Buscar

EBRADI Direito Penal e Processo Penal Aplicados - Módulo 03 - Tema 02: Procedimento do Inquérito Policial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Módulo 03: Investigação e Processo 
Tema 02: Procedimento do Inquérito Policial
Aula I: Notitia criminis e delatio criminis
Sobre a Notitia Criminis, responda:
A) A Delatio Criminis se confunde com a Notitia Criminis inqualificada? Justifique.
B) A Delatio Criminis ou a modalidade de cognição mediata são indispensáveis em quais casos?
C) Diferencie a Delatio Criminis da cognição imediata.
D) Diferencie a modalidade de cognição coercitiva da imediata.
RESPOSTA ESPERADA
A) Não. Notitia Criminis inqualificada se trata da denúncia anônima, não possui elementos suficientes para a instauração do inquérito policial, já a Delatio Criminis é a comunicação feita de maneira escrita ou verbal, por meio de qualquer pessoa do povo, independentemente de interesse pessoal.
B) Todos os casos em que o fato criminoso a ser investigado não seja de crime de ação penal pública incondicionada, em todos os demais há a necessidade da denúncia feita pelo ofendido ou seu representante.
C) Enquanto na Delatio Criminis a autoridade policial toma conhecimento do fato por meio do povo, na cognição imediata a autoridade policial toma conhecimento do fato em decorrência do exercício de sua atividade.
D) A cognição imediata pode ser feita por qualquer ato praticado pela autoridade policial, na cognição coercitiva isso ocorre somente por meio da prisão em flagrante.
A Notitia Criminis de cognição coercitiva ocorre quando:
Por meio da prisão em flagrante.
Aula II: Atividades iniciais da autoridade policial
Daniel, dono de propriedade rural mantinha uma plantação de melancias. Carlos, com o intuito de prejudicar Daniel, seu desafeto, abandona um de seus porcos em meio a plantação. O animal faminto se alimenta das melancias e pisoteia outras, causando prejuízo a Daniel.
Cleber, vizinho de Daniel, ao ver Carlos abandonando o animal na plantação, por meio de seu cargo de promotor de justiça, requer instauração do inquérito policial.
Carlos é instado a comparecer na delegacia para prestar depoimento na condição de investigado, possivelmente sendo indiciado. Razão pela qual lhe procura, advogado, para o acompanhar, narrando o ocorrido.
Na posição de advogado de Carlos, qual medida deve ser utilizada em benefício de Carlos?
Justifique.
RESPOSTA ESPERADA
No presente caso deve-se utilizar o remédio constitucional habeas corpus para que haja o trancamento do inquérito policial, baseando-se no fato de que o referido crime de introdução ou abandono de animais em propriedade alheia previsto no artigo 164 do Código Penal são de ação penal privada (artigo 167 do CP), portanto deve-se ter início o inquérito policial por meio de queixa do ofendido, não podendo o MP dar início ao inquérito por requerimento já que não é titular da ação penal.
Quanto ao inquérito policial, assinale a afirmativa INCORRETA.
Nos crimes de ação penal privada, não caberá instauração de inquérito policial, mas sim a lavratura de termo circunstanciado. 
Aula III: Investigação contra autoridade com prerrogativa de função
Daniel, funcionário da administração pública municipal, em cargo com prerrogativa de foro conforme Lei Estadual, após injusta provocação que o levou a agir sob violenta emoção, desferiu cinco disparos de arma de fogo contra Lorenzo, levando-o a óbito.
O Ministério Público denunciou Daniel por homicídio. Por conta da prerrogativa de foro garantida por seu cargo, este foi julgado pela Justiça Federal.
Daniel foi condenado a 19 anos e meio de reclusão.Na condição de advogado de Daniel, qual medida a ser tomada?
RESPOSTA ESPERADA
Interpor recurso de apelação alegando a nulidade da sentença por conflito de competência, tendo-se em vista a competência para julgar crimes contra a vida é do Tribunal do Júri, conforme o artigo 5º, XXXVIII da Constituição Federal de 1988. O reconhecimento da incompetência conduz à anulação de todos os atos decisórios proferidos nos autos, tais como a sentença, a decisão de saneamento e outros que julguem questões processuais relevantes.
A competência pela prerrogativa de função, em relação às pessoas que devam responder perante eles por crimes comuns e de responsabilidade, é atribuída a quem? Assinale a alternativa mais completa.
É atribuída ao Supremo Tribunal Federal, ao Superior Tribunal de Justiça, aos Tribunais Regionais Federais e Tribunais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal. 
Aula IV: Indiciamento, identidade criminal e prazos
Marco foi indiciado pelo crime de latrocínio. Ao ser convocado para um interrogatório, solicitou a presença de um advogado, o qual lhe foi negado sob a justificativa de o inquérito policial ser um procedimento inquisitório que não garante o contraditório e o delegado poder agir com discricionariedade.
Após o interrogatório, o silêncio do indiciado foi utilizado como motivo para a decretação da prisão temporária.
Na condição de advogado de Marco, qual medida a ser tomada?
RESPOSTA ESPERADA
No presente caso deve-se utilizar o remédio constitucional habeas corpus para que haja relaxamento da prisão temporária, sob a alegação de cerceamento de defesa e injusto motivo para a prisão pois conforme a CF/88, em seu 5.º, LXIII “o preso será informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistência da família e de advogado.”
Assinale a opção correta com referência ao inquérito policial.
No inquérito policial instaurado por requisição do Ministro da Justiça, objetivando a expulsão de estrangeiro, o contraditório é obrigatório.

Outros materiais