Buscar

GESTÃO DA QUALIDADE - aula 6 - teste de conhecimento 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GESTÃO DA QUALIDADE
	
	
	 
	 
	GST1704_A6_201202315739_V2
	
	
	
	
		
	Disc.: GESTÃO DA QUALID. 
	2020.3 EAD (GT) / EX
	
	Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
	 
	
	
	1.
	Dentre as ferramentas da qualidade utilizadas pelas empresas podemos destacar o Ciclo de Deming ou Ciclo do PDCA. Analise as afirmativas sobre o Ciclo de Deming ou Ciclo do PDCA, a seguir, e assinale a afirmativa INCORRETA:
	
	
	
	O PDCA se aplica a processos de rotina, nos quais já existem procedimentos operacionais padronizados, onde se deseja a manutenção dos resultados, mas com garantia da qualidade.
	
	
	O PDCA se aplica geralmente quando há metas de melhorias, das quais é a melhor forma de gestão, de persistência nos resultados planejados.
	
	
	O PDCA é um método de gestão ou uma forma de trabalho que orienta o processo de tomada de decisão para o estabelecimento das metas e dos meios e ações necessárias para executá-las e acompanhá-las, a fim de garantir a sobrevivência e o crescimento da organização.
	
	
	O PDCA, também conhecido como Método Gerencial Básico da Qualidade, é um método para controle de processos.
	
	
	O PDCA é uma representação gráfica do fluxo de informações do processo. Ele é fundamental para o registro, conhecimento e entendimento do processo.
	
Explicação:
PDCA
Plan ¿ Planejar | Do ¿ Executar, Fazer | Check ¿ Checar, Verificar | Action - Agir
Trata-se de um método de gestão ou uma forma de trabalho que orienta o processo de tomada de decisão para o estabelecimento das metas e dos meios e ações necessárias para executá-las e acompanhá-las, a fim de garantir a sobrevivência e o crescimento da organização.
	
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	
	 
	
	
	2.
	Deming criou uma ferramenta da qualidade, voltada ao planejamento e gestão estratégica, utilizada para direcionar e priorizar os esforços de melhoria de desempenho em cada nível hierárquico para o alcance dos objetivos estratégicos, chamada PDCA.
O que representa essa sigla?
	
	
	
	Plan: projeto, Do: execução, Check: comparação e Act: análise;
	
	
	Plan: planejamento, Do: treinamento, Check: instrução e Act: avaliação;
	
	
	Plan: planejamento, Do: execução, Check: verificação e Act: ação;
	
	
	Plan: processo, Do: desenvovilmento, Check: comparação e Act: análise;
	
	
	Plan: planilhas, Do: direcionamento, Check: verificação e Act ¿ atuação
	
Explicação:
PDCA (do inglês: PLAN - DO - CHECK - ACT ou Adjust) é um método iterativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos. É também conhecido como o círculo/ciclo/roda de Deming, ciclo de Shewhart, círculo/ciclo de controle, ou PDSA (plan-do-study-act). Outra versão do ciclo PDCA é o OPDCA, onde a letra agregada "O" significa observação ou como algumas versões dizem "Segure a condição atual". Esta ênfase na observação e na condição atual é utilizada frequentemente na produção enxuta (Lean Manufacturing / Toyota Production System) do Sistema Toyota de Produção.
É uma ferramenta baseada na repetição, aplicada sucessivamente nos processos buscando a melhoria de forma continuada para garantir o alcance das metas necessárias à sobrevivência de uma organização. Pode ser utilizada em qualquer ramo de atividade, para alcançar um nível de gestão melhor a cada dia. Seu principal objetivo é tornar os processos da gestão de uma empresa mais ágeis e claros.
	
	
	
	 
	
	
	3.
	A estrutura de gestão que apresenta uma dinâmica de operação de longo prazo, voltado para o alcance da satisfação do cliente por meio de um processo de melhoria contínua dos produtos e serviços gerados, denomina-se:
	
	
	
	PDCA.
	
	
	Gestão pela qualidade total.
	
	
	Outplacement.
	
	
	Replacement.
	
	
	Outsourcing.
	
Explicação:
A gestão da qualidade total (em língua inglesa "Total Quality Management" ou simplesmente "TQM") refere-se a uma estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais.
É referida como "total", uma vez que o seu objetivo é envolver distribuidores e demais parceiros de negócios.
Compõe-se de diversos estágios, como por exemplo, o planejamento, a organização, o controle e a liderança. Um desenvolvimento posterior do conceito é o Seis Sigma.
	
	
	
	 
	
	
	4.
	Fábio precisa melhorar o cadastro de seus fornecedores e está buscando um novo modo de realizar essa atividade, pois seu formato atual não é muito eficiente. Comentando sobre esse desafio com o gerente de marketing, o mesmo falou que tinha um cadastro muito eficiente para clientes e que poderia ser utilizado por Fábio. Observando a situação exposta, que tipo de benchmarking ela representa?
	
	
	
	Funcional
	
	
	Interno
	
	
	Genérico
	
	
	Competitivo
	
	
	Global
	
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	
	 
	
	
	5.
	Shigeo Shingo, propôs o POKA-YOKE ou Mistake-proofing/À prova de Erro, que tem como proposito:
	
	
	
	Eliminação de potenciais erros através da manutenção da causa.
	
	
	Maximizar tempos de ações corretivas.
	
	
	Eliminação de potenciais erros através da eliminação da causa.
	
	
	Monitorizar todo o processo por forma a detectar acertos o mais cedo possível.
	
	
	Eliminação de potenciais acertos através da eliminação da causa.
	
Explicação:
Poka-yoke é um dispositivo à prova de erros destinado a evitar a ocorrência de defeitos em processos de fabricação e/ou na utilização de produtos.
	
	
	
	 
	
	
	6.
	Assinale a alternativa correta: Em seu livro Managerial Breakthrough (Gerenciamento da Ruptura), Juran propõe:
	
	
	
	A ideia de melhoria contínua, que está relacionada à capacidade de uma organização resolver problemas por meio de pequenos passos, alta frequência e ciclos curtos de mudança
	
	
	A organização deve resolver seus problemas através do ciclo PDCA.
	
	
	Solucionar imediatamente os erros encontrados na produção, usando o ciclo PDCA para facilitar o escoamento dos produtos para os clientes.
	
	
	Melhorar sua capacidade de produção não afetando o atendimento ao cliente, pois este sempre tem razão.
	
	
	A alta direção deve parar a linha de produção para organizar seus produtos para atender melhor seus clientes.
	
Explicação: Em seu livro Managerial Breakthrough (Gerenciamento da Ruptura), Juran propõe a ideia de melhoria contínua, que está relacionada à capacidade de uma organização resolver problemas por meio de pequenos passos, alta frequência e ciclos curtos de mudança (BESSANT et al., 1994).
	
	
	
	 
	
	
	7.
	O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização criado em 2005 com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos brasileiros e para o aumento da competitividade do país, utiliza-se de um conjunto de tecnologias de gestão como cartas de serviços, pesquisas de satisfação, indicadores de desempenho, gestão de processos e avaliação do nível de gestão, tendo por referência principal o Modelo de Excelência em Gestão Pública. Uma dessas ferramentas da Gestão da Qualidade Total está voltada para a melhoria contínua, ou kaizen, e representa uma sequência que inicia em planejar uma melhoria ou mudança em algum processo da organização, para ganhar em desempenho ou resolver determinado problema. Colocada em prática, averigua-se os resultados da implementação e atua-se na correção de desvios ou reforça-se aspectos corretos da medida.
A ferramenta comentada é conhecida por:
	
	
	
	Gráfico de Pareto
	
	
	Diagrama de Deming
	
	
	Ciclo PDCA
	
	
	Diagrama de Ishikawa
	
	
	Gráfico de controle ou de dispersão
	
Explicação:
PDCA (do inglês: PLAN - DO - CHECK - ACT ou Adjust) é um métodoiterativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos.
	
	
	
	 
	
	
	8.
	Assinale a alternativa que corresponde ao 5W2H:
	
	
	
	Utilizado para estabelecer a prioridade de atuação
	
	
	Método utilizado para a promoção da melhoria contínua
	
	
	Separa as causas do efeito
	
	
	Ferramenta utilizada para elaborar um Plano de Ação
	
	
	Gerenciamento dos recursos da empresa para atender todos os requisitos das partes interessadas
	
Explicação:
O 5W2H, basicamente, é um checklist de determinadas atividades que precisam ser desenvolvidas com o máximo de clareza possível por parte dos colaboradores  da empresa. Ele funciona como um mapeamento destas atividades, onde ficará estabelecido o que será feito, quem fará o quê, em qual período de tempo, em qual área da empresa e todos os motivos pelos quais esta atividade deve ser feita. Em um segundo momento, deverá figurar nesta tabela (sim, você fará isto em uma tabela) como será feita esta atividade e quanto custará aos cofres da empresa tal processo.
	
	Gabarito
Comentado
	
	
	
_1659893711.unknown
_1659893719.unknown
_1659893723.unknown
_1659893725.unknown
_1659893726.unknown
_1659893724.unknown
_1659893721.unknown
_1659893722.unknown
_1659893720.unknown
_1659893715.unknown
_1659893717.unknown
_1659893718.unknown
_1659893716.unknown
_1659893713.unknown
_1659893714.unknown
_1659893712.unknown
_1659893703.unknown
_1659893707.unknown
_1659893709.unknown
_1659893710.unknown
_1659893708.unknown
_1659893705.unknown
_1659893706.unknown
_1659893704.unknown
_1659893699.unknown
_1659893701.unknown
_1659893702.unknown
_1659893700.unknown
_1659893695.unknown
_1659893697.unknown
_1659893698.unknown
_1659893696.unknown
_1659893691.unknown
_1659893693.unknown
_1659893694.unknown
_1659893692.unknown
_1659893689.unknown
_1659893690.unknown
_1659893688.unknown
_1659893687.unknown

Outros materiais