Buscar

FATOS HISTÓRICOS GEOMETRIA EGÍPCIA-1

Prévia do material em texto

2
FATOS HISTÓRICOS GEOMETRIA EGÍPCIA
Geice Rafael de Azevedo ¹
Tutor Externo Taylor Augusto dos Santos²
1. INTRODUÇÃO
	O presente trabalho tem objetivo de descrever a importância de se conhecer fatos históricos da Geometria Egípcia como método que proporcione o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos geométricos, facilitando o ensino de geometria.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
	2.1 Ensino de geometria. 
No ensino curricular da Matemática o ensino aprendizagem da Geometria é muito importante. Em sala de aula se faz importante que esse ensino ocorra através de diferentes meios de ensinar este conteúdo, por meio de régua, jogos e softwares. Esses recursos necessitam serem valioso no ensino de geometria.
O Conteúdo Estruturante Geometrias, no Ensino Fundamental, tem o espaço como referência, de modo que o aluno consiga analisá-lo e perceber seus objetos para, então, representá-lo. Neste nível de ensino, o aluno deve compreender: os conceitos da geometria plana: ponto, reta e plano; paralelismo e perpendicularismo; estrutura e dimensões das figuras geométricas planas e seus elementos fundamentais; cálculos geométricos: perímetro e área, diferentes unidades de medidas e suas conversões; representação cartesiana e confecção de gráficos; [...]. (PARANÁ, 2008, p. 56).
A Geometria estuda diversas figuras que são utilizadas no dia a dia de cada um, entre elas estão: quadrados, retângulos, triângulos, retas, entre outras. Os professores podem explicar esse conteúdo mostrando exemplos que é notório na própria sala de aula, como o quadro onde escrevem as atividades, o lápis como uma reta, o chão como um plano, enfim, diferenciar a aula com o intuito de o aluno sentir-se atraído pela aula de matemática.
A construção de figuras geométricas contribui com o desenvolvimentos dos alunos em sala de aula, eles utilizam as unidades de medidas atentamente, assim, realizam os cálculos geométricos e se divertem ao mesmo tempo, extraindo a má impressão que trazem da aula de matemática. (GOUVÊA, , 2012, p. 56).
Ao ensinar esse conteúdo deve-se estimular a memorização de definições significativas dessa área, para isso, o uso do dinamismo facilita a aprendizagem de forma rápida e eficiente, capacitando o aluno a desenvolver habilidades essenciais para representar e descrever o espaço por meio de sua criatividade e competência. 
No ensino da geometria o aluno deve valorizar os elementos da natureza bem como as criações humanas. Esse trabalhado em sala de aula, pode ser realizado por meio de dobraduras para que o educando consiga fazer observações das diferentes formas geométricas.
O pensamento geométrico deve ser desenvolvido inicialmente pela visualização: as crianças conhecem o espaço como algo que existe ao redor delas. As figuras geométricas são reconhecidas por suas formas, por sua aparência física, em sua totalidade, e não por suas partes ou propriedades (BOYER ,2012, p. 127).
 Atualmente em todas as fases de ensino deve trabalhar atividade de Geometria, para que os educandos consigam desenvolver suas habilidades especiais e então compreender e interpretar o mundo. Para que isso acontece se faz necessário que o educador explore os diferentes objetos de figuras geométricas planas e espaciais
Foram os egípcios que desenvolveram três formas de escrita. Desta, deriva uma forma cursiva, usada nos papiros, da qual resulta, mais tarde, a escrita demótica, de uso geral.
Eves (2014) descreve que a origem da Geometria está ligada a algumas práticas do cotidiano, sendo usada para cálculo de áreas, superfícies e volumes. Seu estudo iniciou-se na antiguidade, nas civilizações egípcia e babilônica, por volta do século XX a.C.
A origem da Geometria (do grego medir a terra) está ligada a algumas práticas do cotidiano relacionadas ao plantio, construções e movimento dos astros, sendo usada para cálculo de áreas, superfícies e volumes. Seu estudo iniciou-se na antiguidade, nas civilizações egípcia e babilônica, por volta do séc. XX a.C. (FILHO, 2010, p.45).
O ensino da geometria em sala de aula, possibilita uma interpretação de conceitos matemáticos, uma visão em relação a localização e trajetória de objetos, a controle sobre as operações básicas de geometria.
3. RESULTADOS E DISCUSSÕES
	. 
O presente trabalho contribuiu para melhor conhecimento sobre a Geometria observando que ao longo do tempo, a Geometria foi se desenvolvendo cada vez mais por meio de sua utilização em varias áreas de conhecimento e atualmente por estar presente à nossa volta, a Geometria representa fatos concreto da Matemática.
Observou-se que os conhecimentos geométricos atuais são fruto do trabalho de diversas pessoas ao longo do tempo. E cada um desses foram envolvidos em diferentes contextos sociais e, motivados por assuntos de seus cotidianos produziram novos conhecimentos. 
4. REFERÊNCIAS
	BOYER, C.B. História da Matemática. Trad. Helena Castro. 3.ed. São Paulo-SP: Editora Edgar Blücher Ltda, 2012.
EVES, H. Introdução à história da matemática. Trad. Hygino H. Domingues. 3ªed. Campinas-SP: Editora UNICAMP, 2014.
FILHO, Joaquim Borges de S., BRITO, Kleisy Laiana Vieira de. O aprendizado da Geometria Contextualizada no Ensino Médio, IESGO – Instituto de Ensino Superior de Goiás Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Matemática Formosa GO, 2010.
GOUVÊA, F.Q. A Matemática através dos tempos: um guia fácil e prático para professores e entusiastas. Trad. Elza F. Gomide e Helena Castro. 2. ed. São Paulo-SP: Blucher, 2012.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretoria de Tecnologias Educacionais. Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Paraná: Matemática. Curitiba, PR: SEEPR, 2008.
1 Nome dos acadêmicos Geice Rafael de Azevedo
2 Nome do Professor tutor externo Taylor Augusto dos Santos
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (Código da Turma) – Prática do Módulo I - dd/mm/aa

Continue navegando