Buscar

pim 2020

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA
SEPI – SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO
MARJORIE RITA DE CASSIA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR EMPRESA (CONSTRUTORA ALBUQUERQUE)
Rio Branco acre 2020
 (
10
)
MARJORIE RITA DE CASSIA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR EMPRESA (CONSTRUTORA ALBUQUERQUE)
Projeto Integrado Multidisciplinar, como quesito obtenção da nota do curso de Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Paulista-UNIP.
Rio Branco acre 2020
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	4
1 EMPRESA	5
2 AREA DE ATUAÇÃO DE SEGURANÇA DO TRABALHO	5
3 PESQUISA BIBLIOGRAFICA	6
4 LEGISLAÇÃO E NORMAS TECNICAS EM SEGURANÇA DO TRABALHO	6
MATEMATICA APLICADA	7
ECONOMIA E MERCADO	8
CONSIDERAÇÕES FINAIS	9
REFERENCIAS	10
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo, trazer as disciplinas desse semestre de Recursos humanos, para assim desenvolver em um formato de projeto cada disciplina com a atuação das mesmas na empresa.
O dimensionamento do SESMT varia de acordo com o porte da empresa – número de trabalhadores que possua e o grau de risco oferecido pela atividade desenvolvida. A composição da equipe do SESMT pode variar, mas Técnico de Segurança do Trabalho é a categoria que sempre se faz presente. A equipe completa do SESMT pode ser composta ainda por médico e enfermeiro do trabalho, auxiliar de enfermagem, engenheiro de segurança do trabalho (BRASIL, 1978, 1987).
Sendo assim o objetivo geral deste trabalho e desenvolver meios de técnicas desenvolvidas pelo profissional de segurança no trabalho, mostrando de forma sucinta meios e métodos de trabalhar tanto nas empresas de pequeno porte como de médio grande porte, as matérias relacionadas nos trazem várias situações a qual o técnico de segurança no trabalho deve estar atento, para que o mesmo venha saber distinguir o momento de sua ação dentro da empresa.
As analises realizadas ao longo da pesquisa, foram observadas a importância de uma empresa quando trabalha regular, preservando a vida dos trabalhadores, ao longo da leitura nota-se que a importância no meio dos trabalhadores, e importante a equipe funcionar de forma multidisciplinar, pois a mesma garante responsabilizar pelas vidas de muitos.
Portanto podemos ver no decorrer deste trabalho as ações desenvolvidas pelo responsável da segurança do trabalhador.
1 EMPRESA
O presente trabalho foi realizado na cidade de Rio Branco, com uma população aproximada de 377.057 mil habitantes (IBGE, 2015). A empresa construtora e incorporadora estudada é uma das construtoras com a performance na cidade o ramo de atuação e na construção civil, sendo uma das mais antigas da cidade, com quase três décadas de experiência. Atua no planejamento e desenvolvimento de edificações residenciais e comerciais e está no mercado desde 1980. Seus empreendimentos estão localizados no centro da cidade e são direcionados aos segmentos de classe média e classe médio-alta da população, tais como profissionais liberais, funcionários públicos, empresários e comerciantes, com renda mensal entre 300 salários mínimos. A empresa já produziu 790 unidades habitacionais, com área equivalente a 60.000 m². O seu quadro funcional é composto por, aproximadamente, quase 150 funcionários exercendo funções técnicas, administrativas e operacionais no canteiro de obras. A mesma atua no ramo de construção de prédios e residências.
2 AREA DE ATUAÇÃO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
O assistente técnico de garantia no trabalho tem vários cargos dentro de uma empresa, uma das várias prestezas e examinar locais, acomodações e equipamentos da empresa, observando as condições de trabalho, para motivar fatores e riscos de acidentes; ela também nos traz normas e ampliadores de segurança, sugerindo acidentais modificações nos aparelhamentos e instalações e verificando sua observância, para prevenção de acidentes.
Podemos ver que o material de segurança do trabalhador na sua atuação, na empresa a qual foi realizada a pesquisa e uma empresa a qual precisa de ter uma atenção e cuidados com o trabalhador para que o mesmo não venha sofrer danos físicos e mentais.
Examina acidentes sucedidos, avaliando as condições do acontecimento, para identificar suas causas e propor as providências oportunas;
Ensinar os funcionários da empresa sobre regras de segurança, combate a incêndios e demais medidas de cautela de acidentes, fornecendo cursos e treinamento, para que possam agir acertadamente em casos de emergência;
Informa nas reuniões sobre segurança do trabalho, fornecendo dados relativos ao assunto, oferecendo sugestões e ponderando a viabilidade de medidas de segurança propostas, para aperfeiçoar o sistema já existente.
E importante entender que o trabalho quando ele e exercido sem o devido cuidado a empresa e punida por atuações que estão nas leis dos trabalhadores por isso e muito importantes os devidos cuidados.
Registro correto da empresa nos departamentos públicos pertinentes (inscrição estadual, junta comercial, prefeitura etc.);
· Autoridade adequada de informações do empreendimento;
· Consegue ver as normas regulamentadoras relacionadas à rapidez da empresa e a seu cumprimento;
· Controla adequação dos apontamentos e registros dos empregados
; •pertinências de atividades funcionais;
· Aditivo ou a jornada de trabalho;
· Inquietação dos empregados com o acolhimento aos artifícios e protocolos de segurança verificada pela empresa em seus múltiplos âmbitos e atividades laborais, em atendimento à legislação vigorante;
Controle das NRs, conforme estabelecido pelas normas que são regulamentadas.
3 PESQUISA BIBLIOGRAFICA
Inicialmente, a engenharia era dividida entre os militares e os civis, mas, com o passar dos anos, esta divisão perdeu seu efeito, passando-se a utilizar o termo construção civil para tudo o que submerge o trabalho de condutores.
4 LEGISLAÇÃO E NORMAS TECNICAS EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Normas Regulamentadoras (NRs) São normas que regulamentam e orientam os procedimentos obrigatórios relativos à segurança e à medicina do trabalho no Brasil. São aprovadas pela Portaria nº. 3.214, do Ministério do Trabalho e Emprego, de 08 de junho de 1978. Atualmente, temos 36 NRs aprovadas e publicadas.
.
CONCEITO E PRINCÍPIOS DIREITO DO TRABALHO
É um conjunto de princípios, de regras e de instituições atinentes à relação de trabalho subordinado e a situações análogas, visando assegurar melhores condições de trabalho e sociais ao trabalhador, de acordo com as medidas de proteção que lhe são destinadas. (MARTINS, 2011). Os princípios do direito do trabalho, segundo FUHER (2002a), são:
Independente da hierarquia, sempre a mais benéfica ao trabalhador. Na elaboração de uma norma, o legislador sempre deve buscar a melhoria das condições do empregado e, na interpretação, sempre deve buscar a norma que melhor se acomode ao interesse do trabalhador. 3. Irrenunciabilidade dos direitos trabalhistas – o empregado não pode renunciar aos seus direitos sob pena de serem considerados nulos os atos.
Exemplo O contrato de trabalho previa o recebimento de equipamento de proteção individual (EPI) por parte do trabalhador, mas, na realidade, o empregador nunca entregou o equipamento de proteção. 5. Continuidade da relação empregatícia – o contrato de trabalho é por prazo indeterminado, salvo prova em contrário.
5 MATEMATICA APLICADA
A empresa utiliza a matemática na aplicação de e laboração da quantidade de produtos para a venda, levando em consideração o método da demanda e da oferta de mercado, para a elaboração de seu preço de venda/quantidade de equilíbrio, e para mensuração de seus custos/despesas totais. Já a matemática aplicada a o ponto de nivelamento e para o lucro total é mais utilizada pela empresa pesquisado
Qual a forma de comunicação interna e externa da organização (internet, intranet, extranet)?
Utilização do MS Word na elaboração do trabalho escrito.
· Utilização do MS Excel na construção dos gráficos de matemática, assim como para as planilhas, gráficos etc.
· Outras ferramentas da área de informática que a empresautiliza para gerenciar suas informações.
6 ECONOMIA E MERCADO
Economia e Mercado pesquisar sobre a atividade econômica da empresa escolhida junto ao panorama nacional e mundial, posicionando a participação da empresa neste cenário:
· ver as principais características deste negócio;
· pesquisar sobre a sua informação ativa na moderação local e em outras esferas do comércio;
· mercado universal;
· exigências de certificações para atuar nestes mercados;
· perfil dos concorrentes
Portanto, nesta perspectiva podemos observar um bom desenvolvimento nesta empresa a que tem se destacado no mercado de trabalho, sendo assim a referida empresa vem se destacando neste ramo, pois a mesma visa seu crescimento diante destas colocações a segurança do trabalho tem sido de forma equiparada das demais uma solução pra ampliações de amplos negócios.
7 CONSIDERAÇÕES FINAIS
O presente trabalho teve com finalidade trazer o funcionamento da construtora Albuquerque, sendo esta uma empresa com crescimento funcional elevado, a mesma e conhecida na cidade de rio branco prestando serviço de qualidade para a comunidade, trabalhando de forma que o sistema de técnicas de segurança do trabalho possa ser bem visto e executado pelas mesma, e importante perceber a importância da segurança bem assim como suas normas, Para finalizarmos a pesquisa realizada, lembramos que no âmbito do Direito do Trabalho vigora o princípio proteção suficiente econômico (o trabalhador), que, em uma de suas vertentes, traz a regra da norma mais favorável, não se aplicando a estrutura piramidal rígida de hierarquia das normas, isto porque, em havendo conflito entre normas trabalhistas de hierarquias diferentes será aplicada ao caso concreto aquela que for mais benéfica ao trabalhador.
8 REFERENCIAS
.
BRASIL. Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943. Aprova a Consolidação das Leis do trabalho. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 9 ago. 1943. Disponível em: Acesso em: 20 Abril. 2018.
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Secretaria de Inspeção do Trabalho. Portaria nº 3.214, de 8 de junho de 1978. Aprova as Normas Regulamentadoras – NR – do Capítulo V, Título II, da Consolidação das Leis do Trabalho relativas à Segurança e Medicina do Trabalho. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 6 jul. 1978. Suplemento. 20 abril. 2018.
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Secretaria de Segurança e Medicina do Trabalho. Portaria nº 33, de 27 de outubro de 1983. Altera o Capítulo V, Título II, da Consolidação das Leis do trabalho relativas à Segurança e Medicina do Trabalho. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 31 out. 1983. p. 18338-183349. 20 Abril.2018.
MARTINS, Sérgio Pinto. CLT: legislação previdenciária e legislação complementar. São Paulo: Atlas, 2012.
PATRICIO, Renato Pickler. Adequação do firma para gerenciamento de riscos em obra de infraestrutura, após a aplicação da análise preliminar de risco na execução de muro de Gabião. 2013. 66f. Monografia (Curso de Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
SILVA, Marco A. D. da. Saúde e qualidade de vida no trabalho. São Paulo: Best Seller, 1993.

Continue navegando