Buscar

1 APOL DO SECULO XIX

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - História, Política, Economia e Cultura no Século XIX
Leia a citação: 
“Depois da explosão do Renascimento, o século das Luzes foi um momento capital na história do pensamento europeu. A grande dialógica aberta após a Renascença, ou seja, a relação, ao mesmo tempo, antagônica e complementar entre fé e dúvida, razão e religião, teve o seu ponto central em Pascal, homem de fé e de dúvida. Essa grande dialógica, no século do Iluminismo, foi marcada pela preponderância (talvez hegemonia) da razão”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MORIN, Edgar. Para além do Iluminismo. Revista Famecos. Porto Alegre, nº 26, abril 2005. p. 24. <http://www.uesb.br/labtece/artigos/Para%20%20Al%C3%A9m%20do%20Iluminismo.pdf> Acesso em 4 mar. 2019.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base História, economia, política e cultura no século XIX sobre o Iluminismo, analise as seguintes afirmativas:
I. De acordo com a historiografia, é muito fácil definir o Iluminismo devido a sua homogeneidade e simplicidade de características.
II. Pode-se afirmar que houve vários tipos de Iluminismo, de acordo com cada país, com suas especificidades.
III. O Iluminismo foi um movimento restrito geograficamente, por isso ocorreu somente na França. 
Está correto apenas o que se afirma em: Nota: 10.0
	B	II
Você acertou!
A afirmativa II está correta porque o iluminismo teve várias características de acordo com cada país. “É problemático caracterizar o Iluminismo — também chamado de Ilustração — como um movimento em função de sua heterogeneidade. Ele foi forjado mais por combates que por consensos. A depender de cada país, há muitos e, às vezes, conflitantes tipos de ‘iluminismo’: há o alemão, o francês, o inglês, o português, e isso só no continente europeu” (livro-base, p. 34). A afirmativa I está incorreta porque o iluminismo teve muitas características, o que torna muito difícil dar uma única definição. A afirmativa III está incorreta porque o iluminismo esteve presente em vários países da Europa.

Continue navegando