Buscar

Sistema auditivo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Sistema auditivo
· O sistema auditivo é formado pelo aparelho auditivo ou órgão vestibulococlear cujas funções são a percepção do equilíbrio e a audição.
· É formado por 3 partes: Ouvido externo (recebe ondas sonoras); médio (ondas são transformadas em vibrações mecânicas); interno (estimulação dos receptores e transdução para impulsos nervosos que alcançarão o snc via nervo acústico o ouvido interno ainda possui estruturas responsáveis pelo equilíbrio).
Ouvido externo
· compreende o pavilhão auditivo, meato acústico externo e a membrana timpânica.
· o pavilhão é responsável por captar o som e é formado por cartilagem elástica coberta por pele que contêm glândulas sebáceas e poucas sudoríparas.
· o meato externo é um tubo situado, apresenta-se como um canal achatado, o terço externo apresenta cartilagem elástica no primeiro terço, sendo os dois terços restantes é formado pelo osso temporal.É revestido por pele rica em pêlos e glândulas sebáceas e ceruminosas
· a membrana timpânica é formada externamente por pele e internamente por epitélio simples cúbico. Entre as duas camadas epiteliais encontra-se duas camadas de fibras colágenas e fibroblastos, além de uma delgada rede de fibras elásticas.
 Ouvido médio
· (
Alice Souza 106
)localiza-se no interior do osso temporal, em forma de uma cavidade, a cavidade timpânica a cavidade do ouvido em sua porção anterior comunica-se 
com a faringe pela tuba auditiva(responsável por igualar a pressão do ouvido médio em relação a atm).
· a cavidade do ouvido médio é revestida por epitélio simples pavimentoso, cuja lâmina própria adere ao periósteo. próximo a tuba auditiva o epitélio torna-se prismático ciliado e a medida que se aproxima da faringe há uma transição para o epitélio pseudoestratificado ciliado
· há duas descontinuidades no ouvido médio as janelas oval e redonda que possuem membranas conjutivoepiteliais
· há ainda três ossículos:martelo,bigorna e estribo revestidos por epitélio simples pavimentoso. o martelo insere-se na membrana timpânica e o estgribo na janela oval.
· no ouvido médio há dois músculos o tensor do tímpano e o tensor do estribo (estapédio).
Ouvido interno
· também chamado de labirinto é dividido em duas partes labirinto ósseo e labirinto membranoso.
· entre o labirinto ósseo e o membranoso circula a perilinfa semelhante ao liquor
· O interior do labirinto membrano possui a endolinfa
· o labirinto ósseo é formado pelo vestíbulo, parte óssea dos canais semicirculares e do outro lado a cóclea.
· o labirinto membranoso possui os órgãos otolíticos chamados utrículo e sáculo(constituídos por epitélio simples pavimentoso recobertos por TC), além das dilatações chamadas de ampolas.
· O utrículo sáculo e cristas são os componentes do labirinto membranoso responsáveis pelo equilíbrio.
· as máculas são neuroepitélios dentro dos órgãos otolíticos responsáveis pela formação de sensação de movimento da cabeça e corpo.
· O neuro epitélio é formado por células sensoriais: células pilosas tipo I (caliciforme) e tipo II(cilíndrica), ambos contêm prolongamentos semelhantes a estereocílios, além do cílio típico o cinetocílio.
· Na mácula são encontrados ainda os otólitos ou estatocônios (cristais do equilíbrio)
· os canais semicirculares possui epitélio pavimentoso simples e tecido conjuntivo, as áreas receptoras são as ampolas que possuem um neuroepitélio chamado cristas ampulares.
· as paredes do ducto endolinfático são revestidas por epitélio pavimentoso simples o qual a medida em que se aproxima do saco endolinfático transforma-se em epitélio cilíndrico um dos quais apresenta microvilos em seu ápice responsável pela reabsorção da endolinfa.
· os canais semicirculares são responsáveis por detectar a aceleração e desaceleração angular, perceptíveis através do fluxo da endolinfa.
· o movimento causa torção nos cinetocílios que por meio de inervação transmite o sinal ao nervo vestibulococlear e posteriormente ao SNC .
· A cóclea enrola-se em torno de um eixo central ósseo esponjoso denominado modíolo, o qual contém em seu interior um gânglio nervoso, o gânglio espiral.
· A escala média da cóclea possui o canal coclear que é delimitado superiormente pela escala vestibular e inferiormente pela membrana basilar ou lâmina espiral membranosa, sobre a membrana basilar há o órgão de corti, onde se situa as células receptoras da audição.
· as escalas são divididas em superior (escala vestibular), escala média e inferior (escala timpânica).
· a estria vascular é um dos poucos epitélios que possui vaso sanguíneo.
· sobre o órgão de corti há uma membrana tectória que é acelular e enconsta nos esteriocílios e provoca tensões nos esteriocílios que gera potenciais de ação que são transmitidos para o SNC.
· Os sons agudos são detectados na base da cóclea enquanto os graves no ápice.
JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J.; ABRAHAMSOHN, P. Histologia básica: texto e atlas. 13. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017
1

Continue navegando