Buscar

Filosofia da Religião - APOL 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Filosofia da Religião – APOL 2
Questão 1/10 - Filosofia da Religião
Leia a seguinte citação:
“Havia na ética estoica a crença no fatalismo, por isso, propunha a aceitação da necessidade decorrente da ordem do Universo. Como nada pode ser feito contra essas forças externas, a felicidade consiste na liberdade interior de exercitar a insensibilidade diante da dor e do sofrimento. Como é próprio da natureza humana viver racionalmente, cabe à razão substituir o instinto pela vontade, a fim de alcançar a harmonia de vida e, portanto, a sabedoria”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando Introdução à Filosofia. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2009. p. 252.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião sobre a filosofia dos estoicos, é correto afirmar que os estoicos consideravam que:
	
	A
	tudo o que ocorria na vida humana era essencialmente para a obtenção do prazer, inclusive as situações difíceis deviam ser fonte de satisfação emocional.
	
	B
	a vida humana, desde o nascimento até a morte, era plenamente trágica, de tal maneira que a felicidade era possível especificamente nos tempos mitológicos.
	
	C
	embora a vida humana fosse constituída de elementos trágicos, a razão poderia ser utilizada pelo ser humano para tentar ser feliz apesar das adversidades.
	
	D
	a existência humana provinha do fogo, e a vida consistia num ciclo de extrema realização nos primeiros momentos, entretanto, com a certeza de que, no final, tudo se acabaria.
	
	E
	a vida humana era semelhante à sociedade política, ou seja, somente os indivíduos que vivessem no regime republicano platônico poderiam alcançar a legítima felicidade.
Questão 2/10 - Filosofia da Religião
Considere a seguinte citação:
“Segundo a ética epicurista, os prazeres do corpo são causas de ansiedade e sofrimento, por isso, para que a alma permaneça imperturbável, é preciso aprender a gozar os prazeres com moderação e a desprezar os prazeres materiais, o que leva Epicuro a privilegiar os prazeres espirituais, sobretudo os que dizem respeito à amizade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2009. p. 251.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião sobre o estoicismo e epicurismo, é correto afirmar que o fundamento filosófico da doutrina de Epicuro consiste:
	
	A
	no dever de matematizar os fenômenos sociais.
	
	B
	na busca pela verdade absoluta.
	
	C
	na necessidade de se cuidar da saúde da alma.
	
	D
	na primazia da emoção sobre a razão.
	
	E
	no alcance do pleno conhecimento teológico.
Questão 3/10 - Filosofia da Religião
Leia e reflita sobre o seguinte trecho de texto:
“Não por acaso, os intelectuais pertenciam às ordens religiosas e, consequentemente, as principais questões filosóficas baseavam-se nas relações entre fé e razão, esta sempre subordinada àquela. Porque, se a fé é o conhecimento mais elevado e o critério adequado da verdade, não cabe à filosofia buscar a verdade, mas apenas demonstrar racionalmente essa verdade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. 4. ed., São Paulo: Moderna, 2009. p. 292.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião sobre as correntes filosóficas da Idade Média, assinale a alternativa que corresponde às duas principais escolas filosóficas do período medieval:
	
	A
	anárquica e política.
	
	B
	racionalismo e empirismo.
	
	C
	pré-socrática e platônica.
	
	D
	documental e positivista.
	
	E
	patrística e escolástica.
Questão 4/10 - Filosofia da Religião
Analise o seguinte parágrafo:
“[...] em tempos mais recentes, em função do reencantamento do mundo, da revalorização da religião, materializada na proliferação de novos movimentos religiosos e na privatização da vida religiosa, o denominado sistema ‘self-service religioso’, onde cada pessoa pode criar a sua própria maneira de buscar e viver o religioso, a teoria da secularização está a ser fortemente criticada”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RODRIGUES, Donizete. Novos movimentos religiosos: Realidade e perspectiva sociológica. p. 34 <http://www.revista.ufpe.br/revistaanthropologicas/index.php/revista/article/viewFile/87/84>. Acesso em 11 ago. 2017.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião sobre privatização religiosa, é correto afirmar que essa expressão diz respeito a uma característica:
	
	A
	medieval, que consistiu na privação de monges, freiras e outros clérigos católicos viverem em mosteiros afastados por muito tempo do convívio social.
	
	B
	dos tempos modernos, consistindo em pessoas que alegam possuir uma vida espiritual sem, contudo, estabelecer algum vínculo com organizações religiosas.
	
	C
	antiga, que consistia no ensino dos conhecimentos sagrados para os grupos sociais mais abastados.
	
	D
	pós-moderna, que afirma que todas as instituições religiosas devem ser fechadas para o exercício da chamada religião livre.
	
	E
	moderna, pela qual se faz pagamentos a instituições religiosas, buscando melhores condições financeiras para os adeptos de determinada crença.
Questão 5/10 - Filosofia da Religião
Considere o excerto de texto a seguir:
“O ato moral nos escritos de Mestre Tomás [...] não é determinado pelo agir ou não conforme algo que é imposto ao sujeito por algo externo a ele, mas sim o agir de acordo com a razão, com a consciência do bem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTIN, Rafael Henrique. Educação, conhecimento e moral na suma teológica de Tomás de Aquino: um estudo no campo da história da educação. <http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/1398-0.pdf>. Acesso em 11 ago. 2017.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião sobre a obra denominada Suma Teológica de Tomás de Aquino, é correto afirmar que:
	
	A
	a referida obra condena o racionalismo, pois o considera como uma estratégia maligna para enfraquecer a fé cristã.
	
	B
	a referida obra procurou, pelo caminho racional e lógico, defender a fé e comprovar que Deus existe.
	
	C
	a referida obra foi fundamentada na biologia para provar que o ser humano está em constante processo de evolução.
	
	D
	a referida obra esteve ausente de qualquer influência filosófica, uma vez que toda a argumentação da mesma recorre aos textos bíblicos.
	
	E
	a referida obra apresenta a existência de Deus pelo caminho emocional e intuitivo, apresentando uma defesa da doutrina da predestinação.
Questão 6/10 - Filosofia da Religião
Considere a seguinte citação:
“A dimensão de transcendência do universo desperta o desejo humano de buscar explicações para a origem da nossa existência, desde sua tomada de consciência no/do mundo. Nesse aspecto, para dialogar com o conceito de fenômeno religioso, prescindiu-se de reconhecer que, na dimensão religiosa, se constitui o ser, e nela fundamentam-se questões primordiais para a elucidação de alguns fenômenos existenciais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALMEIDA, Leandro de; PEGORETTE, Josemar Francisco. A compreensão dos conceitos de fenômeno religioso em Eliade e Durkheim. <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:HJubYvBI7lsJ:revista.faculdadeunida.com.br/index.php/unitas/article/download/253/275+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em 11 de ago. 2017.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião sobre o fenômeno religioso, é correto afirmar que a compreensão desse fenômeno deve partir da perspectiva:
	
	A
	micro, levando-se em consideração a emoção ea satisfação pessoal.
	
	B
	espiritual, considerando a identificação do ser com determinada prática religiosa.
	
	C
	natural, entendendo-se que o ser humano é levado pela própria natureza a tal fenômeno.
	
	D
	macro, envolvendo aspectos socioculturais e o ser humano como um todo.
	
	E
	filosófica, alinhando a sua corrente filosófica com os pressupostos divinos.
Questão 7/10 - Filosofia da Religião
Considere a seguinte citação:
“Ora, para o filósofo, provar a existência de Deus como ser é provar a existência do infinito. Duns Scotus dá uma nova cor ao argumento ontológico de Santo Anselmo, e admite a prova ‘a posteriori’ da existência de Deus, partindo, porém, não dos objetos sensíveis, mas das modalidades do ser”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: UOL Educação. Filósofo e teólogo inglês: Johanes Duns Scottos. <https://educacao.uol.com.br/biografias/johannes-duns-scotus.htm>. Acesso em 11 de ago. 2017.
A partir dessas informações e de acordo com os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião sobre a teoria de Duns Scotto, é correto afirmar que o referido autor divergia de Tomás de Aquino na medida em que:
	
	A
	criticava o uso da razão para defender a fé ou comprovar os sinais da existência divina.
	
	B
	criticava as vias de demonstrações para a comprovação da existência de Deus por Tomás de Aquino.
	
	C
	criticava o uso de textos bíblicos como meio para provar a existência de Deus ou para o desenvolvimento da fé de uma pessoa.
	
	D
	criticava a organização clerical da Igreja Católica, considerando que a instituição deveria repensar seus métodos.
	
	E
	criticava as doutrinas defendidas pelos cristãos protestantes, considerando que estes distorciam a autêntica fé cristã.

Continue navegando