Buscar

AD1 Questões Étnicas e de Gênero QEG 2020 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
Avaliação à Distância (AD1) 2020.1
Disciplina: Questões Étnicas e de Gênero
Coordenadora(o): Maria Alice Rezende Gonçalves
Aluno(a): 
Matrícula: Polo: 
 
1) A cultura é a lente através da qual o ser humano vê o mundo (Valor: 1,0 ponto)
 ( X ) certo ( ) errado
2) Este autor considerava cultura como um fenômeno natural. A diversidade cultural presente na espécie humana era explicada como resultado da desigualdade dos estágios existentes no processo de evolução. Sendo assim, todas as culturas deveriam passar pelas mesmas etapas de evolução. (Valor: 1,0 ponto)
 ( ) Charles R. Darwin
 ( ) Franz Boas
 ( X ) E. Tylor
 ( ) Clifford Geertz
3) Por determinismo biológico, entendemos a influência, o condicionamento genético ou biológico na produção da cultura. Os grupamentos humanos teriam capacidades inatas que explicariam a diversidade cultural. (Valor: 1,0 ponto)
( X ) certo ( ) errado
4) Sobre a formação do povo brasileiro podemos afirmar que: (Valor: 1,0 ponto)
I) foi constituída por populações originárias de diferentes continentes do planeta, além das populações nativas. 
II) possui forte hierarquização entre seus grupos formadores quanto a questões culturais, estéticas, intelectuais e morais
III) A imigração foi um projeto que visou contribuir para o fortalecimento da economia nacional, tendo nenhuma, ou muito pouca influência de teorias racialistas do final do século XIX e início do XX. 
IV) Acreditava-se que a miscigenação do europeu com negros e indígenas; ou a simples presença de europeus no país, afastaria os traços negróides e indígenas que predominavam entre as populações brasileiras. Essa miscigenação seria feita basicamente através dos homens brancos com mulheres não brancas. 
( ) I e III estão corretas
( ) III e IV estão incorretas
( X ) I, II e IV estão corretas
( ) todas estão corretas
5) Na aula 3 encontramos a seguinte passagem: “Somente com a REVOLUÇÃO DE 1930, e com suas idéias de um Brasil moderno é que um novo projeto de autenticidade nacional passou a ser implementado. É neste contexto, iniciado na década de 1920, que os nossos traços mestiços assumem um caráter nacional, ligado a um projeto intencional e modernizador de nossas elites com a participação de vários segmentos de nossa sociedade.” Explique qual seria esse projeto modernizador e autêntico vinculando-o as questões raciais postas naquele período histórico (Valor: 3,0 pontos).
Resposta: A Revolução de 1930 foi o primeiro movimento armado com características nacionais da história do país, dando início a chamada Era Vargas. Assim, houve avanços e recuos nos direitos sociais e civis, ressignificando a cidadania brasileira, juntamente com o processo de industrialização. 
Através da Revolução, houve a criação do ministério do trabalho, da CLT, a regulação do trabalho feminino, a criação da Justiça Eleitoral, dentre outros.
Dando continuidade ao processo iniciado em 1920, com destaque a Semana de Arte Moderna de 1922, o mestiço passou a receber um caráter nacional. Deste modo, o projeto modernizador e autêntico deste período tinha a intenção de compreender a formação do povo brasileiro que é fruto da miscigenação de diversos povos e na consolidação da língua portuguesa em todo o território brasileiro. Com isso, deu-se um novo olhar a população afro-brasileira no país, valorizando as influências no idioma, costumes, na cultura e na religião.
6) Compare o sistema brasileiro de classificação de cor com o sistema americano, destacando os principais critérios utilizados por cada um deles. (Valor: 3,0 pontos)
Resposta: O sistema americano de classificação de cor se baseia na ancestralidade do indivíduo, apenas a cor da pele que o mesmo apresenta não é o suficiente para determinar sua classificação. Assim, para ser considerado negro, por exemplo, o indivíduo deve possuir descendência de africanos. Esse critério é denominado de regra de uma gota de sangue e não se aplica para outras minorias, o que torna a sociedade dos Estados Unidos bi racial.
Já o sistema brasileiro de classificação de cor se baseia principalmente na aparência física (no fenótipo) e se divide em três sistemas classificatórios, sendo:
· o sistema classificatório dos censos – onde as categorias utilizadas se alteram com base nas ideologias e demandas sócio-políticas da época. Assim, existiram no decorrer dos anos diversas classificações, como: branco, preto, pardo, mestiço, caboclo, amarelo e indígena;
· o sistema classificatório popular – sistema múltiplo e crescente que conta com pelo menos 135 cores diferentes em que os cidadãos brasileiros podem se auto atribuir;
· o sistema classificatório do movimento negro, da academia e da mídia – é um sistema dual no qual os indivíduos são classificados como brancos e negros (agregando pretos e pardos) ou brancos e não-brancos
Referências Bibliográficas:
Modelo de política racial americano não serve ao Brasil. Consultor Jurídico. Disponível em: <https://www.conjur.com.br/2007-jul-10/modelo_politica_racial_americano_nao_serve_brasil?pagina=9>. Acesso em: 13 fev. 2020.

Outros materiais