Buscar

OBJETIVAS Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia (SOC16)

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia (SOC16)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:461970) ( peso.:3,00)
	Prova:
	13786068
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O uso do jornal em sala de aula indica uma forma de pensar e agir por meio da leitura e manipulação do jornal na escola. Permite, aos alunos, a possibilidade de acesso ao recurso jornal, como um estímulo ao prazer de ler, vinculando, através deste recurso, principalmente a realidade social, diante das informações por ele veiculadas. Consiste em promover, nas salas de aula, a leitura com mais prazer, com o manuseio de jornais do dia ou de dias anteriores. Com relação ao uso do jornal em sala de aula, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É uma ferramenta pedagógica que possibilita um novo pensar e agir ao aluno, por meio da leitura. O estudo e a leitura do jornal dentro de um contexto pedagógico do conteúdo, em alguns casos, é muito mais bem-sucedido do que o simples uso do livro didático.
(    ) É um dos caminhos para proporcionar um ensino tradicional, direcionado à aprendizagem dos conteúdos. Esse instrumento pedagógico forma um conjunto de cidadãos para atuarem individualmente, pois informado cada qual poderá atuar participante e ativamente em seu bairro e/ou comunidade. 
(    ) É um formador do cidadão, auxiliando a desvendar o que acontece no dia a dia, auxiliando na formação integral. Proporciona uma leitura mais crítica, assim como esclarece ao aluno a realidade dos problemas sociais, propiciando o desenvolvimento do raciocínio, o aumento da capacidade de questionamentos e a abrangência do conteúdo cultura.
(    ) É um conteúdo autodidata, sem necessitar de orientação com relação ao seu uso, por parte do professor.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	2.
	A Geografia é uma das ciências mais antigas que existem, porque a confecção dos mapas, conforme registros históricos, ocorreu antes da própria escrita. Valiosos mapas foram deixados por diferentes povos, entre eles: babilônios, egípcios, maias, astecas, esquimós, chineses. Todos eles representavam aspectos culturais de suas sociedades e, sem dúvida, são peças-chave para que possamos compreender alguns dos seus aspectos socioculturais, bem como suas relações com a natureza. Desse modo, o conhecimento geográfico já se fazia presente com as primeiras civilizações. Referente aos povos ditos primitivos e o uso do conhecimento geográfico, analise as sentenças a seguir:
I- Os povos primitivos, apesar de não serem detentores da escrita, já possuíam ideias geográficas em suas concepções de vida e cultura. Seus conhecimentos eram transmitidos de geração em geração através da versão oral e dos desenhos rupestres (em rochas e cavernas).
II- Os povos primitivos vivam da caça, pesca, coleta e, às vezes, de uma agricultura primitiva. Inicialmente retiravam da natureza o que necessitavam para sobreviver, sem ocasionar expressivas transformações.
III- Os povos primitivos usavam a prática geográfica para poder caçar e se proteger.
IV- Os mapas são a mais antiga representação do pensamento geográfico. Há registros mostram que eles existiam na Grécia antiga e no Império Romano, entre outras civilizações da Antiguidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	3.
	A orientação é categoria fundamental para a ciência geográfica, pois estabelece pontos referenciais para que os elementos formadores do espaço possam ser situados e encontrados facilmente (CASTROGIOVANNI, 2000). No decorrer da história da humanidade, os meios de orientação foram aperfeiçoados, mas o sol, a lua, as estrelas e a bússola continuam práticos e eficientes para a localização e orientação da locomoção. Atualmente, o GPS (Global Position System) - ou Sistema Global de Posicionamento - tem se destacado como instrumento auxiliar de localização, orientação e locomoção. Diante do contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os meios de orientação tradicionais podem ser deixados de lado, não fazem mais parte dos conteúdos da geografia dos anos iniciais.
(    ) Os meios de orientação tradicionais devem ser trabalhados nos anos iniciais, pois estes têm uma relação importantíssima com a lateralidade e noções espaciais.
(    ) Para que os alunos do Ensino Fundamental II possam entender os mecanismos de funcionamento do GPS, estes devem ter aprendido nos anos iniciais as noções de lateralidade, noções espaciais e as noções básicas do sistema de coordenadas geográficas.
(    ) O sistema de coordenadas geográficas pode ser iniciado nos anos iniciais através de atividades com a organização das carteiras na sala de aula em colunas e linhas, e/ou através da representação das linhas e meridianos com barbantes no chão da sala de aula, em que os alunos poderão se localizar e se deslocar, e, se optar em utilizar a sala informatizada, o jogo batalha naval poderá ser excelente recurso didático.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CASTROGIOVANNI, A. C. Apreensão e Compreensão do Espaço Geográfico. In: CASTROGIOVANNI, A. C (Org.). Ensino da Geografia: práticas e textualizações do cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	4.
	Dentre as funções de um professor pedagogo está a tarefa de promover o pensar, o saber e o fazer geográfico. Esta tarefa poderá se tornar menos árdua com a proposição de atividades lúdicas, as quais podem ser interessantes para as demais áreas do conhecimento. O lúdico apresenta-se como uma necessidade básica do ser humano, no desenvolvimento de sua personalidade, do corpo e da mente. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os benefícios de utilizar o lúdico no ensino na Educação Infantil:
	 a)
	Dentre os objetivos das atividades lúdicas, o principal é estimular a interatividade e desenvolver os esquemas mentais e as sinapses para novos conhecimentos.
	 b)
	Dentre os objetivos das atividades lúdicas, o principal é estimular a aprendizagem, adequada à realidade dos estudantes e da sociedade na qual estão inseridos.
	 c)
	As atividades lúdicas trazem benefícios para as crianças quando realizadas, porque possuem como objetivo principal estimular o desenvolvimento das potencialidades intelectuais, físicas e criativas, simultaneamente com a linguagem escrita e falada, e habilidades de interação social e interpessoal.
	 d)
	As atividades lúdicas trazem benefícios para as crianças quando realizadas, pois incentivam a participação e a interação, tendo como objetivo desenvolver a psicomotricidade, a percepção, a atenção, o raciocínio, a linguagem e a interação com objetos e colegas.
	5.
	Através de aulas de geografia, pode-se implantar a educomunicação, que é uma forma de desenvolver e potencializar o processo de ensino-aprendizagem através da utilização dos recursos de mídia (câmeras filmadoras, câmeras fotográficas, gravadores de som, computador etc.), com o objetivo, por exemplo, de desenvolver um trabalho coletivo de vídeo documentários. O sucesso dessas aulas é praticamente garantido, pois crianças e adolescentes se fascinam com o mundo digital, podendo estender suas técnicas de produção de filmes e edições de imagens, que já fazem muito bem. Com relação à educomunicação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É um conjunto de atividades voltadas para o conhecimento do uso dos meios de comunicação numa perspectiva de prática da cidadania. Através da educomunicação, os professores conseguem resgatar o centro de interesse dos alunos, que antes se mostravamdesmotivados diante do processo de aprendizagem, pois saem da mesmice da sala de aula, desenvolvendo um processo dinâmico e prazeroso.
(    ) Possui duas vertentes: a apropriação dos meios, que visa à produção de conteúdo e à leitura crítica da mídia. Os estudantes têm a oportunidade de abordar temas sociais de forma crítica, utilizando recursos muito mais interessantes e inteligentes do que os rotineiros e tradicionais utilizados em sala de aula.
(    ) Visa ao desenvolvimento das áreas psicomotoras, de atenção, raciocínio e estimulação para o contato com os objetos.
(    ) A educomunicação pode propagar, através de divulgações locais na comunidade escolar, práticas que favoreçam a consciência coletiva, através de pequenas ações promovidas por crianças e adolescentes com relação ao meio ambiente, por exemplo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	6.
	A respeito das projeções cartográficas, é possível dizer que não existe uma única forma de representar, cartograficamente, o planeta Terra. Entre os tipos de projeções existentes, é possível citar a projeção cilíndrica, cônica, de Mercator, azimutal, ortográfica, de Mollweide, de Peters, entre outras. Sobre isso, observe a imagem a seguir e assinale a alternativa CORRETA que apresenta a sua nomenclatura:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://www.curso-objetivo.br/vestibular/roteiro_estudos/projecoes_cartograficas.aspx>. Acesso em: 20 mar. 2013.
	
	 a)
	Projeção plana.
	 b)
	Projeção cilíndrica.
	 c)
	Projeção azimutal.
	 d)
	Projeção cônica.
	7.
	Observe o desenho anexo. Imagine que uma pessoa tenha se deslocado por este espaço geográfico imaginário durante três horas em uma manhã de outono conforme as direções do desenho. No outono e na primavera, devido aos dias de equinócios, os dias e as noites possuem duração mais ou menos equivalentes nos hemisférios Norte e Sul, por receberem a mesma luminosidade, ou seja, o Sol nasce próximo do plano equatorial e se distribui igualmente pela superfície terrestre. Sabendo que o Sol, em seu movimento aparente, nasce no Leste e se põe no Oeste, este influencia a maneira de percebê-lo durante o dia. Diante do contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Quando a pessoa se deslocou do ponto A para o B, no início da manhã, o Sol estava do seu lado esquerdo.
II- Quando a pessoa, mais ou menos depois de uma hora caminhando ou viajando, desloca-se do ponto B para o C, o Sol estava a pino.
III- No deslocamento do ponto A para o B, o Sol batia no lado direito da pessoa que estava viajando ou caminhando; quando ela passa, na segunda hora de sua viagem, a se deslocar do B para o C, a pessoa observou o Sol no seu lado esquerdo. 
IV- As direções dos deslocamentos assinalados na figura ocorreram nas direções (A ? B) nordeste, (B ? C) sul e (C ? D) oeste.
V- No deslocamento do ponto C para o D, na terceira hora da viagem, mais próximo do ponto do meio-dia, o Sol estava sob as costas, e quase a pino. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Adaptado de: <http://static.newworldencyclopedia.org/thumb/1/1a/Brosen_windrose.svg/600px-Brosen_windrose.svg.png>. Acesso em: 14 dez. 2015.
	
	 a)
	As sentenças II, III e V estão corretas.
	 b)
	As sentenças III, IV e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, IV e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
	8.
	Na visão de Karl Ritter, a Geografia é o estudo dos lugares, a busca pela individualidade destes e, assim, deveria estudar os arranjos individuais, bem como compará-los. Cada arranjo abarcaria um conjunto de elementos, representando uma totalidade, em que o ser humano seria o principal elemento. Ao preparar uma aula de Geografia tendo o ser humano como o centro do espaço geográfico estudado, o professor estará usando um dos princípios geográficos promovidos por Karl Ritter. Pensando no princípio de que o humano é, de certa forma, articulador e organizador do espaço geográfico, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Para enriquecer suas aulas, o professor solicita que os alunos confeccionem e exponham cartazes referente às diversas paisagens naturais brasileiras.
	 b)
	Na prova confeccionada de geografia, o professor elabora dez questões, tendo como base o Determinismo Geográfico.
	 c)
	O professor tenta por argumentos em uma aula expositiva, possibilitar o entendimento dos alunos, comentando que as catástrofes naturais são inevitáveis e assim solicita que façam uma pesquisa tendo como temática: Catástrofes e o determinismo da natureza.
	 d)
	Ao promover um debate no 5º ano do Ensino Fundamental, o professor, enquanto mediador do ensino e aprendizagem desenvolvida em sala de aula, solicita que os alunos em grupos de estudo deverão buscar argumentos na seguinte afirmativa: "O espaço no qual o homem está inserido sofre constantes mudanças, pois a evolução do ser humano se reflete no ambiente em que ele se encontra porque este modifica ou mantém as características presentes no local em que está."
	9.
	Um dos meios de comunicação que ocupa importante papel no processo de socialização é a televisão. Pelo fato de a escola não estar separada das demais instâncias da comunicação, e seus professores e alunos expectadores, a televisão é uma das mídias que pode ser utilizada como recurso didático pedagógico nas práticas de docência. Entretanto, ao mesmo tempo cabe ao professor desempenhar um papel crítico e reflexivo frente a esta tecnologia. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a postura correta do professor frente à mídia televisiva:
	 a)
	Deve influenciar os alunos na escolha dos programas, privilegiando as telenovelas e os programas infantis.
	 b)
	Precisa ser passivo e deixar que os alunos por si só decidam se a influência da mídia é positiva ou negativa em suas vidas.
	 c)
	Deve ser protagonista, ativo, criativo e estar preparado para mediar a cultura televisiva e as necessidades de desenvolvimento dos alunos.
	 d)
	Precisa estar preparado para criticar o uso da televisão, orientando os alunos a utilizarem outros meios para adquirir conhecimento.
	10.
	Devido aos impactos negativos da Segunda Guerra Mundial, principalmente sobre os países europeus, paralelamente à expansão do mundo socialista, e expansão do materialismo histórico como método de estudo e explicação das contradições espaciais, os geógrafos começaram a refletir a respeito da natureza da geografia. Desenvolveram-se outras correntes teórico-metodológicas para a geografia. Com relação à Geografia Radical ou Crítica, analise as afirmativas a seguir:
I- Rompeu com a geografia clássica e apresentou a Nova Geografia, trazendo grandes contribuições para o uso da estatística.
II- Passou a analisar as verdadeiras causas dos problemas sociais, sem se preocupar com a neutralidade da ciência geográfica.
III- Utilizou as concepções de Marx, no que diz respeito à sua análise sobre as relações do campo e das cidades e a vinculação da luta de classes.
IV- No Brasil, a renovação da geografia, com o advento da geografia crítica resultou em dois grupos de geógrafos: os geógrafos marxistas (mais críticos e radicais) e os que também fizeram outra geografia contribuindo para estudar e analisar aspectos socioeconômicos e ambientais do Brasil.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2014) Em seu texto de 1979, a Geografia serve para desvendar máscaras sociais, Ruy Moreira afirma que a "formação espacial é um conceito de totalidade que pode ajudar os geógrafos em sua tarefa de analisar as formas de organização das sociedades nos diferentes tempos da história. (...) O que propomos é a construção de uma teoria do espaço que se fundamenta em três categorias da totalidade, que são as três facetas de uma mesma realidade, todas orientadasno sentido do arranjo espacial: a formação econômico-social, o modo de produção e a formação espacial". A proposta do autor reforça e é condizente com a Geografia:
FONTE: MOREIRA, R. Pensar e Ser em Geografia. São Paulo: Contexto, 2007, p. 76.
	 a)
	Crítica.
	 b)
	Tradicional.
	 c)
	Aplicada.
	 d)
	Pós-moderna.
	12.
	(ENADE, 2011) Desde os primeiros meses de vida do ser humano, delineiam-se as impressões e percepções referentes ao domínio espacial, as quais se desenvolvem por intermédio de sua interação com o meio. A construção da noção de espaço em Geografia requer longa preparação e estímulo por parte do indivíduo. Trata-se de aprendizado que se inicia:
FONTE: ALMEIDA, R. Espaço geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 2002 (com adaptações).
	 a)
	Na escola, onde deve ocorrer a aprendizagem espacial organizada para a compreensão das formas pelas quais a sociedade constrói e organiza o seu espaço.
	 b)
	No trabalho da Geografia como ciência voltada para a análise da realidade social quanto à sua configuração espacial, social, política e sociológica.
	 c)
	Na análise geográfica da organização social do trabalho, que se faz por meio de um ato social e leva a transformações territoriais.
	 d)
	Na série adiantada do Ensino Fundamental, já que o professor dos anos iniciais pouco aprende em seu curso de formação sobre como levar o aluno a dominar conceitos espaciais.
Parte inferior do formulário

Continue navegando