Buscar

AVALIACAO 1 SOCIOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

17/06/2020	UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
1. Os primeiros ares e sinais do período conhecido como modernidade podem ser identificados no interior dos movimentos, como o renascimento cultural, do humanismo e da reforma que remontam aos primórdios do século XV. Diante de que contexto social, religioso e cultural estes movimentos emergiam e se afirmavam? Que concepções e valores defendiam? questões, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Insurgiam-se diversas vertentes que procuravam contestar o dogmatismo e a dominação ideológica praticada pela Igreja Católica e, por outro lado, defendia a renovação intelec Europa.
( ) Os movimentos artísticos e intelectuais procuravam alterar a concepção de um homem pecador, e Deus encontrava-se no centro do Universo. Por outro lado, defendiam a ideia homem possuía as condições plenas de realização e que deveria colocar-se no centro do universo.
( ) Estes movimentos procuravam se diferenciar do período anterior e defender novas ideias/concepções. Acabou por difundir que a Idade Média caracterizava-se por ser de profu rebuscamento, busca pela perfeição técnica e científica de qualquer empreendimento ou teoria.
( ) Apresentavam-se como pertencentes a um tempo melhor, de maior esclarecimento, em que o período anterior era caracterizado como de profundo obscurantismo e retrocesso forte dominação das ideias religiosas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)
F - F - V - F.
 b)
V - V - F - V.
 c)
V - F - V - V.
 d)
F - V - F - V.
2. Os sociólogos Auguste Comte (1798-1857), Max Weber (1864-1920), Émile Durkheim (1858-1917) e Karl Marx (1818-1883) são amplamente difundidos por formularem conceitos ca explicar eficientemente os fenômenos e os fatos da sociedade da época em que viveram. Por outro lado, também são reconhecidos como pensadores clássicos, pois os pressupost metodológicos que construíram serviram a outras áreas do conhecimento, perpassaram a época em que foram propostos e continuam a ser utilizados inclusive em nossa época. Co concepções e funções da Sociologia defendidas pelos autores clássicos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Auguste Comte.
II- Max Weber.
III- Émile Durkheim.
IV- Karl Marx.
( ) Conforme este pensador, a análise sociológica deveria levar em consideração o universo de experiências, os sistemas sociais e culturais nos quais os indivíduos se encontrava envolvidos.
( ) Propôs que as investigações sociológicas deveriam ser reguladas por métodos empíricos e com racionalidade científica.
( ) Escreveu que a função da Sociologia estava em explicar os códigos e os mecanismos de funcionamento da sociedade, bem como propor soluções/remédios para os problemas enfrenta.
( ) Defendeu que a Sociologia não poderia se constituir como uma disciplina neutra, antes deveria assumir uma postura crítica e comprometida com a revolução no interior da soci Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)
II - I - III - IV.
 b)
III - IV - I - II.
 c)
IV - II - III - I.
 d)
I - III - II - IV.
3. A experiência brasileira de modernidade, no que diz respeito à produção cultural e artística, ganhou ênfase a partir da vinda da família real portuguesa ao Brasil em meados do sécu Entretanto, podem ser relacionadas algumas práticas e tentativas ainda nos séculos anteriores. Com relação à produção cultural moderna brasileira, analise as sentenças a seguir:
I- Podem-se relacionar as cartas, os mapas e os relatos das viagens que foram elaborados pelos navegadores do século da época das grandes navegações. 
II- Marquês de Pombal propunha reformas no campo do ensino que era oferecido no país, que previa a introdução de saberes científicos aos conteúdos que eram ministrados nos raeducacionais existentes. 
III- O país contava com ampla sistematização da produção cultural das populações nativas, registros de exemplares da diversidade ambiental e de minérios que o país apresentavaIV- O Brasil, de certa forma, ficou desfavorecido no que diz respeito ao desenvolvimento de suas expressões artísticas, científicas e intelectuais, isso se dava ao fato de sermos uma Portugal, o que submetia à tradição cultural da metrópole.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a)
As sentenças II, III e IV estão corretas.
 b)
As sentenças III e IV estão corretas.
 c)
As sentenças I, II e III estão corretas.
 d)
As sentenças I, II e IV estão corretas.
4. A industrialização alterou profundamente a visão social do tempo. A Revolução Industrial obrigou a um registro mais contínuo e preciso do tempo na vida social. Marcar os horários trabalho, o tempo de serviço, a hora de começar e terminar as funções do turno de trabalho. Tudo em volta das cidades passou a ser cuidadosamente ordenado pela marcação do t relógio. Essas condições de trabalho e vida social estavam cercadas por invenções, como a máquina a vapor, o tear mecânico e as máquinas nas fábricas. Nesse contexto, classifiq sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A vida social nas cidades passou a ser controlada essencialmente pela organização do tempo no relógio.
( ) As invenções e o ritmo das fábricas influenciaram drasticamente o cotidiano fora do trabalho.
( ) O cotidiano no setor rural, antes da influência da produção industrial, seguia o ritmo e o tempo regido pela natureza.
( ) Os elementos e os ciclos da natureza tiveram maior influência no cotidiano da cidade após a Revolução Industrial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) V - V - V - F.
 b) V - F - V - V.
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php	1/2 17/06/2020	UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
 c)
V - V - F - V.
 d)
F - F - V - F.
5.
Na sociedade em que surgiu a disciplina de Sociologia, o homem foi colocado numa nova relação diante do universo, da natureza e da sociedade. A partir de então, o homem passo
compreendido como a medida e o limite de todas as coisas. Como foi identificada e definida esta sociedade?
 a)
Teocêntrica.
 b)
Antropocêntrica.
 c)
Nova ciência.
 d)
Heliocêntrica.
6. O século XIX é amplamente reconhecido como o século do progresso, em meio ao qual triunfou o aprimoramento técnico e material, bem como as invenções tecnológicas, que repr evidências mais expressivas da modernidade, porém não se pode dissociar tais aspectos das estruturas já existentes em épocas anteriores. Com relação ao contexto anterior e estr antecedentes à consolidação da modernidade e do progresso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Pode-se indicar que a existência de metrôs, de automóveis, aviões, bondes e submarinos já era tecnologia utilizada em outros tempos e sociedades.
( ) No interior das corporações de ofício, já ocorria uma espécie de especialização de profissões, bem como de diferenciação de materiais que favoreceram o processo de industria posterior. 
( ) A lançadeira e o tear mecânico, a substituição da lã pelo algodão podem ser indicados como estruturas fundamentais ao processo de industrialização e modernização do setor ( ) A presença de técnicas artesanais de produção é uma característica das indústrias que surgiram na sociedade ocidental durante a modernidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)
F - F - V - V.
 b)
V - F - F - V.
 c)
F - V - V - V.
 d)
V - V - V - F.
7. Augusto Comte (1789-1857) é comumente identificado como teórico fundador da Sociologia. Em suas teorias, propôs a Lei dos Três Estados, que a sociedade deveria empreender os mais altos graus de progresso. Dentre estes Estados houve um que causou grande impacto e repercussão no interior das ciências sociais, tanto que acabou por, de certa forma, obra do pensador. Que Estado era esse?
 a)
Teológico.
 b)
Positivo.
 c)
Metafísico.
 d)
Negativo.
8.
Pierre Bourdieu foi um grande sociólogo do século XX. Ele contribuiupara ampliar as interpretações sociológicas através dos conceitos que desenvolveu. Um desses importantes co
violência simbólica. Sobre a violência simbólica, assinale a alternativa CORRETA:
 a)
Designa a confiança, a obrigação, a fidelidade pessoal, a hospitalidade, o dom, a dívida, a recompensa, a piedade, a generosidade e todas as demais virtudes que honram a mo
honrado.
 b)
Designa não uma única forma, mas numerosas formas de exercício do poder, presentes na vida social. Pressupõe como condições de seu sucesso que os indivíduos a ele subm
acreditem na legitimidade do poder daqueles que o exercem.
 c)
Designa a superioridade que coloca um indivíduo ou uma categoria social acima das outras. A distinção define a hierarquia das práticas sociais, mas também das práticas esport
culturais, gerando um sentimento de superioridade ou inferioridade, segundo a posição na estrutura social.
 d)
Designa a superioridade que coloca um indivíduo ou uma categoria social acima das outras. A distinção define a hierarquia das práticas sociais, mas também das práticas esport
culturais, gerando um sentimento de superioridade ou inferioridade, segundo a posição na estrutura social.
9.
Os grandes pensadores, tidos como clássicos para a Sociologia, eram europeus e buscavam compreender o processo de transformação das sociedades que estavam inseridos. Um
afirmou que "o objetivo da Sociologia é identificar e entender como e por que nascem as regras na sociedade e como elas funcionam". A quem se refere essa declaração?
 a)
Weber.
 b)
Durkheim.
 c)
Comte.
 d)
Marx.
10."Antes da constituição da cidadania moderna, os direitos e deveres entre os homens eram definidos por privilégios sociais (posses, rendas, títulos de nobreza). O surgimento dos dir assinalou uma mudança substancial nas relações dos homens em sociedade. Foram rompidos os laços de dominação baseados nas relações comunitárias tradicionais, característic período medieval e do sistema feudal. Os direitos civis impuseram um nivelamento jurídico entre os cidadãos, que passaram a ser considerados iguais perante à lei. As distinções d classe social continuam a existir, mas não devem interferir na igualdade jurídica dos cidadãos. Esse é o princípio básico de tais direitos, desta forma, a cidadania moderna foi formad ordem de três dimensões: civil, humana e política" (CANCIAN, 2007, s.p.). Sobre o último princípio que adentrou nos interesses das ações políticas do Brasil, assinale a alternativa C FONTE: CANCIAN, R. Cidadania e direitos civis: os direitos civis e as revoluções do século XVIII. 2007. Disponível em: <https://bit.ly/2rI26bx>. Acesso em: 21 maio 2018.
 a)
Direitos Políticos.
 b)
Direitos Civis.
 c)
Direitos Sociais.
 d)
Direitos Humanos.
Prova finalizada com 
9
 acertos
 e 
1
 questões erradas
.
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php	2/2

Outros materiais