Buscar

template_e-book

Prévia do material em texto

PRATICAS VIRTUAIS DE CONTAÇÃO DE HISTORIAS
Jaqueline Portilho Lima e Maria Leila Sousa da Silva
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ...................................................................................................................................................... 3
OBJETIVO ............................................................................................................................................................ 4
PRINCIPAIS DESCOBERTAS ................................................................................................................................... 5
	1. A importância da pratica virtual de contação de historias..................................................................... 6
	2. Como contar historias ........................................................................................................................... 7
	
METODOLOGIA ................................................................................................................................................... 9
CONCLUSÃO .......................................................................................................................................................10 
REFERÊNCIAS.......................................................................................................................................................11
INTRODUÇÃO
	Ao tratarmos de contaçao de historias sabemos que essa pratica e muito antiga , dês dos primórdios do ser humano ele à utiliza para transmitir valores para as gerações futuras. Em reuniões de família antes das tecnologias essa era a melhor forma de passar tempo, os mas novos se sentavam para ouvir as experiências vivenciadas pelos seus pais e avos . Com o avanço das tecnologias essa pratica foi ficando de lado os livros sendo esquecidos, com isso fez-se necessário a inovação na pratica de contação de historias criando meios virtuais para tal atividade, tais meios ainda não são tão conhecidos pelos educadores .
	As praticas virtuais de contação de historias devem ser introduzidas na educação dos educandos, pós hoje em dia a maioria dos adolescentes tem acesso aos meios tecnológicos , se esse e o ambiente que atrai a atenção do aluno cabe ao professor introduzi-lo de forma atraente na pratica pedagógica. 
	Contar historias e uma forma de estimular os alunos a praticarem a leitura, seja com um livro em mão ou por meios virtual essa pratica pouco utilizada em sala de aula tem poder de estimular o lado critico dos alunos, os tornando mias capazes produzir suas pro pias idéias. Ao contar uma historia o docente faz com que seu aluno sinta interesse em conhecer outras semelhantes, levando-o a buscar por tais conteúdos. 
	
OBJETIVO
	Temos como objetivos:
 compreender a importância das praticas virtuais de contação de historias.
 Enfatizar como se deve contar historias.
PRINCIPAIS DESCOBERTAS
	Sabemos que contar historias não é algo novo como já mencionado, esse habito vem dês de nossos antepassados muito antes de existir a escrita, as historias eram passadas de geração em geração as pessoas se sentavam em rodas e compartilhavam as experiências vivenciadas. Depois da descoberta da escrita surgiram os pergaminhos em seguida os livros que antes das tecnologias eram o melhor passa tempo, e através dos mesmos os leitores adquiriam conhecimento de diversos assuntos, viver sem ouvir tais historias seria como se tivéssemos amnésia, nosso passo não existiria não teríamos conhecimento de quem realmente somos .
	segundo Carneiro Abramovich, (1993,p. 16) o primeiro contato do ser humano com o texto se da pela contação de historias, quando diz que “ [...] ah como é importante para a formação de qualquer leitor ouvir muitas , muitas historias... Escutá-las é o inicio da aprendizagem para ser leitor e ser leitor e ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo[...]” o ato de contar historias desta a curiosidade dos ouvintes levando-os a questionar os fatos relatados e assim ele pode concorda ou não como que li foi transmitido.
A importância da pratica virtual de contação de historias.
 		
		 As tecnologias vem crescendo a cada dia e os adolescentes estão diretamente envolvidos com esse meio e estão deixando os livros de lado, e mergulhando no mundo virtual, sendo assim é um desafio ao educador fazer com que os alunos tenha gosto pela leitura. Com isso as praticas de contaçao de historias virtuais podem ser um excelente método de aprendizagem, pós ler é melhor forma de adquirir conhecimento
		 Plácido et. Al. (2007,p.17) a firma que “[...] diante desse contexto é importante acrescentar que com a inserção das novas tecnologias nas escolas o educador, além de perceber que a perspectiva da educação esta mudando, nota que a metodologia de ensino também precisa mudar, principalmente no que se refere a leitura.” o professor deve utilizar dos recursos virtuais para melhoria de suas aulas, incluindo no seu plano de aula tais recursos.
		Sobre a implantação das tecnologias na educação, é valido afirma que a entrada dos recursos virtuais busca melhorar as condições de ensino em sala de aula, estimulando chamando atenção, ajudando o educando na aquisição de novos conhecimentos. Sabendo porem que tais recursos ainda estão no processo de adaptação, Sancho (2006, p.15) afirma que “ o avanço tecnológico que imaginava não significa de imediato o avanço e a melhoria na educação”, pois, tais meios não estão acessíveis a todos, a maioria das escolas publicas não oferecem as alunos aceso a internet nem mesmo possuem uma sala de computação, alunos de baixa renda na sua maioria só tem aceso aos recursos tecnológicos na sua maior idade. 
		
	
	A contaçao de historias vem ganhando espaço na sociedade devido o avanço das tecnologias , essa arte vem conquistando seu espaço no mundo virtual, os contadores de historias profissionais criam canais no youtube, paginas no fecbook, entre outros meios para divulgação desse tão importante trabalho. A contação de historias por meios virtuais vem crescendo, vários cursos vem sendo oferecidos para forma profissionais nessa área. 
	 E necessário que os educadores estejam capacitados para exerce tal função, pós não se pode contar historias de qualquer jeito, faz-se necessário que o mesmo possua técnicas e habilidades para não torna-se enfadonho para seus espectadores. 
2. Como contar historias.
	Sabemos que contar historias não e uma tarefa simples, mas que se haver dedicação da parte do contador com o passar do tempo tal função torna-se comum . 
	Para contar historias são necessários alguns habilidades indispensável ao contador, como entonação , expressão facial , gesticulação, entre outros. O professor deve selecionar as historias de acordo com a faixa etária de seus alunos, o blog smartalk menciona algumas dicas para efetuar uma boa contação, e uma delas é “fazer pequenas pausas” isso faz com que o ouvinte tenha tempo para refletir sobre o que esta sendo relatado, o mesmo também relata que a aparência diz muito sobre o contador , este deve estar vestido de acordo com a imagem que quer passar ao ouvinte .
	
	
	
	 
	 
	
	Coelho, ( 2009, p.9) diz que “como toda arte, a de contar historias também possui segredos e técnicas”. Ao cotar historias o contador deve fazer com que seu publico sinta confiança, seja motivado pela contação e se sinta ligado a historia. Para desperta esses sentimentos no ouvinte, o contador deve conhecer a historia, para assim fazer uso das entonações vocais no momento certo, principalmente se seu publico for crianças, elas tendem a perde o interesse facilmente .
FONTE: Disponível em: Fecebook.com/liviaalencaroficial. Asseco em: 09 de jul. de 2020
METODOLOGIA
	Na realização deste e-book tivemos como base o template cedido pela UNIASSLVI, trabalhemos no tema dado pela universidade, foram feitas pesquisas em diversas fontes devidamente citadas. Para digitação foi utilizado o Microsoft PowerPoint.CONCLUSÃO
	Concluímos este trabalho relatando a importância da contação de historia na vida do indivíduo, pois o primeiro contato com texto se da através do ouvir historias , os primeiros contadores que a criança tem contato sempre são pai, mão, avos, família em geral. Quando a criança ouve uma historia ela passa a refletir sobre a mesma e assim seu lado critico começa a fluir d e conformidade com sua faixa etária.
	Para trabalhar com contação de historias a traves dos meios tecnológicos o professor deve esta por dentro dos recursos que oferecem tais serviços, como: fecebook, instagran, youtube, entre outros. Os docentes devem criar contas, páginas , blog, que os educandos tenham acesso podendo compartilhar suas cotações, interagindo com seus colegas, isso faz com que os alunos tenham interesse por ouvir, ler e criar historias através de tais recursos.
REFERÊNCIAS
ABRAMOVICH,F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scpione, 1993,1994, p. (pensamento e ação no magistério 7).
COELHO, Betty. Contar historias: uma arte sem idade. 10. ed. São Paulo: Atica, 2009.
PLACITO, MES, Et,al. Educação, cidadania e identidade: a inserção dos recursos tecnológicos no contexto educacional: desafies e perspectivas do professor no mundo da leitura; Disponível em: http:// artigos.netsaber.com.br/resumo artigo 14355/artigo sobre recursos tecnológicos como estratégias de aprendizagem no ensino de ciências e biologia. Acesso em 08 de julho de 2020.
SANCHO, J. O nascimento da inteligencia na criança. 4°. Ed. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brazil, 2005. 
https://smartalk.com.br/blog/aprenda-como-contar-historias-para-um-publico-e-engaja-lo/ . Acesso em: 05 de julho de 2020.

Continue navegando