Buscar

AV1 DIDÁTICA (TODAS AS QUESTÕES RESPONDIDAS)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIDÁTICA
· ALTERNATIVAS EM LARANJA ESTÃO ERRADAS;
· ALTERNATIVAS EM AZUL CERTAS;
1. É impossível discutir a questão dos conteúdos, desvinculando-os dos outros elementos que compõem o currículo. Assim, os conteúdos devem, principalmente, estar relacionados:
	Alternativa b)
	A quem ensina e a quem se ensina.
2. Sobre a didática e seus desafios, analise as afirmativas abaixo e indique a alternativa correta.
	Alternativa d)
	A relação professor-aluno não constitui um desafio para a didática, pois não é um problema existente nas escolas brasileiras
3. Para Candau (2000), vem crescendo a consciência da necessidade de um caráter multicultural nas escolas. Daí decorre a importância da educação intercultural para a afirmação de sociedades democráticas e igualitárias. Todavia, a perspectiva de interculturalidade apresenta uma grande complexidade e não se limita a algumas práticas esporádicas. Nesse sentido, a autora defende que esse processo é:
	Alternativa b)
	Sempre inacabado, visando uma relação dialógica entre culturas e diferentes grupos socioculturais.
4. Com relação à temática da educação, identifique a alternativa correta.
	Alternativa d)
	Dizer que a educação é socialmente determinada significa dizer que a prática dos professores é sempre política.
5. Sobre interculturalidade e multiculturalidade, é correto afirmar que:
	Alternativa b)
	A escola apresenta um caráter monocultural, etnocêntrico, com tendência à homogeneização do currículo. Os autores que tratam do tema defendem um rompimento com esse modelo e uma proposta de implantação do multiculturalismo e/ou pluralismo cultural.
6. A palavra “didática” foi utilizada pela primeira vez em 1629, quando foram escritos os principais aforismos didáticos, por:
	Alternativa d)
	
	Comênio
7. Com relação à temática da didática, instrução e ensino, analise as afirmativas abaixo e identifique a alternativa correta.
	Alternativa c)
	A didática é a ciência que estuda o processo de ensino e aprendizagem.
8. Sobre os métodos de ensino, podemos afirmar:
	Alternativa c)
	Métodos de ensino são as ações do professor no sentido de organizar as atividades de ensino, a fim de que os alunos possam atingir os objetivos em relação a um conteúdo específico, tendo como resultado a assimilação dos conhecimentos e o desenvolvimento das capacidades cognitivas e operativas dos alunos.
9. Sobre a pesquisa na formação de professores, tendências pedagógicas críticas e liberais, analise as alternativas abaixo e identifique a correta:
	Alternativa a)
	A pesquisa é um elemento necessário na formação dos professores, pois desperta o espírito investigador do aluno que será docente e indica a importância da análise de sua prática. A formação dos professores tendo a pesquisa como mediadora possibilita que essa prática seja também efetivada na docência, em substituição à aula expositiva tradicional.
10. A redação dos objetivos de ensino deve respeitar regras específicas e retrata os resultados que se espera que o aluno alcance. Sobre esse assunto, analise as alternativas e identifique a correta.
	Alternativa a)
	Para redigir objetivos de ensino, devemos utilizar verbos que descrevam os comportamentos do aluno que deverão ser verificados ao final da instrução e que constituem os resultados da aprendizagem. Devemos evitar verbos referentes a estados não observáveis como adquirir, aprender, assimilar, saber, perceber etc., pois são verbos que não nos indicam exatamente o que esperamos do aluno ao final do processo e nem indicam os critérios a serem seguidos para a avaliação da aprendizagem.

Outros materiais