Buscar

aula estágio supervisionado (1)

Prévia do material em texto

Estágio Supervisionado – Diagnóstico Organizacional
Graduação em Administração
FESCG – Unidade Centro
PROFESSOR Mestre José Urbano
2020.1
*
Comunicação Visual
Etapa 1 – Introdução ( Problema, Justificativa, Objetivos)
Etapa 2 – Referencial Teórico
Etapa 3 - Metodologia
Etapa 4 – consolidação e apresentação dos dados colhidos e fluxos elaborados
Etapa 5 – Elaboração do relatório Parcial
Etapa 6 – Diagnóstico
Etapa 7- Elaboração do relatório Final
Etapa 8 – Apresentação
Etapa 9 – Entrega
Etapa 10 – Banca 
ETAPAS IMPORTANTES
*
	RELATÓRIO DE VIVÊNCIA PROFISSIONAL
	
	APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO
	Missão;
 Visão;
 Valores;
 Histórico de atuação.
 
	DESCRIÇÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL
	Identificar aspectos da cultura organizacional: Clima Organizacional, Liderança e Relações de Poder, Autonomia e Participação; Satisfação e Remuneração.
*
	B) PROCESSO DE TRABALHO
	 
Função exercida;
 
Descrever o processo de trabalho indicando as atividades desenvolvidas;
 
Apresentar fluxo ou mapeamento das atividades realizadas;
 
Listar os manuais e equipamentos disponíveis para realização das atividades;
 
Período de tempo em que desenvolve (ou desenvolveu) as atividades descritas: 
 
Desde __/__/__ até __/__/__.
 
*
	C) RELACIONAR AS ORIENTAÇÕES RECEBIDAS E TREINAMENTOS REALIZADOS DETALHANDO AS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
	 
Tipos de treinamentos e capacitações oferecidos (dentro ou fora do ambiente de trabalho). Refletir sobre os impactos acarretados na realização das atividades bem como na formação profissional.
 
	D) CORRELACIONAR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM OS OBJETIVOS DA ORGANIZAÇÃO – SIGINIFICADO DO TRABALHO REALIZADO
	 
Destacar as contribuições das atividades desenvolvidas perante missão e visão da organização.
 
*
	E) CONTRIBUIÇÕES DA GRADUAÇÃO NA CONDUÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
	 
Identificar e sinalizar as contribuições do conhecimento adquirido nas disciplinas da graduação para a vivência profissional. Associar as disciplinas com maior aderência à prática profissional através de exemplos concretos.
 
	F) RESULTADOS ESPERADOS E OBTIDOS EM RELAÇÃO ÀS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, INFORMAR SOBRE OS INDICADORES RELACIONADOS AO DESEMPENHO PROFISSIONAL
	 
Feedback obtido por profissionais da organização envolvidos/impactados pelo trabalho realizado. 
 
*
	G) ESTUDO EXPLORATÓRIO DAS OPORTUNIDADES DE MELHORIAS ENCONTRADAS
	Mapear pontos de melhorias (ou as oportunidades observadas) que possam ser objetos de estudos futuros, associando à área da Administração correspondente e prevista no Plano de Ensino da disciplina. São elas: Processos e Produção, Empreendedorismo e Novos Negócios, Tecnologia da Informação, Estratégias e Marketing, Controladoria e Finanças, Responsabilidade socioambiental. A estrutura a ser apresentada deverá ser em tópicos, contemplando os seguintes itens: Tema; Questão de Estudo; Hipótese; Objetivos do Estudo.
	H) DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL
	 
Elaborar relatório com o Diagnóstico Organizacional, em formato textual, que deverá contemplar os tópicos levantados no Estudo Exploratório das Oportunidades de Melhorias Encontradas (item G). 
 
*
INTRODUÇÃO: 
	A introdução deve apresentar com clareza a contextualização e o objetivo do estudo realizado. 
	Deve conter histórico do problema, dos métodos de solução e das teorias usadas em geral para resolução do problema. 
	Deve mostrar as questões orientadoras da pesquisa. Estas questões devem evidenciar a ligação entre a pesquisa e as outras que a precederam. As questões devem claramente mostrar a relação da pesquisa com o seu campo de estudos. 
*
	METODOLOGIA: 
	O trabalho deve apresentar adequação quanto à metodologia utilizada. 
	A Metodologia deve conter uma sessão qualificando o tipo de pesquisa quanto aos métodos e meios empregados. 
	Deve descrever justificando, qualificando e quantificando a amostra, a população da pesquisa. Deve trazer: 
	a) uma descrição passo a passo de como foi conduzida a pesquisa. Uma descrição detalhada dos instrumentos de pesquisa; 
	b) uma descrição detalhada do método de análise de dados
*
	c) uma revisão detalhada das hipóteses e questões chave que as testam relacionando-as com as os instrumentos de pesquisa e os métodos de análise de dados. Sempre que possível fazendo análise consequências de resultados; 
	d) uma análise das vantagens, desvantagens e limitações da metodologia, bem como das formas de contornar estas limitações que foram empregadas pelo autor. 
*
	- Amostra: 
	1) Amostra probabilística; Amostra casual simples; Amostra casual estratificada; Amostra casual por conglomerados; Amostra sistemática Cálculo amostral e/ou aleatorização e/ou conveniência;
	 
	2) Amostra não probabilística: Amostra por conveniência; Amostra intencional; Amostra por quota; Amostra por tráfego; Amostra autogerada; Amostra desproporcional; 
	- Formas de coleta de dados: Entrevista pessoal; Entrevista telefônica; Envio por fax; Envio pela Internet, etc. 
	- Análise dos dados (como os dados foram analisados) 
*
	Caso a pesquisa tenha análises estatísticas, por favor, observe o item a seguir. 
	- Análise estatística (se aplicável) 
	Todos os métodos estatísticos devem ser descritos com detalhamento suficiente para permitir que um leitor devidamente treinado com acesso aos seus dados faça uma verificação cruzada dos seus resultados. 
*
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: 
	A revisão bibliográfica deve ser atualizada e pertinente. Deve citar artigos sobre referenciais teóricos ou abordagens alternativas ou competidoras com as do referencial teórico empregado no artigo. Devem ser citados artigos de revistas científicas Qualis A, dissertações de mestrado e teses de doutorado, tanto nacionais quanto estrangeiras. 
	Deve conter uma descrição das principais alternativas de: solução diferente do referencial teórico, metodologias, métodos e técnicas empregados na pesquisa, analisando pontos fracos e fortes, razões e situações para adoção e rejeição dos mesmos em confronto com o referencial a ser adotado. 
*
	Os referenciais teóricos empregados devem ser descritos com riqueza visando dar o norte do raciocínio durante todo o trabalho. Ele deve justificar a natureza e conteúdo das hipóteses, os métodos empregados para análise dos dados, bem como dos instrumentos de levantamento de fatos e dados.
	 O autor ao selecionar um tema e problematizá-lo, precisa conhecer o que já foi escrito sobre o assunto, sob pena de estar simplesmente repetindo o que outros já fizeram. Além disso, necessita conhecer pontos de vista, teses e teorias que possam fundamentar o trabalho e de onde se possam extrair alguns pressupostos teóricos que o direcionem. 
*
	O objetivo central da revisão bibliográfica é discutir as ideias de vários autores acerca de um mesmo tema/problema, tendo em vista que “sua finalidade é colocar o pesquisador em contato direto com tudo aquilo que foi escrito sobre determinado assunto” (MARCONI; LAKATOS, 1992, p. 44) e “visa, por meio de uma compilação crítica e retrospectiva de várias obras, demonstrar o estágio atual da pesquisa em torno de determinado objeto”, acrescenta Azevedo (2001, p. 35).
*
*
*
*
	CONSIDERAÇÕES FINAIS
	É a última etapa a ser redigida porque é o momento em que virão as considerações finais que o pesquisador traz para o leitor, em que “sintetiza toda a dissertação e enfatiza os resultados obtidos com a investigação; é responder à pergunta formulada no problema da pesquisa”, explica Boaventura (2004, p.135). É dentro das considerações finais do trabalho que você indicará recomendações para trabalhos futuros.
*
	O autor indica se o problema de estudo foi contemplado ou não e se as hipóteses foram confirmadas ou não.
	 Apresenta as conclusões achadas e as descobertas do texto, evidenciando com clareza e objetividade as deduções extraídas dos resultados obtidos ou apontadas ao longo da discussão do assunto.
	 São relacionadas as diversas ideias desenvolvidas ao longodo trabalho, em um processo de síntese dos principais resultados.
*
	CUIDADOS COM A ESCRITA:
Prestes e Souza (2010) recomendam ao acadêmico observar as regras básicas de:
	impessoalidade: evite referências como nosso trabalho, nosso estudo, nossa pesquisa, utilize expressões como o presente trabalho, a presente pesquisa. Evite situações como: somos da opinião que, julgamos que, chegamos à conclusão que, deduzimos que etc.;
*
	objetividade: o caráter objetivo do texto diminui a possibilidade de que comentários, frases ou opiniões pessoais sejam nele inseridos, bem como evita que o texto fique longo demais. 
	modéstia e cortesia: os resultados de estudos ou pesquisas anteriores não devem ser apontados de forma a insultar ou desfazer dos resultados alcançados. 
	simplicidade: essa característica deve estar presente em qualquer explicação ou afirmação redigida textualmente de modo a ser facilmente assimilada pelo leitor;
*
	coerência: refere-se ao uso de nomes, de números, à grafia de palavras, ao emprego de termos. 
	ordem lógica: a apresentação das ideias deve ser organizada dentro de uma sequência lógica;
	direitos autorais: a Lei n. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, garante ao autor os direitos morais e patrimoniais sobre a obra que criou. Ela traz em seu bojo o que é permitido e proibido a título de reprodução e quais as sanções civis a serem aplicadas aos infratores.
*
	CRONOGRAMA
	30 de abril – Relatório Parcial
	30 de Maio – Relatório Final
	Junho - Apresentações
*
	Considerar-se-ão documentos de Estágio Curricular Supervisionado:
	I. Termo de Compromisso de Estágio deve ser assinado pela Instituição concedente do Estágio, pela Universidade e pelo Estagiário;
	II. Plano de Atividades de Estágio Curricular Supervisionado de prática de Ensino;
	III. Ficha de Acompanhamento das Atividades, a ser preenchida diariamente no local de estágio pelo aluno estagiário e assinada pelo professor de estágio; 
	IV. Fichas de avaliação, uma a ser preenchida pelo responsável pelo estágio no local onde o mesmo ocorre e outra a ser preenchida pelo Professor da disciplina de Estágio supervisionado; 
	V. Declaração, em papel timbrado, da carga horária cumprida; 
	VI. Relatório do Estágio, feito pelo aluno, ao final do Estágio Supervisionado, com base nos registros realizados no dia a dia. 
*
	REFERÊNCIAS:
	ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: citação em documentos. Rio de Janeiro, 2002.
	BOAVENTURA, Edivaldo M. Metodologia da pesquisa. Monografia, dissertação e tese. São Paulo: Atlas, 2004.
	GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de artigos científicos. São Paulo: Avercamp, 2004.
	LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte: UFMG, 1999.
	PRESTES, C.; SOUZA, R. C. Orientações para a elaboração do TCC. In: UNITINS. Apostila 7º período. Palmas/Curitiba: Unitins/EADCON, 2010.
*

Continue navegando