Buscar

TRABALHO QUARTO SEMESTRE

Prévia do material em texto

PAGE 
SUMÁRIO
31
INTRODUÇÃO
42
DESENVOLVIMENTO
93
CONCLUSÃO
10REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância da arte e da literatura no cotidiano escolar, como de uma maneira peculiar elas transmitem desenvolvimento nas emoções e sentimentos, pois elas não estão voltadas somente a pinturas e livros, é mais que isso.
O objetivo do trabalho e mostrar que tanto a arte e tanto a literatura tem varias funções no desenvolvimento do aluno, como expressar suas emoções, desenvolver a criatividade, estimular a escrita, estimular a imaginação, aguçar a percepção, e vários outros desenvolvimentos que possibilita o aluno ao crescimento.
Por fim entender a importância de planejar uma proposta didática, como é fundamental para que o ensino atinja êxito, com aulas planejadas e organizadas, que possibilitam o interesse do aluno.
.
2 DESENVOLVIMENTO
A arte é uma forma de o ser humano proclamar a sua criatividade para expressar sentimentos e emoções por meio de suportes e linguagens variados para encontrar o seu lugar, a arte é uma área do conhecimento que apresenta conteúdos em artes visuais, música, teatro e dança, com objetivos e referências conceituais e metodológicas. Essa área deve contribuir para a formação artística e estética do indivíduo ao articular o próprio repertório cultural com o repertório de outras culturas. 
 A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) estabelece que a educação infantil seja a primeira etapa da educação básica, nesse ambiente as crianças devem ter acesso a conhecimentos da realidade social e cultural que garantam seu desenvolvimento integral, as crianças em seu pleno desenvolvimento podem, por meio do processo de ensino e aprendizagem de arte e suas linguagens, comunicar-se e expressar-se atribuindo sentido a sensações, sentimentos e pensamentos.
Para desenvolver um trabalho de ensino e aprendizagem na linguagem de artes, é necessário atentar-se quanto às peculiaridades e esquemas de conhecimento da criança de cada faixa etária e grau de desenvolvimento, de forma a integrar os diversos níveis de processo cognitivo, tais como: cognição, sensibilidade, percepção, imaginação e reflexão, assim, desde bem pequenas as crianças vão desenvolvendo um percurso próprio, traduzido em signos e símbolos que são decodificados por elas mesmas.
O desenho infantil é tão importante quanto o gesto e a fala, ele é a primeira escrita da criança, no fazer artístico da criança, o desenvolvimento do desenho se apresenta com grande destaque, por ser a base para a construção das demais linguagens visuais, como pintura, modelagem, colagem e construção tridimensional.
A música é uma linguagem da arte que expressa emoções, sentimentos e pensamentos, sendo encontrado em todas as culturas nas diversas formas de manifestações, o ensino na educação infantil, por muitas vezes, esteve atrelado a objetivos fora do seu contexto, como a formação de hábitos, atitudes e comportamentos; a realização de festas referentes ao calendário de eventos do ano letivo; a memorização de conteúdos utilizados em canções.
As artes visuais estão presentes no cotidiano da educação infantil ao desenhar, pintar, modelar e rabiscar, as artes visuais se apresentam como uma linguagem com estrutura e características próprias que envolvem a abordagem triangular ao articular os três eixos da sua aprendizagem: o fazer artístico, a apreciação e a reflexão, além das formas mais conhecidas, como pintura, escultura, desenho, gravura, arquitetura, artefato, desenho industrial, incluem também outras modalidades que envolvem a tecnologia e as transformações estéticas na área da visualidade, tais como fotografia, artes gráficas, cinema, televisão, vídeo, computação e desempenho.
 Em dança, os temas devem favorecer a pesquisa de movimentos, de estímulos rítmicos, de criação e repetição de movimentos de acordo com o desenvolvimento do aluno, em música, a aprendizagem passa pela oportunidade de os alunos participarem ativamente das aulas como ouvintes, intérpretes, compositores e improvisadores, a proposta de ensino deve considerar a diversidade cultural e abrir espaço para os alunos também trazerem o seu repertório para apreciar, contextualizar e produzir nessa área.
 As propostas em teatro devem compreender essa atividade como um processo de socialização e convivência democrática e uma atividade artística com organizações estéticas que viabilizem a crítica, a apreciação e a experiência na área, com o acesso do aluno à literatura especializada, aos vídeos, às atividades de teatro de sua comunidade. 
O ensino de arte deverá organizar-se de forma que, ao finalizar o ensino o aluno alcance objetivos que o tornem capaz de: expressar e comunicar-se em arte ao articular a percepção, reflexão e fruição das produções artísticas; interagir com materiais, instrumentos e procedimentos nas diversas linguagens da arte; respeitar a própria produção, a dos colegas, assim como as produções do passado e do presente.
A literatura infantil também é fonte importante de informação que contribui para o desenvolvimento da criança, pois os livros de histórias são de vital importância durante a infância, já que todas as crianças possuem necessidade de imaginar, criar histórias e entrar no mundo da fantasia, quando apresentada à criança desde cedo, a literatura colabora para a socialização entre indivíduos e para a formação de um leitor ativo, que tem possibilidade de ampliar a sua visão de mundo, a leitura, a escrita, as cantigas de ninar, as brincadeiras de roda e a contação de histórias são as várias formas de transmitir a literatura infantil, ela promove a interação e instiga a imaginação da criança, importante para a sua formação, uma vez que escutar histórias é o início da aprendizagem para ser leitor e ter um caminho de descobertas e de compreensão do mundo.
A criança, primeiramente, escuta a história lida pelo adulto, depois percebe o livro como um objeto que ela pode tocar ver e tentar compreender as imagens, ampliando gradativamente sua compreensão até se tornar um leitor autônomo, ela se une aos personagens da história e consegue viver os enredos e sentir-se no ambiente em que os eventos narrados acontecem ao mesmo tempo em que percebem que as histórias infantis acontecem no mundo do faz de conta e começam a manifestar seu senso crítico, despertando, nesse caminho, para uma aprendizagem mais lúdica e prazerosa.
Dessa maneira as possibilidades que o uso da Literatura Infantil pode colaborar no processo de alfabetização são linhas norteadoras que podem e devem estar presentes no cotidiano escolar das crianças desde muito cedo, Deve-se lembrar que a partir do momento que a criança entra em contato oral com o universo literário já inicia o desenvolvimento das habilidades que a tornarão um leitor eficiente.
A arte e a literatura são elementos constantemente presentes na vida escolar, entender a relevância deles pode auxiliar no desenvolvimento da criança, tanto a arte quanto a literatura tem um papel fundamental para o desenvolvimento do aluno, interagem na formação do aluno por si próprias realizando o processo de transformação interior, assim naturalmente o aluno vai formando em si conceitos, significados real no mundo da fantasia, moldando caráter, e à medida que isso ocorre o processo de aprendizado surge efeitos positivos formando um aluno em seu sentido mais amplo como ser humano.
Proposta didática 
Escola: Construindo o Futuro
Turma: 2 ano ensino fundamental 
Carga horária: 5 dias, 1 hora aula por dia totalizando 5 horas/ aula.
Conteúdo: Historia do surgimento da arte, as 4 linguagens artísticas (Artes visuais, dança, musica, teatro), o aluno como representante da arte.
Objetivos: Introduzir a historia da arte, proporcionar a vivencia com a arte, artistas, historia matérias, instrumentos, procedimentos variados em artes, fazer com que o aluno conheça a história e suas linguagens sobre a arte e desenvolva sua própria produção.
Procedimentos metodológicos:Propor aulas participativas, atividades que favoreça a aproximação dos conhecimentos desenvolvidos através de pesquisas, diversificar-se alterar-se em função das atividades.
Recurso didático: Vídeos, fotografias, histórias, CDS, livros, papel, pinturas, lápis de cor, giz de cera, tintas, cartolinas.
Desenvolvimento das aulas: Projeto introdução da arte
Aula 1: Historia do surgimento da arte
Etapa da aula: A aula começara com a explicação de como surgiu a arte, como ela é importante e significativa no ambiente escolar, apresentar aos alunos fotos das primeiras manifestações da arte, depois da explicação, elaborar com os alunos um painel na parede feito com cartolinas onde cada aluno possa reproduzir as imagens vistas em sala, e fazer suas próprias, criando assim suas próprias artes.
Material para aula: fotos, cartolina, giz de cera, lápis.
Avaliação da aula: será avaliado o entendimento do conteúdo ministrado.
 Aula 2: Artes visuais
Etapa da aula: A aula começara com a explicação o que é artes visuais, como possibilitara. O aluno a explorar múltiplas culturas visuais, explicando suas formas, como: cerâmica, desenho, pintura, gravura, artesanato, fotografia, vídeo, filme, arquitetura, levar o aluno a entender sobre criatividade como eles são capazes de criar obras de arte com suas próprias mãos. No final da explicação será disponibilizado matérias onde os alunos poderão criar suas próprias obras de arte
Material para aula: tinta, cartolina, pincel, giz de cera.
Avaliação da aula: será avaliada a criatividade dos trabalhos.
Aula 3: Dança
Etapa da aula: A aula começara com um convite para ouvirem uma musica animada, estimularei que quiser dançar, se sentir a vontade, ao final da musica farei a explicação da importância da dança na arte como ela contribui com o desenvolvimento do corpo, permitindo nova visão do mundo. Mostrarei um vídeo com apresentação de grupos de dança. Dividir a sala em quatro grupos e cada grupo apresentar uma musica que representa a dança.
Material para aula: vídeo, cd.
Avaliação da aula: será avaliada a participação dos grupos.
Aula 4: Música
Etapa da aula: A aula começara com a explicação de como a musica é a expressão artística que se materializa por meios de sons e como ela ganha significado, existem vários tipos de sons que será apresentado ao alunos, que possibilitara a vivência com a musica, depois da explicação os alunos se dividirão em duplas e escolherão uma musica para se apresentar.
Material para aula: som, cd.
Avaliação da aula: será avaliada a participação das duplas, sempre olhando a individualidade de cada aluno.
Aula 5: Teatro
Etapa da aula: A aula começara com a explicação da importância do teatro, de como ele possibilita a troca de experiências entre os alunos, como aprimora percepção, estética, imaginação, consciência corporal, memoria, reflexão, e a emoção. Será dividida a turma em dois grupos eles irão elaborar uma cena de teatro onde farão a apresentação em sala para os colegas.
Material para aula: criatividade do aluno.
Avaliação da aula: será avaliada a participação dos grupos, respeitando cada individualidade de cada aluno.
3 CONCLUSÃO 
Conclui- se que a arte e a literatura no cotidiano escolar não só ajuda o aluno a obter habilidades motoras, e aprender a ler, como também elas possibilitam ao aluno a conhecer os seus potenciais os ajudando a expressar sentimentos, elas permitem que o aluno percorra conhecimentos sobre relação com o mundo.
Precisamos compreender que a arte e a literatura não estão dissociadas da vida, não é algo ou objeto de estudo distante, e a representação da vida, do espaço, do corpo e das mudanças.
Por fim vale destacar que um roteiro didático bem elaborado pelo professor possibilita ao aluno a compreensão em seu processo de ensino e aprendizagem, fazendo com que ele tenha visão do mundo.
REFERÊNCIAS
LUCIANA SILVA BATALHA, TATIANE MOTA SANTOS JARDIM, TATIANA DOS SANTOS, Educação e artes. 2. Ed, Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Arte 4.1.2 http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em 17 de fevereiro de 2020.
TATIANA GOMES DOS SANTOS, Letramentos e alfabetização. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional, S.A, 2018.
Sistema de Ensino Presencial Conectado
Pedagogia
Rhandria Gomes da cruz
Cultura e à arte no cotidiano escolar
Goiânia
2020
rhandria gomes da cruz
cultura e à arte no cotidiano escolar
Trabalho apresentado ao curso de pedagogia à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Educação e Artes, Letramentos e Alfabetização, Literatura Infantojuvenil, Ludicidade e Educação, Praticas Pedagógicas em Pedagogia: Pratica de alfabetização e letramento, Educação Ambiental, Estágio Curricular em Pedagogia I: Educação infantil.
Orientadores: Tatiane Mota Santos Jardim, Mari Clair Moro Nascimento, Andressa Aparecida Lopes, Natalia da Silva Bugaça, Luciane Guimaraes Bastitella Bianchini.
Goiânia
2020

Mais conteúdos dessa disciplina