Buscar

Prova final discurssiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	A melhor forma de mantermos uma comunicação efetiva com os indivíduos surdos é por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). No entanto, nem sempre isso é possível. Assim, existem outras formas eficientes de se comunicar com essa comunidade. Com base na figura, disserte sobre a maneira correta de se comunicar com as pessoas surdas/deficientes auditivas, citando um exemplo de alguma situação em que você poderá colocar em prática algumas estratégias.
FONTE DA IMAGEM: https://pt.wikihow.com/se-Comunicar-com-Pessoas-Surdas. Acesso em: 31 out. 2019.
	
	Resposta Esperada:
*É importante estar atento a algumas ações que realizamos quando estamos em contato com os surdos/deficientes auditivos, pois elas podem facilitar o nosso processo de comunicação e convivência. *A forma mais adequada para estabelecer a comunicação com pessoas surdas inicialmente é por meio da língua de sinais, que é sua língua natural, materna. *Assim, pode-se usar algumas estratégias para se estabelecer uma comunicação com a comunidade surda, pois contribuirá para valorizar sua língua e sua cultura. *Seguem algumas estratégias: digamos que você está em uma fila de banco e percebe que tem um deficiente auditivo ou surdo, que quer saber onde entrega tal documento. Como proceder? *Se quiser falar com uma pessoa surda, sinalize com a mão ou tocando no braço dela. Enquanto estiverem conversando, fique de frente para ela, mantenha contato visual e cuide para que ela possa ver a sua boca para ler os seus lábios. *Se você olhar para o outro lado, ela pode pensar que a conversa terminou. *Não grite, ela não ouvirá o grito e verá em você uma fisionomia agressiva. *Se tiver dificuldade para entender o que uma pessoa surda está dizendo, peça que ela repita ou escreva. *Fale normalmente, a não ser que ela peça para você falar mais devagar. *Seja expressivo, a pessoa surda não pode ouvir as mudanças de tom da sua voz, por exemplo, indicando gozação ou seriedade, é preciso que você lhe mostre isso através da sua expressão facial, gestos ou dos movimentos do corpo para ela entender o que você quer comunicar. *Em geral, pessoas surdas preferem ser chamadas 'surdos' e não de 'deficientes auditivos'.
	2.
	Dom Pedro II se destaca na história da educação de surdos no Brasil. Segundo alguns estudiosos da comunidade surda brasileira, o interesse do imperador resultou na abertura de um colégio para educação de surdos na época. Esse colégio se tornou de grande relevância para os surdos, em todos os sentidos. Disserte sobre o INES e sua importância para a comunidade surda.
FONTE DA IMAGEM: https://acessibilidadeemmaos.wordpress.com/2018/05/12/curso-de-extensao-para-tradutores-interpretes-ines/. Acesso em: 19 nov. 2019.
	Resposta Esperada:
*Esse Instituto foi fundado em 1857, é a primeira escola para surdos que se tem notícia aqui no Brasil, foi criada na cidade do Rio de Janeiro como "Imperial Instituto dos Surdos-Mudos", hoje, "Instituto Nacional de Educação de Surdos"- INES .* O professor Eduardo Huet foi contratado pelo imperador Dom Pedro II diretamente de Paris para iniciar os trabalhos com a educação dos surdos brasileiros, sendo o precursor.  Após muitos anos, esses trabalhos foram se expandindo. *Além de ações educativas, houve a luta pelos direitos dos surdos e de formação de profissionais no ensino superior, entre outras práticas pedagógicas. *Atualmente, ele é reconhecido como órgão oficial do MEC sendo referência na educação e luta pelos direitos do surdos brasileiros.

Continue navegando