A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
questoes da aula de nutricao Vitaminas e minerais

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questionário de Vitaminas e Minerais 
1) Defina com as suas palavras Alimento Completo, Alimento Coadjuvante, Alimento Funcional, Nutracêutico e Suplemento Alimentar e cite um exemplo de cada.
R: Alimento completo: e aquele usado para a alimentação de animais de companhia, no qual tem na sua composição ingredientes ou matéria-prima e os aditivos necessários, sendo selecionados exclusivamente para a alimentação desses animais, assim atende as exigências nutricionais desses, e pode ser especifico para determinado tipo de animal, assim esse alimento pode apresentar determinadas propriedades ou funções para auxiliar o animal. Exemplo: rações com composição para determinada raça, ou o porte especifico do animal.
Alimento coadjuvante: esse alimento visa aqueles animais que possuem algum tipo de doença, assim ele foi formulado para que diminua a progressão ou evitar que aquelas doenças possam se agravar ainda mais, assim reduzindo os sintomas dessas doenças que os animais possam apresentar, além disso tem a função de diminuir as manifestações clinicas. Exemplo: rações para animais que apresentam doenças renais.
Alimento funcional: esses alimentos são aqueles que tem capacidade de proporcionar benefícios a saude e fornecer as funções nutricionais básicas, conforme sua composição química, podendo auxiliar na diminuição de doenças crônicas degenerativas, como o câncer a diabetes, assim oferecendo benefícios para a saude desses animais. Exemplo: rações diet assim evitando que os animais apresentem quadros de diabetes.
Nutracêutico: tem função de garantir benefícios medicinais aos animais como a prevenção e tratamento de doenças, são basicamente substancias podendo ser um alimento ou parte de um alimento que será oferecido ao animal assim terá basicamente uma função medicamentosa. Ex: ômega 3, colágeno.
Suplemento alimentar: o suplemento e uma substancia que será colocada junto com o alimento ou pode ser dado de forma separada, sendo principalmente para cães, gatos e cavalos, eles tem como função fornecer diferentes nutrientes para os animais, que são aqueles essências, para que tenha um efeito esperado no animal ou não para garantir as necessidades nutricionais, mas sem fazer algum uso de medicamento pra auxiliar nisso. Exemplo: suplementos para articulações para cães de racas grandes.
2) Cite as diferenças entre as vitaminas hidrossolúveis e as vitaminas lipossolúveis.
R: As vitaminas lipossolúveis são as vitaminas solúveis em lipídios e outros solventes orgânicos, porem não solúveis em agua, são digeridas e absorvidas pelo mesmo mecanismo dos lipídeos, os metabolitos são expelidos principalmente nas fezes, através da bile, e seu excesso fica armazenado no fígado, e as deficiências desenvolvem-se de forma mais lenta. Já as vitaminas hidrossolúveis são aquelas solúveis em agua, são absorvidas pelo intestino delgado de forma passiva e transportadas pelo sistema circulatória ate os tecidos que serão utilizadas, são excretadas pela urina e o organismo e incapaz de armazenar concentrações significativas dessas, além disso apresentam baixa toxidade.
3) Em relação as vitaminas, fale sobre as particularidades de cães e gatos.
R: Os cães e gatos tem baixa capacidade de síntese de vitamina D pela pele, sendo essa uma importante vitamina para a composição dos ossos, essencial para a homeostase do cálcio e fosforo. Nos gatos isso se deve pela ausência ou inatividade da enzima dioxigenase, sendo responsável pela divisão da molécula de β-caroteno. Além disso os gatos apresentam incapacidade de realizar a síntese de vitamina A a partir de carotenoides, devendo assim ter a suplementação dessa vitamina na dieta do animal. Outra particularidade e em relação a animais doente, sendo para esses importante a vitamina C, no qual não vai ocorrer em cães saudáveis, que não vão necessitar dessa.
que tem acao de defesa antioxidante e o zinco com defesa antioxidante plasmática.
4) Quando eu devo optar por utilizar um suplemento vitamínico e mineral na alimentação de cães e gatos? Explique.
R: Suplemento vitamino e mineral estão em quase todas alimentações de cães e gatos, os suplementos se tornam aliados na saude animal, atuam auxiliando no suporte ou na recuperação dos animais, mas a formulação de alimentos completos que atenda as exigências vitamínicas apenas com vitaminas fornecida por meio de ingrediente e muito difícil, podendo assim acarretar em risco de deficiência de vitaminas. Varias são as situações que se deve fazer a suplementação vitamina e mineral como no caso de dietas caseiras no qual se tem a deficiência em vitamina A, e deficiência de cálcio o que leva a desregulação em relação ao cálcio e fosforo. Outra situação seria no quadro de subnutrição ou desnutrição do animal, assim esse suplemento com vitamina do complexo B e vitaminas C, envolvidas no metabolismo energético, glicose e carboidrato, que representa a principal fonte de energia do organismo bem como o aumento da imunidade do animal, além disso minerais como cromo quelatado também podem atuar no restabelecimento orgânicos desses animais em estado de desnutrição e subnutrição, aumentando a sensibilidade dos receptores ao hormônio insulina e levando a melhora na absorção da glicose e o fornecimento de energia extra para esses animais que se apresentam debilitados. Existe outros casos como em animais que apresentam anemia, que para acelerar o processo de hematopoese faz-se suplementação com minerais quelatados como ferro, cobre, cobalto e zinco, além de vitaminas do complexo B, principalmente a B9, que participa da formação do grupo heme, proteína que contem ferro e esta presente na hemoglobina das hemácias; são muito importantes para auxiliar na recuperação desses animais.
5) Calcule o Peso Metabólico de um cão com 10 Kg de peso corporal. Em seguida, calcule a necessidade diária total de Vitamina A e sódio desse cão.
R: Cão com peso corporal de 10kg
Cão: PM=(peso corporal) ^0,75= (10) ^0,75= 5,62 kg
Vitamina A
Recomendação diária = 167,00 UI / 1kg de PM
Calculo: 5,62 x 167,00 UI = 938,54 UI de necessidade de vitamina A
Sódio
Recomendação diária = 0,03 UI/ 1 kg de PM
Calculo: 5,62 x 0,03 UI= 0,1686 UI necessidade de sódio do animal 
6) Calcule a quantidade (em gramas) de suplemento alimentar que deve ser ofertada para suprir a necessidade de Vitamina A do cão da questão anterior. Considere três suplementos alimentares que contenham, respectivamente, uma concentração de Vitamina A de 178.000 UI/Kg; 600 UI/Kg e 1.000.000 UI/Kg.
R: Calculo de suplemento alimentar
Necessidade de vitamina A= 938,54 UI
Primeiro suplemento: 178.000 UI/Kg
Q= 938,54 / 178.000 = 0,0052kg – 5,27g de suplemento
Segundo suplemento: 600 UI/Kg 
Q= 938,54 / 600 = 1,564kg – 1564g de suplemento
Terceiro suplemento: 1.000.000 UI/ Kg
Q= 938,54 / 1.000.000 = 0,00093kg – 0,938 g de suplemento