Buscar

Aquisição da Linguagem Oral e Escrita no Âmbito Escolar

Prévia do material em texto

AS DIFERENÇAS E AS SEMELHANÇAS ENTRE OS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ORAL E DA LINGUAGEM ESCRITA NO ÂMBITO ESCOLAR
LICENCIATURA EM LETRAS 
JOSIANE DA SILVA 
RIO NEGRO – PR
2020
O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E DA LINGUAGEM ESCRITA
QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE OS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ORAL E DA LINGUAGEM ESCRITA E SUA APLICAÇÃO NO ÂMBITO ESCOLAR?
JUSTIFICATIVA
O desenvolvimento da linguagem oral é um processo que ocorre muito antes do ingresso da criança na vida escolar. Esse fator poderia ser um aliado no processo de aprendizagem da escrita e da leitura, porém tendo em vista a imaturidade das crianças mediante as metodologias de ensino e o despreparo dos professores para sanarem tais problemas, o que se tem observado são alunos que não aprendem a ler e a escrever de maneira satisfatória, o que provoca um profundo desinteresse pelas aulas de língua portuguesa nos anos subsequentes.
OBJETIVOS
GERAL 
Compreender as diferenças e semelhanças entre os processos de aquisição da linguagem oral e da linguagem escrita e sua aplicação no âmbito escolar.
ESPECÍFICOS 
Reconhecer os grafemas (letras, sinais de pontuação e demais símbolos da escrita) e as palavras por ele compostas;
Identificar as dificuldades no ato de aquisição da linguagem escrita.
Verificar as dificuldades no ato de aquisição da linguagem escrita relacionadas com o processo de aprendizagem da linguagem oral ou a alguma dislexia.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Um grande fracasso vem ocorrendo em relação à língua portuguesa nas escolas devido ao desinteresse pela disciplina. Elege-se, então, à figura do professor como elemento mediador entre a cultura e a mente em processo de alfabetização dentro de um ambiente alfabetizador. (GODOY E., SENA L. A. G.O.,2012, p. 176). O nosso sistema de escrita é considerado alfabético e fonético e consiste na representação dos sons de determinada língua pelas letras de seu alfabeto. (GODOY E., DIAS. L. S., 2014, p. 108). Baseado nessa informação, o processo de alfabetização que se inicia nos primeiros anos escolares com o ensino do alfabeto e os sons respectivos de cada letra são os pré-requisitos para a aquisição da leitura e da escrita. O ato de ler e escrever implica um processo de decifração e de apropriação do sistema da escrita. (DEL RÉ A. et al.,2009, p.178).

Continue navegando