Buscar

Escoamento de Fluidos e Equação de Bernoulli

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Escoamento de um fluido 
Fluidos são substancias que apresentam a capacidade de escoar ou fluir, sendo dividido em líquido e gasoso. Seu fluxo geralmente segue a trajetória das partículas que o compõe, caracterizando assim seu escoamento. 
O escoamento de fluidos pode ser permanente (estável) ou não-permanente (instável); uniforme ou não-uniforme (variado); laminar ou turbulento; uni, di ou tridimensional; rotacional ou irrotacional.
Fluxo laminar: Nesse caso as partículas constituintes do fluido apresentam trajetórias bem definidas (trajetórias paralelas).
Escoamento unidimensional de um fluido incompressível: Ocorre quando a direção e a intensidade da velocidade é a mesma para todos os pontos.
Escoamento bidimensional: Ocorre quando as partículas do fluído se movem em planos ou em planos paralelos e, suas trajetórias são idênticas em cada plano. As grandezas do escoamento variam em 2 dimensões.
Equação de Bernoulli
A Equação de Bernoulli descreve o comportamento do fluido durante seu movimento horizontal, sendo a velocidade relacionada à pressão. Ou seja, pontos de velocidade de fluido mais alta terão menos pressão que pontos de velocidade de fluido mais baixa.
As seguintes convenções precisam ser satisfeitas para que a equação se aplique:
· Escoamento sem viscosidade ("fricção" interna = 0);
· Escoamento em regime permanente;
· Escoamento incompressível {\displaystyle \rho }(constante em todo o escoamento);
· Geralmente, a equação vale a um conduto como um todo. Para fluxos de potencial de densidade constante, ela se aplica a todo o campo de fluxo.

Continue navegando