Buscar

Questões Trabalhistas: Dispensa por Justa Causa e Verbas Rescisórias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

JULIANE CLAUDIA BONETTO
 RGM: 023.9167
Com base nos conhecimentos adquiridos nessa aula, vamos responder as questões abaixo, de acordo com o enunciado. 
1. LUCIA, empregada da empresa “ALFA”, estando atolada em dívidas, informou levianamente a seu superior hierárquico que havia mudado de residência, apresentando novo comprovante falso, visando receber maiores vantagens a título de vale-transporte. A empresa “ALFA” descobriu a atitude de sua empregada e resolveu rescindir o seu contrato de trabalho por justa causa. Nesse caso, qual o fundamento deverá ser utilizado pela empresa para lastrear a dispensa? Explique.
O fundamento que deve ser utilizado é o ato da improbidade administrativa que é empregado quando há desonestidade e deslealdade, que provoca risco ou prejuízo à integridade patrimonial do empregador ou de terceiro, com o objetivo de alcançar vantagem para sí ou para outrem, como fraude ou má fé do obreiro. 
2. Um empregado ajuizou reclamatória trabalhista contra sua empregadora, alegando, em suma, que fora demitido por justa causa, deixando de receber as verbas rescisórias devidas. O reclamante ingressou com a ação, pleiteando o afastamento da justa causa e o pagamento das verbas rescisórias. Por sua vez, a reclamada apresentou sua tese defensiva, alegando que a demissão ocorreu por justa causa em razão de o reclamante ter agredido seu superior hierárquico. Quando do julgamento do feito, o juiz reconheceu que tanto o reclamante quanto a reclamada participaram do evento que determinou o fim do contrato com igual culpa, ou seja, com culpa recíproca. Nesse caso, como deverão ser pagas as verbas rescisórias ao empregado, inclusive o FGTS? Fundamente sua resposta.
Nesse caso, o empregado terá direito a 100% do saldo de salario e das férias vencidas + 1/3 e 50% do aviso prévio, do decimo terceiro dsalario e das férias proporcionais +1/3, além de 20% do FGTS.
�
ATIVIDADES
�
Preciso mandar minha atividade!
ATENÇÃO:
As respostas deverão ser enviadas por intermédio do Portfólio da plataforma UNIGRAN NET dentro do prazo assinalado, sob pena de não serem consideradas.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: jkrewer@unigran.br;

Continue navegando