Buscar

Desenvolvimento Pessoal e Trabalhabilidade Desafio colaborativo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A empregabilidade é a habilidade de se manter com um currículo atrativo no mercado de trabalho, para conseguir manter-se empregado. 
O conceito se relaciona com a capacitação profissional e com as aptidões para o mercado de trabalho. A empregabilidade é diretamente relacionada com o valor profissional que uma pessoa consegue ter junto ao mercado de trabalho.
Trabalhabilidade é a capacidade de adaptação e de geração de renda a partir de habilidades pessoais. A trabalhabilidade refere-se à capacidade de gerar trabalho, mais além do emprego.
Surgido na virada do milênio, se refere ao desenvolvimento do potencial individual de geração de renda. Isso se dá a partir do aprimoramento de habilidades e competências específicas, convertidas em ativos e diferenciais a serviço do mercado.
“Mais do que tecnicamente qualificados, os profissionais da era da trabalhabilidade possuem pensamento crítico, resiliência, criatividade, sabem resolver problemas complexos e buscam aprendizado”, define José Janguiê Diniz, presidente do Grupo Ser Educacional e diretor presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes).
Que história de vida! Me identifico bastante com a história do Janguiê Diniz eu coloquei a baixo as frases que me marcaram do seu documentário:
“Meu pai, mesmo sendo um homem de poucas letras, sempre me ensinou que só com dedicação ao trabalho é possível ser grande” (Janguiê Diniz).
Eu sou chefe de panificação e professor, fui técnico em um moinho por três anos, tive a oportunidade de trabalhar com conjunto de enzimas e com parte química de farinhas. Fui três vezes campeão brasileiro em panificação e duas vezes campeão na copa sul-americana de panificação tive a oportunidade de competir o mundial de panificação que é a maior copa do seguimento e realizada em Paris.
Não só com palavras mais com exemplo de honestidade e de muita luta me sinto responsável em carregar o legado que foi deixado por meu pai, a panificação representa muito para mim. Quando ouvi o Jangui Diniz dizendo 
“Meu pai, mesmo sendo um homem de poucas letras, sempre me ensinou que só com dedicação ao trabalho é possível ser grande” (Janguiê Diniz).
Me recordei do meu pai o homem que saiu de condições muito difíceis de pouquíssimos estudos, porém sempre com palavras sabias e exemplos que me fazia desejar ser igual a ele.
Sempre digo em minhas palestras e reuniões motivacionais que toda minha carreira teve início quando desejei ser igual a ele (meu pai).
“Seu passado não define seu futuro. Você sim! “
E a frase. ” Na luta e na busca na caminhada para o sucesso a primeira pessoa que você tem que vencer é você. Porque você é a única pessoa capaz de desistir dos seus sonhos então vença você! (Janguiê Diniz). 
O Sr. Janguiê Diniz inicia como engraxate sua carreira, e mesmo quando se iniciou o documentário já me remeteu a lembranças da minha infância.
Fui praticamente nascido e criado na favela da Rocinha e ainda muito pequeno era levado para a padaria com meu pai, e desde de criancinha a panificação faz parte da minha vida. 
Os pães me deram oportunidades de estudar e fazer especializações, viajar em alguns países, participar de revistas, livros de panificação um deles com nome de (Grandes chefs da panificação brasileira) fazer participações na tv em programas culinários, e hoje ser chefe em uma multinacional no estado de são Paulo, um estado que é referência gastronômica no Brasil.
 Produzimos em média 60 mil pães por dia e enviamos para diversos países, com uma equipe de mais ou menos 60 pessoas. E tudo isso teve um início num fundinho de padaria bem humilde e nem de longe imaginaria que hoje estaria vivendo tudo que estou vivendo.
Por isso as frases marcadas a cima foram bem fortes para mim.
Meu objetivo é transformar vidas, historias e destino! (Janguiê Diniz).
É também a minha missão. Em áreas de atuação diferentes a do Sr. Janguiê Diniz e a minha, mais a missão é a mesma, trabalho com pessoas e saber que estas pessoas estão felizes e de uma certa forma sendo transformadas com o que recebem de treinamento e ensino é a realização de um sonho.
Fontes:https://www.significados.com.br/empregabilidade/ https://br.pinterest.com/pin/19773685841576716/ https://fia.com.br/blog/empregabilidade/ https://desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/trabalhabilidade-formacao-profissional/

Continue navegando