Buscar

Trabalho Escrito - Direito Civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conceito
A pessoa natural é detentora de direitos inerentes a sua personalidade, a sua condição de ser humano. Estes direitos estão a par dos direitos economicamente apreciáveis, não podemos avalia-los pecuniariamente, não fazem parte do chamado patrimônio, são extrapatrimoniais. A Constituição Federal assegurou em seu texto, dentre outros o direito à vida, à liberdade, à igualdade, à intimidade, à honra, numa referência meramente exemplificativa, pois tais direitos são inumeráveis, dinâmicos, variáveis no tempo e no espaço. E a simples não menção na Constituição ou no Código Civil não significa que não exista, ou que não esteja protegido legalmente. 
Características
São absolutos, mas porque podem ser opostos contra toda e qualquer pessoa ou instituição que queira lhe prejudicar ou diminuir (neste sentido, são oponíveis erga omnes); 
São intransmissíveis porque não podem ser transferidos de uma para outra pessoa, nascem e se extinguem com o seu titular (são dele inseparáveis); 
São indisponíveis, em regra (indisponibilidade relativa), porque estão fora do comércio (não possuem valor econômico); 
São irrenunciáveis, visto que a pessoa não pode renunciar um direito que é inerente a sua personalidade; 
São imprescritíveis uma vez que não se consomem com o passar do tempo, nascem com a pessoa e morrem com ela. 
Objetos do Direito da Personalidade
- Tutela Física
Sendo da natureza dos direitos da personalidade a indisponibilidade,
coerentemente, a lei veda a automutilação, sempre que não decorra de exigência médica.
A regra é que a disposição do próprio corpo é proibida, quando importar diminuição permanente da integridade física, ou contrariar os bons costumes. O direito ao próprio corpo inclui tanto a sua integralidade como as partes destacáveis e sobre os quais é exercido o direito de disposição.
A doação de órgãos é uma situação incentivada pelo Estado, pois tem como objetivo salvar vidas, deste modo ela é permitida na forma do parágrafo único do art.13 do CC.
Quando em vida a pessoa pode fazer a doação livremente, por vontade e escolha sua, desde que a pessoa beneficiada seja parente seu – situação que será investigada pelo Promotor de Justiça – e a doação não poderá ter qualquer valor pecuniário.
Quando a pessoa for juridicamente incapaz somente será possível a doação se houver anuência expressa de ambos os pais ou seu representante legal. Se a pessoa morta não for identificada, proibida está a remoção de órgãos e tecidos. 
Transgenitalização
Com relação ao art. 13, temos ainda, outra resolução da IV Jornada do Direito Civil, que é o enunciado 276: “O art. 13 do CC, ao permitir a disposição do próprio corpo por exigência médica, autoriza as cirurgias de transgenitalização, em conformidade com os procedimentos estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina, e a consequente alteração do prenome e do sexo no registro civil”. 
Esta cirurgia para a adequação do sexo realizada em transexuais se fundamenta legalmente no art. 5o, X da Constituição Federal. Neste artigo está incluso, dentre os direitos individuais, a inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas, e por este motivo é utilizado como fundamentação legal para este tipo de procedimento cirúrgico, pois se mostra claro e sem dúvidas, o constrangimento infligido as pessoas que se identificam como sendo de um sexo e aparentam ser de outro. 
- Tutela Mista ou Concomitante
A utilização do nome, palavra ou imagem da pessoa não pode ser
objeto de divulgação por qualquer meio, sem a devida autorização e sempre que nociva à honra, boa fama, respeitabilidade ou se destinarem a fins comerciais. No corpo do art. 20, o legislador protege: a) a produção intelectual; b) a honra; c) o interesse contra exploração comercial.
- Nome e Pseudônimo – (MARCIO)
- Tutela da Honra
Sem prejuízo de eventual enquadramento criminal, uma vez que ofensa à honra pode caracterizar os crimes de calúnia, injúria ou difamação, configura ilícito civil a hipótese do art. 17 em que, mediante publicações ou representações, o nome da pessoa é exposto ao ridículo. Tutela-se diretamente o nome e indiretamente a honra da pessoa atingida. Nos meios de comunicação, há periódicos que se alimentam do sensacionalismo, colocando em risco a fama alheia. Tais procedimentos, ainda que sem intuito difamatório, ensejam ação de reparação de danos morais.
- Tutela da Privacidade
A lei não proíbe o uso da imagem, tanto que não condiciona a sua
utilização inocente à prévia autorização. O que a lei visa é coibir o abuso, o uso indevido que provoque constrangimentos, ofensa à honra, boa fama e respeitabilidade.
FONTES: Curso de Direito Civil, Vol. 1, Paulo Nader, Editora Forense
Curso de Direito Civil 1, Washington de Barros Monteiro, 43ed.

Outros materiais