de área extra de armazenagem; custos de oportunidade; os estoques tendem a camuflar problemas de longos set ups de máquinas, quebras, projetos ruins, fornecedores não confiáveis, layouts ineficientes e não conformidades. Adaptado de http://nortegubisian.com.br/consultoria/gestao-de-supply-chain/implantacao-de-sistemas-de-producao-puxada/. Uma forma de eliminar estes problemas está na adoção de um determinado sistema de produção. Assinale a opção que indica este sistema:
	
	A
	Sistema de produção empurrada
	
	B
	Sistema de produção puxada
	
	C
	Sistema de produção em massa
	
	D
	Sistema de produção com gargalos
Questão 7/10 - Planejamento, Programação e Controle da Produção
A média móvel ponderada é uma variação da média móvel que consiste em ponderar a importância dos períodos da previsão atribuindo-lhes pesos diferentes, conforme se queira mais ou menos ênfase ao período, normalmente com pesos maiores atribuídos aos dados mais recentes. Calcula-se desta forma porque:
	
	A
	Há um comportamento de permanência, sem aumento, decréscimo ou sazonalidade observada nas vendas.
	
	B
	Considera-se que os valores mais recentes serão mais confiáveis para a previsão da demanda do que os valores mais afastados no tempo.
	
	C
	As turbulências