Buscar

PLANEJAMENTO ESTRATEGICO III

Prévia do material em texto

Nota da Prova:
	10,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Por meio do benchmarking, as empresas procuram pontos referenciais de produtos, processos e modelos de gestão que sirvam como sujeitos de comparação entre os concorrentes e do ambiente da indústria na qual a empresa está inserida. Analise as sentenças a seguir:
I- Considera-se como benchmarking a análise comparativa de processos de gestão, produtos e/ou serviços de uma organização perante as outras organizações do mesmo setor.
II- Considera-se como benchmarking a análise do ambiente externo e interno dos modelos de gestão e aprimoramento competitivo do marketing e da produção perante as necessidades e as oportunidades da empresa.
III- O que faz e produz eficientemente uma empresa é a concorrência. Para serem competitivas, as empresas devem se manter pesquisando e inovando.
IV- As empresas devem focar nos seus processos de marketing e produção para assim aprimorar e inovar seus produtos/serviços, sem a necessidade de observar o desempenho da concorrência.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	2.
	O BSC é mais do que um sistema de medidas táticas e operacionais. Hoje ele é utilizado por muitas empresas como um sistema de gestão estratégica, que auxilia a administrar suas estratégias a longo prazo. O BSC mede o desempenho organizacional sob quatro perspectivas: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento. Sobre as quatro perspectivas apresentadas, analise as sentenças a seguir:
I- A perspectiva financeira do BSC permite tornar os objetivos financeiros explícitos e ajustar os objetivos financeiros às unidades de negócio nas diferentes fases de seu ciclo de vida e crescimento. 
II- Dentro da perspectiva dos clientes, BSC busca identificar qual segmento de clientes e mercado a organização pretende atender. 
III- Na perspectiva dos processos internos da empresa, o BSC busca evidenciar os processos operacionais que estão apresentando bons resultados e que não necessitam ser reformulados. 
IV- Dentro da perspectiva de aprendizado e crescimento, são levadas em consideração as informações coletadas nas outras três perspectivas. Diante das análises das três perspectivas, o BSC defende a ideia de poupar investimentos em qualificações profissionais de seus integrantes e para desenvolvimento organizacional. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	3.
	Geralmente, a gestão do planejamento é executada por meio do gerenciamento de projetos. Esta gestão leva em consideração uma série de objetivos executados por meio de atividades que devem possuir alguns elementos-chave. Sobre esses elementos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Qualidade.
II- Comunicação.
III- Risco.
IV- Aquisições.
(    ) Este elemento faz um elo entre todos os profissionais que estejam envolvidos nas atividades a serem executadas no projeto.
(    ) Este elemento pondera o peso das contingências e cenários futuros que possam impactar nas atividades e até no sucesso do projeto.
(    ) Por meio destas, analisa-se as compras e contratações necessárias para a execução das atividades do projeto, sejam materiais, equipamento, propriedade intelectual, tecnologia e recursos humanos.
(    ) Este elemento pondera indicadores que mostram se houve ou não erros nas atividades do projeto em todas as áreas envolvidas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - II - III - I.
	 b)
	I - IV - III - II.
	 c)
	III - IV - I - II.
	 d)
	II - III - IV - I.
	4.
	É um elemento da cultura organizacional que corresponde às comemorações realizadas pela empresa. Ele tem como objetivo reforçar os valores e os comportamentos valorizados pela organização. A que elemento cultural se refere essa afirmação?
	 a)
	Mitos.
	 b)
	Rituais.
	 c)
	Valores.
	 d)
	Tabus.
	5.
	É um tipo de oportunidade e de ameaça intrínseco à essência da organização, ou seja, os riscos organizacionais que a empresa enfrenta ao decidir aproveitar uma oportunidade ou enfrentar uma ameaça desse tipo, advém das especificidades do setor em que atua. Sobre o termo correto utilizado para identificar oportunidades e ameaças desse tipo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Natural.
	 b)
	De evolução.
	 c)
	De inovação.
	 d)
	Aceitável.
	6.
	Toda organização executa suas atividades em um ambiente. Assim, podemos definir esse ambiente como tudo que faz parte do clima ou espaço em que atua a empresa. Deste modo, para que a empresa possa realizar de maneira efetiva suas atividades, precisa conhecer muito bem esse ambiente onde ela está inserida. Sobre o ambiente, analise as seguintes sentenças:
I- Devemos considerar o ambiente externo como tudo aquilo que a empresa não tem influência para mudar, mas que pode apresentar oportunidades e ameaças, tais como o ambiente econômico e de mercado. 
II- Devemos considerar o ambiente externo como tudo aquilo externo ao entorno produtivo da empresa, mas que, em função da atividade, pode ser influenciado, tal como a logística da cadeia de suprimentos. 
III- Devemos considerar o ambiente interno como tudo aquilo que faz parte do clima organizacional, o qual é fruto da cultura e gestão empresarial, ambiente que deve ser analisado para avaliar tanto as forças como as fraquezas da organização.
IV- Devemos considerar o ambiente interno como tudo aquilo que a empresa tem a chance de mudar e atuar, fruto de sua cultura organizacional. Aqui, podemos citar o ambiente de mercado, no qual a empresa tem a capacidade de ampliar sua fatia de mercado.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	7.
	Um dos princípios gerais que deve ser respeitado durante a elaboração de um planejamento é o princípio da maior eficiência, eficácia e efetividade, ou seja, um planejamento organizacional deve visar à maximização dos recursos e resultados, bem como minimizar e/ou eliminar os erros e/ou falhas processuais. Sobre os princípios de eficiência, eficácia e efetividade, discutidos por Chiavenato e Sapiro (2003), associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Eficiência.
II- Eficácia.
III- Efetividade.
(    ) Esse princípio refere-se à realização adequada das tarefas.
(    ) Esse princípio refere-se ao desempenho das tarefas adequadas.
(    ) Esse princípio refere-se à capacidade de realizar a tarefa correta por meio da melhor maneira possível.
(    ) Esse princípio permite a redução de custos.
(    ) Esse princípio permite a maximização dos recursos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, I.; SAPIRO, A. Planejamento estratégico: fundamentos e aplicações. São Paulo: Elsevier, 2003.
	 a)
	II - II - III - I - II.
	 b)
	I - II - III - II - II.
	 c)
	I - I - III - II - I.
	 d)
	I - II - III - I - II.
	8.
	Na gestão empresarial, existem vários tipos de estratégias, que podem ser classificadas como escolas ou tendências estratégicas. Existem estratégias que estarão alinhadas mais como planos de ação e outras como táticas, visando à empresa se posicionar no mercado. Sobre estas escolas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Escola de Planejamento.
II- Escola de Posicionamento.
III- Escola Empreendedora.
IV- Escola Cognitiva.
(    ) Esta tendência de estratégia é mais um processo formal de técnicas, programas e planos de ação. A partir desta, pode-se, por exemplo, melhorar pontos críticos e processos produtivos.
(    ) Este tipo de escola é mais um processo de análise e raciocínio lógico. Por meio desta,faz-se um estudo de informações vindas tanto do meio ambiente interno como externo da organização, visando desenvolver ideias, modelos, processos, e conceitos para delinear planos de ação e processos.
(    ) Esta escola é considerada um processo proativo de pensamentos e ações, possibilitando inovações nos processos produtivos e diferenciação dos produtos no mercado, tornando-se, assim, um processo visionário nas atividades da empresa.
(    ) Esta tendência de estratégia é vista mais como um processo sistemático e analítico, levantando-se uma análise de fatos históricos e estatísticos para fins de posicionamento e conseguir definições positivas à empresa no futuro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - IV - I - II.
	 b)
	I - IV - III - II.
	 c)
	II - IV - III - I.
	 d)
	IV - I - III - II.
	9.
	As organizações possuem duas possibilidades metodológicas para a elaboração de um planejamento estratégico. A primeira delas refere-se à definição primária dos objetivos e, posteriormente, a definição das ações que a empresa deverá realizar para alcançá-los. A segunda delas refere-se à identificação do cenário no qual a organização pretende chegar. No entanto, independentemente da abordagem adotada, de acordo com Oliveira (2010), a elaboração de um planejamento estratégico contempla quatro fases fixas. Sobre essas fases, ordene os itens a seguir:
I- Missão da empresa.
II- Diagnóstico estratégico.
III- Controle e avaliação.
IV- Instrumentos prescritivos e quantitativos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA das etapas de elaboração de um planejamento estratégico:
FONTE: OLIVEIRA, D. de P. R. de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 28. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
	 a)
	II - IV - I - III.
	 b)
	III - IV - I - II.
	 c)
	II - I - IV - III.
	 d)
	IV- I - III - II.
	10.
	O processo de integração organizacional é caracterizado pelas relações e colaborações interdepartamentais, isto é, pela colaboração e sincronia de diferentes áreas funcionais voltadas ao alcance dos objetivos da empresa. Ao envolver diferentes membros da organização em uma tarefa ou promover a integração entre diferentes atividades funcionais, a organização é beneficiada por uma visão holística, que permite, gradativamente, melhorar o seu desempenho mercadológico. Sobre o processo de integração organizacional, analise as afirmativas a seguir:
I- A integração organizacional é fundamental para o planejamento estratégico de uma empresa.
II- Para que as colaborações interdepartamentais sejam recíprocas, é necessário que a política organizacional da empresa seja descentralizada.
III- As relações de poder estabelecidas entre os membros da organização são decisivas para a integração organizacional.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2012) Segundo o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), "uma concentração, em termos de mercado, de cerca de 30% não é nenhum 'bicho de sete cabeças'. Há uma concentração em São Paulo, mas no restante do país a situação é diferente". Segundo a Abras, a participação das vendas das maiores empresas do setor de supermercados no Brasil passou de 40%, em 2009, para 43% em 2010. Embora a concentração avance, ainda está longe da realidade na Europa, onde as cinco maiores redes respondem por 70% a 80% das vendas, destacou a Abras.
FONTE: PETRY, R. Competição continua mesmo com fusão entre Carrefour e Pão de Açúcar. São Paulo: Agência Estado, 2011 (adaptado).
Considerando o texto, conclui-se, com base na abordagem das forças competitivas de Michael Porter, que:
	 a)
	O processo de concentração entre empresas do setor de supermercados no varejo brasileiro aumenta o poder de negociação dos compradores (clientes).
	 b)
	O processo de concentração entre empresas do setor de supermercados no varejo brasileiro aumenta o poder de negociação dos fornecedores.
	 c)
	Há ampliação de ameaças de novos entrantes quando há aumento na concentração de empresas que participam do setor de supermercados no varejo brasileiro.
	 d)
	O processo de aquisição ou fusão entre empresas do setor de supermercados no varejo brasileiro aumenta seu poder de negociação com fornecedores e compradores.
	12.
	Quando uma empresa lança um produto novo no mercado em que atua, é esperado que suas concorrentes tentem copiá-lo. Os novos entrantes em um segmento trazem nova capacidade, desejo de ganhar participação de mercado e, em geral, recursos substanciais.
FONTE: PORTER, M. How competitive forces shape strategy. HBR, 1979 (adaptado).
As ameaças de novos entrantes são mais intensas quando há:
	 a)
	acesso fácil aos canais de distribuição utilizados pela empresa pioneira.
	 b)
	economia de escala em produção, pesquisa marketing ou serviços, na empresa pioneira.
	 c)
	presença da empresa pioneira junto ao mercado consumidor.
	 d)
	necessidade de se investir grandes recursos financeiros para concorrer no segmento.
Parte inferior do formulário

Continue navegando

Outros materiais