Buscar

Questões sobre drenagem facial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina; Fisioterapia no Pré e Pós-Operatório
Aluna: Ana Reijane Lisboa Batista.
ATIVIDADE SOBRE DRENAGEM FACIAL: 26/03
1. Qual a importância da drenagem facial?
A drenagem linfática facial drena os líquidos excedentes que banham as células, mantendo assim a forma, o equilíbrio hídrico dos espaços intersticiais, sendo também a drenagem linfática facial responsável pela evacuação dos dejetos provenientes do metabolismo celular.
2. Quais os efeitos fisiológicos da Drenagem Linfática Facial?
proporciona o aumento da velocidade da linfa transportada, aumentando a filtração e reabsorção dos capilares sanguíneos, e aumenta a quantidade de linfa processada dentro dos gânglios linfáticos, promove também a oxigenação dos tecidos, a nutrição das células, o aumento da quantidade de líquidos excretados, diminuindo assim o edema e os desconfortos possíveis do trauma.
3. Cite as indicações e contra-indicações da Drenagem linfática facial, e explique o que são acne vulgar, e rosácea.
INDICAÇÕES: 
· Cianose ocular (olheiras).
· Pós Limpeza de pele (ausência de processos inflamatórios).
· Coadjuvante no tratamento de rejuvenescimento facial.
· Edemas Pós-traumáticos.
· Pré e pós cirurgia plástica como: Blefaroplastica- (plástica das pálpebras), Rinoplastia (plástica do nariz), Ritidectomia ( plástica para eliminação da linhas de expressão- rejuvenescimento facial)Lifting cérvico facial( é a combinação do lifting facial com o lifting cervical e tem indicação para melhorar a flacidez e o 'descair' da pele.), Otoplastia (plástica da orelha).
· Acne vulgar; rosácea.
· Telangectasias.
· revitalização facial.
· edemas faciais.
CONTRAINDICAÇÕES:
· Insuficiência cardíaca descompensada.
· insuficiência renal.
· insuficiência hepática.
· inflamações e infecções agudas.
· afecções cutâneas (alterações graves).
· neoplasias - tumores malignos.
· Tuberculose.
· edemas sistêmicos de origem cardíaca ou renal.
O que são acne vulgar, e rosácea:
A acne vulgar é caracterizada por lesões que resultam da ação dos hormônios sobre as glândulas sebáceas da pele, afetando as áreas com maior densidade de folículos sebáceos. Geralmente, tem início na puberdade, situando-se o pico de incidência nas adolescentes entre 14 e 17 anos, e nos rapazes entre 16 e 19 anos. A duração da doença é variável, podendo persistir na idade adulta em 50% das pessoas acometidas, e é possível, em alguns casos, deixar sequelas. Atinge ambos os sexos, sendo mais grave e prevalente no sexo masculino. É uma doença crônica do folículo pilossebáceo, cuja fisiopatologia é complexa e não totalmente compreendida.
 Envolve quatro fatores fisiopatológicos primários: 1. Hiperplasia das glândulas sebáceas e produção excessiva de sebo; 2. Hiperqueratinização folicular; 3. Colonização do folículo piloso pelo Propionibacterium acnes (P.acnes); 4. Inflamação e resposta imunológica.
A Rosácea É uma doença vascular inflamatória crônica, com remissões e exarcebações, também chamada erroneamente de “acne rosácea”, pois a acne é uma doença da glândula sebácea, totalmente diferente da rosácea, seja pela a causa ou idade, ou pelos aspectos clínicos e as características no geral. A rosácea ocorre em 1,5% a 10% das populações estudadas. Ocorre principalmente em adultos entre 30 e 50 anos de idade. É mais frequente em mulheres, porém atinge muitos homens e, neles, o quadro tende a ser mais grave, evoluindo continuamente com rinofima (aumento gradual do nariz por espessamento e dilatação folículos). Raramente ocorre em negros.   A origem da rosácea ainda não é conhecida. Há uma predisposição individual (mais comum em brancos e descendentes de europeus) que pode ser familiar (30% dos casos têm uma história familiar positiva), evidenciando uma possível base genética. Há forte influência de fatores psicológicos (estresse). Hoje, considera-se importante a participação de um ácaro da flora normal da pele chamado de Demodex folliculorum, e da bactéria Bacillus oleronius, que colonizam esse fungo.   A presença de eritemas e telangiectasias na região central da face, acompanhadas de pápulas e pústulas, geralmente não oferece dificuldade no diagnóstico da rosácea. O paciente pode fazer um diário das pioras (e das remissões) relacionando isso às suas atividades, alimentação, estresse e outros fatores. Existem quatro tipos clássicos de rosácea:  
· Eritemato-telangectasica – Subtipo1
· Papulopustuloso – Subtipo2
· Fimatoso (Rinofima) – Subtipo3
· Ocular – Suptipo4: pode acompanhar qualquer um dos outros e vir sozinho também.
4. Após assistir o vídeo da drenagem facial, pratique em algum familiar em casa, e relate sua experiência, e em seguida, cite os nomes dos gânglios faciais.
Fiz na minha filha de 15 anos, com o objetivo de amenizar a dor de cabeça e a tensão nos músculos do pescoço, fiz na face e no pescoço, nos músculos escalenos, ecom e platisma. Na face, na região das têmporas, senti rigidez na fáscia, após o procedimento do deslizamento dos dedos melhorou, minha filha sentiu melhora na dor de cabeça e relaxou mais o pescoço. Como fiz com objetivos de alivio da dor na cabeça por conta do processo gripal, obtivemos um resultado positivo. Não usei nenhum produto, apenas os movimentos com as mãos. 
Gânglios faciais;
Occipital, retroauricular, parótida, cervical superficial, cervical profundo, submandibular, bucal.

Continue navegando