Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de Caso - Sobral
APRENDIZADO – QUESTÕES ORIENTADORAS A resposta deve contemplar todas questões orientadoras. A norma culta corresponde 0,5 da nota de 4,0 pontos. 1. Os professores de Sobral uniram os conteúdos da BNCC às metodologias ativas para elaborarem o currículo do ensino fundamental do município. Em outros países, as metodologias ativas também são recorrentemente utilizadas na educação formal, um exemplo é a educação na Finlândia. Escolha uma metodologia ativa recorrentemente utilizada na Finlândia, explique-a em poucas palavras e reflita de que forma esta metodologia poderia ser utilizada (ou é utilizada) em escolas brasileiras. 2. De que forma as metodologias ativas auxiliam na elaboração do currículo escolar, de forma que este cumpra seu objetivo perante a BNCC: desenvolver as aprendizagens essenciais nos estudantes ao longo da educação básica? 3. Assim como os educadores de Sobral – CE se basearam na BNCC para desenvolver o novo currículo para o ensino de Ciências no município utilizando conceitos de Metodologias Ativas, quais práticas podem ser desenvolvidas na sua área de graduação para o Ensino Fundamental utilizando Metodologias Ativas e de acordo com os objetivos da BNCC. Indique 2 práticas e explique-as.
        Como exemplo de metodologia ativa recorrentemente utilizada na Finlândia, a qual, poderia também ser utilizada nas escolas brasileiras, temos a sala de aula invertida. Esta metodologia consiste em fazer com que os alunos entrem em contato com o conteúdo antecipadamente e posteriormente sanem suas duvidas em sala de aula com o professor. Assim os alunos questionam enquanto o professor estará ali como ponto de apoio para explicar as respostas. A “sala de aula invertida” não necessita de nada além da criatividade e interesse do professor e principalmente dos alunos para juntos desenvolverem um projeto para ser trabalhado dessa forma, criando assim a possibilidade de ser inserida nas salas de aula brasileiras sem demasiado esforço.
        As metodologias ativas auxiliam na elaboração do currículo escolar cumprindo seu objetivo perante a BNCC ao desenvolver projetos, tendo o professor como intermediador, que são capazes de nortear todos os conteúdos essenciais ao aprendizado. O projeto criará um problema “real” e os alunos iram atrás de sua solução, ou seja, antes de aprender um determinado conteúdo, como uma formula de física, os alunos vão conseguir vê-la sendo utilizada para sanar um problema real. Dessa forma, acaba-se desenvolvendo as aprendizagens essenciais nos estudantes ao longo da educação básica de uma forma mais interessante e participativa.
        Dentre as metodologias ativas que faria uso, estão a aprendizagem baseada em jogos, a qual consiste em fazer com que os alunos aprendam enquanto brincam. O aluno precisará lidar com um resultado desconhecido, vários caminhos para um único objetivo, a construção de um contexto do problema e a colaboração de outros jogadores (alunos). Utilizaria também a sala de aula invertida, onde o aluno tem o primeiro contato com determinado tema em casa através de estudos e pesquisas, e depois, em sala de aula, ele colocará em pratica com o intermédio do professor através de exercícios e projetos. Dessa forma é possível desenvolver um perfil crítico e investigativo.