Buscar

Produtos Virtuais (Informativo) Pronto 16062020

Prévia do material em texto

Thamissa Dorigon Silveira
Curso de
Pedagogia
A infância como Palco dos Direitos Humanos
Princípios e direitos fundamentais relacionados à Infância e Juventude
Princípios Essenciais do ECA
Direito e Deveres da criança e adolescentes
ECA: DIREITO E DEVERES
Fonte: anistia.org.br
Mas, afinal, o que são direitos humanos?
Direitos humanos são direitos e liberdades fundamentais que pertencem a cada uma e cada um de nós, em todas as partes do mundo. Liberdade, vida e respeito são temas essenciais para entender o assunto. Direitos humanos são para todos os seres humanos! Os direitos humanos existem e são assegurados a todos e todas – não importa de onde você é, a cor da sua pele, no que você acredita, com quem se relaciona ou como escolhe viver sua vida. 
Para que servem direitos humanos?
Direitos humanos não são apenas leis presentes em um documento. Eles refletem decisões que tomamos e situações que vivenciamos diariamente, sobre nosso cotidiano, nosso dia-a-dia.Por exemplo, se algo que um político faz nos incomoda, a maioria de nós não pensa duas vezes antes de falar sobre isso com nossa rede de amigos. Quando você faz isso, você está exercendo um direito humano – o seu direito à liberdade de expressão.
Aí está uma ponto importante de ser lembrado sobre direitos humanos: quando estão sendo respeitados, eles passam quase despercebidos. A maioria das crianças não acorda de manhã comemorando a possibilidade de exercer seu direito à educação. Mas aqueles que fugiram de países em que lhes foi negado o direito de ir à escola podem muito bem apreciar isso um pouco mais.
.
Princípios e direitos fundamentais relacionados à Infância e Juventude
Princípios Essenciais do ECA
Direito e Deveres da criança e adolescentes
ECA: DIREITO E DEVERES
Princípios e direitos fundamentais relacionados à Infância e Juventude
Bom, já conhecemos um pouco sobre os direitos humanos em geral e agora vamos ver um pouquinho do que se trata o especificamente em relação a criança e adolescente. Esse informativo vem pra tratar sobre o direito das crianças, adolescentes e da parcela da população que se enquadra no conceito de juventude. O documento oficial que resguarda esses direitos é o ECA. Mas o que é o ECA?
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é uma lei (Lei 8.069/1990) que trata dos direitos das crianças e adolescentes. Esse instrumento normativo foi promulgado em 13 de julho de 1990, durante o governo de Fernando Collor. O ECA reconhece que as crianças e adolescentes são sujeitos de direito em condição de desenvolvimento e, portanto, devem ser prioridade absoluta do Estado. 
 É importante saber a quem o artigo se refere. Antes da CF/88, o menor era tratado como objeto de direito, e não como sujeito de direitos, como passou a ser considerado após a promulgação da Constituição Federal. O ECA reconhece que os adolescentes e as crianças tem características e identidades próprias e por isso privilegia a formação, proteção e quando necessário a aplicação de medidas de proteção. De acordo com o ECA são:
Crianças: indivíduos com até 12 anos incompletos.
Adolescentes: indivíduos entre 12 e 18 anos.
 
FONTE:https://www.novacandelaria.rs.gov.br/site/noticias/administracao/15967-13-de-julho---dia-do-eca-%E2%80%93-estatuto-da-crianca-e-do-adolescente
Princípios e direitos fundamentais relacionados à Infância e Juventude
Princípios Essenciais do ECA
 Direito e Deveres da criança e adolescentes 
ECA: DIREITO E DEVERES
Princípios 
Essenciais do ECA
De acordo com o Eca os princípios essenciais são previstos nos artigos (3º e 5º) O ECA é utilizado tanto nas varas da Infância e da Juventude quanto nas varas de Família. Os princípios da dignidade da pessoa, da igualdade e não -discriminação também estão presentes no ECA. São eles:
1ºPrioridade absoluta: Nossa legislação afirma que a defesa dos direitos das crianças e adolescentes deve ter primazia, ou seja, deve ter preferência. Portanto, nas políticas públicas, o governo deve primeiramente pensar nas crianças e adolescentes. Os menores sempre em primeiro lugar. Se uma criança e um idoso tiverem necessidade de ser atendidos por um médico, por exemplo, deve -se usar a razoabilidade. Como regra geral, prevalece o direito da criança, mas a lei não traz uma solução para esse conflito. Deve-se, contudo, analisar o caso concreto.
2ºProteção integral: Trata da responsabilidade conjunta entre família, Estado e sociedade, que têm o mútuo dever de zelar pelo cumprimento dos direitos dos menores. Esse princípio manifesta expressamente a vulnerabilidade do menor. 
3º Pessoa em desenvolvimento: Esse princípio busca garantir o desenvolvimento do menor, que ainda não está completamente desenvolvido. O ECA busca que ele tenha formação adequada para que ele viva em sociedade.
4º Princípio do melhor interesse do menor: Esse princípio é o mais importante nas decisões tomadas pelo Judiciário, pois busca garantir o melhor interesse da criança e adolescentes. 
Princípios e direito fundamentais relacionadas a Criança e
 adolescentes. 
Princípios essenciais do ECA
 Direito e Deveres da Criança e Adolescentes
ECA: Direito e Deveres
Direitos e Deveres das Crianças e Adolescentes
O CONSELHO TUTELAR tem o compromisso de garantir e assegurar com absoluta prioridade a efetivação dos DIREITOS E DEVERES da criança e do adolescente. 
O Conselho Tutelar é responsável por:
I - Atender e aconselhar crianças e adolescentes.
II - Atender e aconselhar os pais e responsáveis na tutela ou guarda de seus filhos.
III - Informar os direitos e deveres (limites) da criança e adolescente.
IV - Ouvir queixas e reclamações dos direitos e deveres ameaçados e/ou violados.
V - Requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, providencia, trabalho e segurança.
VI - Garantir e fiscalizar os direitos e deveres da criança e do adolescente.
VII - Participar de ações que combata a violência, a discriminação no ambiente escolar, familiar e comunitário.
 O que o estatuto garante?
"Crianças e adolescentes são sujeitos de Direitos" - Sujeitos de Direitos são pessoas que têm os seus direitos garantidos por lei.
 "Seus direitos devem ser tratados com prioridade absoluta" - Isso quer dizer que os direitos das crianças e dos/ das adolescentes estão em primeiro lugar.
Princípios e direitos fundamentais relacionadas a Criança e Adolescentes 
Princípios essenciais da Eca
Direitos e Deveres da Criança e Adolescentes
ECA: Direito e Deveres
A Constituição Brasileira no artigo 227, também assegura a proteção integral à criança e ao adolescente:
"É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão."
“Para tudo deve ser levada em conta a condição peculiar de crianças e adolescentes serem pessoas em desenvolvimento" - A criança e o adolescente têm os mesmos direitos que uma pessoa adulta e, além disso, têm alguns direitos especiais, por estarem em desenvolvimento físico, psicológico, moral e social. As crianças e os adolescentes não conhecem todos os seus direitos e por isso não têm condições de exigir, então é muito importante que todos conheçam o ECA para que se possa conseguir uma sociedade mais justa para todos.”
Princípios e Direitos Fundamentais da Criança e Adolescentes 
Princípios Essenciais do ECA
Direito e Deveres da Criança e 
Adolescente
ECA: Direito e Deveres
ECA: DIREITO E DEVERES
*É direito da criança e adolescente absoluta prioridade à efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.*Por “absoluta prioridade” significa que a criança e o adolescente terá preferência para receber proteção e socorro, assim como a precedência de atendimento nos serviços públicos.
*Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
*Cabe aos pais o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores. Igualmente, os pais têm a obrigação de matricular seus filhos na rede regular de ensino.
*O dever do Estado em assegurar à criança e ao adolescente o ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para aqueles que não tiveram acesso na idade própria. *Respeitar todas as pessoas independentes de raça, cor, sexo, religião ou classe social
*Praticar os bons costumes
*Conhecer os valores da escola, da família, e da sociedade
*Preservar os espaços públicos e meio ambientes
*Procurar o conselho tutelar sempre que tiver dúvida sobre direitos e deveres a serem cumpridos.
Princípios e Direitos Fundamentais da Criança e Adolescentes 
Princípios Essenciais do ECA
Direito e Deveres da Criança e 
Adolescente
ECA: Direito e Deveres
A criança deve ser protegida pelos seus direitos, mas também é função da escola, da família e da sociedade, evitar que a criança tenha seus direitos violados. É função de todos garantir que a criança não sofra violência seja ela física, moral, racial, bullyng, qualquer tipo de violência que seja feito no âmbito escolar.
Todos têm que ter conhecimento com clareza e ter acesso a seus direitos e deveres e garantir que se faça valer seus direito. A escola tem sim um papel fundamental para isto. Fazer cartilhas, trabalhar com alunos projetos para divulgar o Eca, a constituição, fazendo –se respeitar todos os seres humanos, para viver numa sociedade tranquila e harmoniosa. Nesta perspectiva, problematizamos o cotidiano escolar vinculado aos desafios de âmbito social, ou seja, não só não negamos os conflitos pessoais como compreendemos que esses precisam estar no bojo do cotidiano escolar, por meio do acesso provocador de reflexão e, quiçá, de transformação das atitudes violentas. A violência nas escolas e um assunto alarmante, que deve ser tratado com muito cuidado, apesar de causar sentimentos de modo, insegurança, revolta. E se todos conhecer os documentos que norteiam os direitos e os deveres e consequências em todos os atos é fundamental. E a escola pode e deve explorar esses temas..
Princípios e Direitos Fundamentais da Criança e Adolescentes 
Princípios Essenciais do ECA
Direito e Deveres da Criança e 
Adolescente
ECA: Direito e Deveres
 Nesse sentido, ressaltamos a importância dos Direitos Humanos (DUDH, 1948), no que se refere ao respeito e à tolerância entre os povos e suas culturas. Nesse sentido, não basta conhecer tal prerrogativa, é preciso que ela se materialize no cotidiano da escola, e um dos aspectos possíveis tem a ver com a questão metodológica que envolve o processo de ensino-aprendizagem. Assim, desenvolver aulas participativas e propiciar momentos de construção coletiva, superando estratégias meramente expositivas arraigadas no seio educacional, representam a construção da cultura pela paz propalada nos Direitos Humanos, isso porque :
A vida na escola serve como referência à percepção do diverso no uno que somos. É na escola que tomamos consciência da diversidade que nos rodeia; porém, é pela percepção da diferença que nos damos conta de que nós somos únicos. E para que percebamos essa diferença é necessário que respeitemos o outro e estabeleçamos com ele pactos não declarados e não escritos de convivência no qual o pressuposto moral é decisivo. 
Com essa mesma perspectiva, o Ministério da Educação (MEC) vem colaborar na construção de conhecimento a respeito das formas de enfrentamento de violação dos direitos das crianças e adolescentes, praticadas no ambiente da escola ou nele identificadas.
Para que a escola cumpra seu papel de socialização de crianças e
adolescentes e os profissionais da educação de mediadores na relação ensino-aprendizagem, é fundamental compreender que esse processo é permeado pelas relações e vivências que ocorrem dentro e fora da escola, que interferem diretamente no ambiente escolar e, consequentemente, na qualidade da educação. (Secad/MEC)
BIBLIOGRAFIAS
http://www.adolescencia.org.br/site-pt-br/eca
https://www.novacandelaria.rs.gov.br/site/noticias/administracao/15967-13-de-julho---dia-do-eca-%E2%80%93-estatuto-da-crianca-e-do-adolescente
https://respeitarepreciso.org.br/cadernos-respeitar/sujeitos-de-direito/?gclid=CjwKCAjwlZf3BRABEiwA8Q0qq8C5lQ_MwrH0Jt76iuiIWi0K1_7q0fDn0KlTN-MSqOJ5e8PgeEYInBoCn14QAvD_BwE
https://anistia.org.br/campanhas/o-que-sao-direitos-humanos/
http://www.dhnet.org.br/dados/cartilhas/a_pdf_dh/cartilha_ziraldo_dh.pdf

Mais conteúdos dessa disciplina