Buscar

Apol PRINCÍPIOS DO DIREITO PENAL TEORIA DO INJUSTO PENAL TEORIA DA AÇÃO nota 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Princípios do Direito Penal. Teoria do Injusto Penal. Teoria da Ação
O modelo pessoal de ação desenvolvido por ROXIN estabelece a definição de ação como um conceito capaz de abranger todo acontecimento atribuível ao centro de ação psíquico-espiritual do homem. (CIRINO DOS SANTOS, Juarez, Direito penal : parte geral - 7. ed, rev. atual. ampl. - Florianópolis, SC : Empório do Direito, 2017.)
O que significa o modelo pessoal de ação? Responda assinalando a alternativa correta, de acordo com os conceitos abordados durante a disciplina.
	A	ação personificada
	B	manifestação da personalidade
	C	ação personalizada
	D	ação individual
Questão 2/5 - Princípios do Direito Penal. Teoria do Injusto Penal. Teoria da Ação
A proibição de retroatividade da lei penal é o principal fundamento político do princípio da legalidade, regido pela fórmula lex praevia, que incide sobre a norma de conduta e sobre a sanção penal do tipo legal: Seja compreendendo os tipos legais, as justificações e as exculpações; seja no âmbito da sanção penal abrange as penas, os efeitos da condenação, as condições objetivas de punibilidade, as causas de extinção da punibilidade, os regimes de execução e todas as hipóteses de excarceração. A única exceção à proibição de retroatividade da lei penal é representada pelo princípio da lei penal mais benigna, igualmente previsto no art. 5º, XL, da Constituição da República. (CIRINO DOS SANTOS, Juarez, Direito penal : parte geral - 7. ed, rev. atual. ampl. - Florianópolis, SC : Empório do Direito, 2017.)
De acordo com os estudos realizados durante a disciplina e os conceitos abordados, verificou-se que a lei penal pode retroagir em qual situação? Assinale a alternativa correta:
	A	para punir o acusado
	B	para beneficiar o acusado
	C	em caso de penas leves
	D	em medidas de segurança detentivas
Questão 3/5 - Princípios do Direito Penal. Teoria do Injusto Penal. Teoria da Ação
O modelo social da ação, fundado por EBERHARD SCHMIDT e desenvolvido por JESCHECK, WESSELS e outros, é uma posição de compromisso entre os modelos causal e final de ação e, talvez por causa disso, parece ser a mais difundida teoria da ação humana assim como apresenta os maiores problemas de definição de conceitos e de uniformização de linguagem. (CIRINO DOS SANTOS, Juarez, Direito penal : parte geral - 7. ed, rev. atual. ampl. - Florianópolis, SC : Empório do Direito, 2017.)
De acordo com os estudos realizados durante a disciplina e os conceitos abordados, assinale a alternativa que completa corretamente a sentença abaixo:
 O modelo social de ação constitui ___________________.
	A	comportamento realizado no meio social
	B	comportamento relevante dominado pela vontade
	C comportamento humano dominado ou dominável pela vontade, dotado de relevância social
	D	comportamento humano dominado pela vontade
Questão 4/5 - Princípios do Direito Penal. Teoria do Injusto Penal. Teoria da Ação
Realize a leitura do trecho abaixo e responda o que se pede:
“Há uma relação entre o princípio da legalidade e o princípio da culpabilidade que pode ser assim definida: a) a culpabilidade fundamenta-se no conhecimento (real ou possível) do tipo de injusto, logo o princípio da culpabilidade pressupõe ou contém o princípio da legalidade, como definição escrita, prévia, estrita e certa do tipo de injusto; b) existe uma relação de dependência do princípio da culpabilidade em face do princípio da legalidade porque a culpabilidade pressupõe tipo de injusto (princípio da legalidade), mas o tipo de injusto não pressupõe culpabilidade: o juízo de culpabilidade não existe sem o tipo de injusto, mas o tipo de injusto pode existir sem o juízo de culpabilidade. Este princípio é o segundo mais importante instrumento de proteção individual no moderno Estado Democrático de Direito porque proíbe punir pessoas sem os requisitos do juízo de reprovação, segundo o estágio atual da teoria da culpabilidade, a saber: a) pessoas incapazes de saber o que fazem (inimputáveis); b) pessoas imputáveis que, realmente, não sabem o que fazem porque estão em situação de erro de proibição inevitável; c) pessoas imputáveis, com conhecimento da proibição do fato, mas sem o poder de não fazer o que fazem porque realizam o tipo de injusto em contextos de anormalidade definíveis como situações de exculpação.” (CIRINO DOS SANTOS, Juarez, Direito penal : parte geral - 7. ed, rev. atual. ampl. - Florianópolis, SC : Empório do Direito, 2017.)
Com base no texto e no conteúdo estudado, responda: o princípio da culpabilidade significa que_______________.
Assinale a alternativa que completa corretamente a sentença acima:
	A	não há pena sem tipicidade
	B	nenhuma pena sem culpabilidade
	C	não há pena sem condenação criminal
	D	nenhuma pena sem antijuridicidade
Questão 5/5 - Princípios do Direito Penal. Teoria do Injusto Penal. Teoria da Ação
O modelo negativo de ação, elaborado por HERZBERG, BEHRENDT e outros cuja aplicação sistemática mais notável parece ser a obra de HARRO OTTO, define o conceito de ação dentro da categoria do tipo de injusto, rejeitando definições ontológicas ou pré-jurídicas, como os modelos causal e final de ação. (CIRINO DOS SANTOS, Juarez, Direito penal : parte geral - 7. ed, rev. atual. ampl. - Florianópolis, SC : Empório do Direito, 2017.)
Segundo os estudos realizados durante a disciplina, como se pode definir o modelo negativo de ação? Responda de acordo com os conceitos abordados durante a disciplina.
	A	a evitação do resultado
	B	a não evitação do resultado
	C	a evitável não evitação do resultado, na posição de garantidor
	D 	a não evitável evitação do resultado, na posição de garantidor