Buscar

Plano de Aula de Ensino Médio Messias RU 1132843

Prévia do material em texto

ESTÁGIO SUPERVISIONADO - ENSINO MÉDIO – COVID 19
PLANO DE AULA
1. IDENTIFICAÇÃO : 
Disciplina: História Geral, Antigo Egito.
Ano/Série: 1º ano
2. CONTEUDO DA AULA:
· Sociedades Hidráulicas
· Antigo Egito
· As pirâmides
· Deuses e Faraós
3. COMPETÊNCIA
Conhecimento — Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Objetivo: Entender e explicar a realidade, colaborar com a sociedade e continuar a aprender.
4. OBJETIVOS
· Explicar importância dos recursos hidráulicos para as Sociedades do Oriente.
· Conhecer as características do Antigo Egito.
· Explicar a ligação das Pirâmides com a sociedade egípcia.
5. SÍNTESE DOS ASSUNTOS
A base teórica para a realização deste trabalho encontra-se na experiência e na vivência do autor no período acadêmico representada neste Plano de Aula do Estágio Supervisionado COVID-19, do Ensino Médio.
A metodologia de ensino adotada tem referência nas diversas obras voltadas ao ensino de História, em especial os autores das seguintes obras: WITTFOGEL, Karl. Despotismo Oriental, 1957 e CARDOSO, Ciro F., Trabalho Compulsório na Antiguidade. , Rio de Janeiro: Graal, 1987.
Para os autores o surgimento de poderosos estados agrícolas no Oriente se deu à realização de obras hidráulicas em grande escala, envolvendo a mobilização de camponeses sobre o comando de governantes.
O resultado foi a criação do chamado despotismo oriental, no qual o estado era proprietário de todos os bens, permitindo aos camponeses o usufruto das terras dedicadas à subsistência, mediante o pagamento de tributos em gêneros ou serviços dos estados.
 6. DESEMVOLVIMENTO
1ª Etapa 
Apresentar aos alunos através de slides as características da chamada Revolução Neolítica, ocorrida no Oriente próximo, cenário de importantes sociedades, dentre elas a egípcia banhada pelo rio Nilo.
2ª etapa 
Explicar que o Egito, denominado “dadiva do Nilo” por Heródoto historiador grego do século V a.C., possui 31 dinastia, que costumavam se organizar em 3 grandes períodos:
· Antigo Império: entre 3150 a.C. a 2400 a.C., tempo em que se consolidou a fusão entre os reinos do Norte e o do Sul.
· Médio Império: entre 2040 a.C. a 1785 a.C., nesta época a unidade entre o Norte e o Sul foi reforçada com o desdobramento do centro do poder para Tebas.
· Novo Império: entre 1580 a.C. a 1085 a.C., período de prosperidade marcada pela expulsão dos hicsos e pela reunificação do Egito pelo faraó de Tebas, por isso chamado de Segundo Império Tebano. 
3ª Etapa
Explicar para aos alunos que as pirâmides foram construídas como tumba dos faraós, durante o antigo império, comentando as mais famosas e seus valores religiosos.
Explicar que os egípcios eram politeístas, isso é, adoravam inúmeros deuses, tecendo comentário sobre alguns deles, como:
Osíris, Set e Hórus
Explicar que os faraós eram associados os deuses e tratados com se fossem um deles, relatando os que mais se destacaram no Antigo Egito.
Perguntar: Que período a unidade entre o Norte e o Sul foi reforçada com o desdobramento do centro do poder do Antigo Egito para Tebas?
a) Antigo Império
b) Médio Império
c) Novo Império
Perguntar: Em 3200 a.C., Menés ficou conhecido por ser o primeiro Faraó do Egito Antigo. Durante os seus reinados, os faraós possuíam bastante poder político e econômico. Diante disso, marque a alternativa correta sobre o que foi a Teocracia na civilização egípcia.
a) Os Faraós tinham autonomia política e econômica na civilização egípcia, mas, em relação à religião, eles não demonstravam tanta autoridade, pois os deuses eram considerados os mais poderosos pelos indivíduos egípcios.
b) Teocracia foi uma forma de governo no Egito Antigo em que os Faraós promoveram uma aliança entre religião e política, uma vez que eles eram adorados como deuses e respeitados como rei.
c) Um governo teocrático era simplesmente aquele em que os indivíduos eram governados por um Faraó que, apesar do grande poder político e econômico, não era visto como um deus.
7. RECURSOS
· Projetor de multimídia
· Livro didático
· Caderno de exercícios
8.REFERÊNCIA:
WITTFOGEL, Karl. Despotismo Oriental, 1957.
CARDOSO, Ciro F., Trabalho Compulsório na Antiguidade. , Rio de Janeiro: Graal, 1987.
VAINFAS, Ronaldo, História 1, Ensino Médio, Saraiva Educação Ltda., São Paulo, 2016.
Messias de Oliveira Amorim, RU 1132843

Mais conteúdos dessa disciplina