Buscar

Avaliação Final Discursiva-Sociologia Rural E Urbana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	A cidade é um fenômeno histórico. Ao longo dos tempos, as sociedades humanas foram estabelecendo assentamentos fixos, que se tornaram o que podemos chamar de cidades. Hoje, é o modelo principal de aglomeração de pessoas. Elas são dotadas de uma densidade populacional e de uma divisão social grande. Do ponto de vista da sua inserção nos contextos econômicos e sociais, é possível uma divisão em quatro categorias modernas de grandes cidades. Disserte sobre essas classes de cidade na nossa época.
	Resposta Esperada:
Em geral essa classificação representa um tipo de hierarquia de inserção das cidades no mundo globalizado. As formas contemporâneas de perceber as cidades levam em consideração sua inserção global e nacional. Apesar das características das atuais cidades grandes serem comuns, elas conformam uma hierarquia entre cidades. Uma cidade global possui influência sobre as outras, indicando tendências, impactando o cenário de problemas e oportunidades de negócios. Em geral, concentram recursos, capitais e grandes instituições, muitas delas de caráter global, como as cidades de Londres, Nova Iorque ou Tóquio. A metrópole é um tipo de cidade que, relacionando-se com outras cidades do seu entorno, forma uma região metropolitana, isto é, uma área conurbada. Possuem um papel mais regional ou nacional. Podemos citar São Paulo, Porto Alegre e Curitiba. Uma megacidade tem acima de 10 milhões de habitantes, indicando as grandes cidades. Entretanto, nem toda megacidade é uma cidade global. Um exemplo disso são as grandes cidades indianas. A megalópole designa um tipo de aglomeração maior que a existente numa região metropolitana, quando duas ou mais grandes cidades têm suas dinâmicas socioespaciais aproximadas, como o caso de São Paulo e do Rio de Janeiro.
	2.
	O Estado é uma instituição que contribui para organizar a vida em sociedade, para promover justiça e direitos iguais a todos. Uma das principais atribuições do Estado é promover o bem comum. Disserte sobre o que o Estado pode fazer para promover o bem comum no espaço urbano.
	Resposta Esperada:
O Estado pode melhorar as condições de vida dos moradores urbanos de forma equivalente, ou seja, pode cuidar, através de políticas públicas, de providenciar infraestrutura, como água, luz e esgoto, em todos os bairros e não apenas nos bairros ricos. Pode realizar o calçamento de ruas, construção de praças, policiamento, construção de casas e outras. Há ainda o caráter universal do bem comum, que diz respeito à promoção do respeito e dos direitos humanos. Dessa maneira, o Estado deve se comprometer com o cumprimento dos direitos e deveres de cada cidadão.

Continue navegando