Buscar

AVALIAÇÃO FINAL FLEX Cultura e Sociedade na Modernidade (HID04)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Cultura e Sociedade na Modernidade (HID04)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:513222) ( peso.:3,00)
	Prova:
	18698510
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda: Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O processo de modernidade não foi um fenômeno que ocorreu de forma uniforme, com o mesmo perfil e no mesmo momento histórico em todas as sociedades. Isto acabou gerando diversas discussões e divergências entre os estudiosos que se dedicam ao tema. Diante disto, os estudiosos procuraram enumerar/identificar alguns fenômenos e movimentos que podem ser reconhecidos como propulsores e instauradores da modernidade. Sobre os movimentos e os fenômenos que podem ser considerados como os primeiros sinais de modernidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Pode-se dizer que a modernidade encontrava-se presente ainda no renascimento, nos processos de refinamento dos modos de portar-se, nos ingredientes que compunham um banquete real, bem como nos valores/fins de beleza e prazer em seu cotidiano.
(    ) Deve-se identificar a modernidade somente a partir do renascimento e da época das grandes navegações, o período da Idade Média não pode nos fornecer indícios e experiências de modernidade, pois tratou-se de uma época de forte obscurantismo e dogmatismo.
(    ) O movimento de modernidade pode ser identificado nas expressões de amor cortês, que apresentava uma nova percepção/sensibilidade, tais como a relação com a figura/papel da mulher no contexto social, que a retirava da posição de submissão e subordinação.
(    ) A invenção da prensa de tipos móveis permitiu a transição de uma sociedade de tradição oral e orientada somente pelos preceitos religiosos para uma sociedade leitora de literatura diversificada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - V - F - V.
	b)
	V - V - F - V.
	c)
	V - F - V - V.
	d)
	V - V - V - F.
	2.
	A produção cultural e artística da Idade Média apresentava forte cunho ideológico religioso. No renascimento, acabou confinada ao público aristocrático. Os intelectuais e os artistas da modernidade engajaram no sentido de superar estas duas tendências. Sobre a compreensão de arte e da cultura que passa a vigorar a partir do movimento do iluminismo e da modernidade, analise as sentenças a seguir:
I- A modernidade, bem como o movimento iluminista, previa a difusão cada vez mais abrangente dos conhecimentos e da escolarização, para além de grupos sociais restritos, pois acreditavam que o conhecimento seria capaz de renovar os indivíduos e, por consequência, a sociedade.
II- Defendiam que o ideal aristocrático e contemplativo que se encontrava presente na produção artística desde a antiguidade até a Idade Média deveria ser superado e ultrapassado.
III- Os pensadores modernos e iluministas defendiam que a arte não deveria possuir pretensões com relação à sociedade, a arte deveria manter-se neutra/imparcial diante das questões religiosas, assim como das questões científicas. 
IV- No intuito de alcançar os ideais de cultura da modernidade, foi organizada a publicação da "Enciclopédia", que pretendia difundir a produção artística, científica e cultural ao ponto de alcançar a universalização.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	3.
	Michel Foucault foi um filósofo francês que desenvolveu métodos arqueológicos e genealógicos para a compreensão da realidade e da sociedade moderna. Dentre suas obras mais conhecidas, citamos: A Arqueologia do Conhecimento, Vigiar e Punir, Biopolítica do Poder e História da Sexualidade. Para Foucault, o exercício do poder exercido pelo Estado Moderno sobre os corpos dos indivíduos, tornou-se um mecanismo muito eficiente para o controle social. Sobre as ações e formas de controle exercidas pelo Estado Moderno sobre os indivíduos no contexto da Modernidade, analise as sentenças a seguir:
I- O Estado racional implementou ações políticas por vezes violentas e até mesmo arbitrárias com o propósito de manter a ordem social e urbana no contexto da Modernidade.
II- O Estado Moderno criou leis, normas, regras de comportamento e de conduta e até mesmo punições para os indivíduos que não se adequavam aos padrões instituídos de normalidade para o corpo e para a mente. 
III- O Estado Moderno justificava as suas ações políticas de vigilância e controle nas epístolas católicas que tinham como objetivo garantir os direitos fundamentais aos indivíduos como o bem estar físico, a saúde perfeita e a longevidade da população. 
IV- A ideologia de controle abrangia hospitais, manicômios, prisões, escolas, praças, cemitérios, entre outros espaços públicos de convivência, de circulação e de comum uso da população. Nestes espaços, seria instalado um regime que invadiria e vigiaria o comportamento e os costumes dos indivíduos.
V- Na Modernidade, o poder se expande por toda a sociedade urbanizada e industrializada e não se constitui somente ao nível do Estado, mas também ao nível das instituições com diferentes formas de exercício do poder e técnicas de dominação e atinge a corporalidade dos indivíduos, penetrando na vida cotidiana. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças I, II, III e V estão corretas.
	b)
	As sentenças I, II, IV e V estão corretas.
	c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	4.
	Os sentidos da modernidade se entrecruzam com o surgimento das cidades e suas habitações populares coletivas, com as fábricas e os novos tipos de edificações. Contudo, o processo de urbanização da sociedade e da industrialização veio acompanhado de ações políticas de ordem higiênica, espacial e construtiva, bem como de forte exclusão social de algumas minorias dos benefícios desta modernização. Com relação à ideologia de controle do Estado Moderno sobre o corpo social, assinale a alternativa INCORRETA:
	a)
	O Estado Moderno se pautou em teorias positivistas e higienistas para compreender a organização e a estrutura de funcionamento da sociedade e criar mecanismo de controle dos hábitos e comportamento. Estas teorias justificaram ações políticas por vezes autoritárias, como a política do Bota Fora, que tinha como propósito a destruição dos cortiços no centro do Rio de Janeiro para limpar a cidade e livrá-la de epidemias.
	b)
	A Inglaterra foi o berço da Revolução Industrial no século XVIII e foi precursora do planejamento racional das cidades, difundindo suas ideias para o mundo. As ações do governo, ao contrário dos demais países europeus, traduziam-se em bem-estar para a maioria da população e se pautavam nas ideias democráticas. Portanto, o Estado não exercia o controle social sobre os indivíduos, não delimitando regras ou normas de comportamento.
	c)
	Com a cientificidade, foram criados métodos de pesquisa e critérios para a análise da realidade e da sociedade. Para tanto, foram realizados censos e estimativas demográficas que permitiram cálculos sobre a pirâmide etária da população, expectativa de vida, taxas de mortalidade e, a partir desses dados e interpretações, surgiram teses sobre a sociedade moderna.
	d)
	A cidade é representada como um símbolo da modernidade. Contudo, o processo de urbanização desordenado, em particular na Inglaterra, ocasionou vários problemas de ordem social como: a pobreza, a prostituição, o alcoolismo, pessoas vivendo em situação de rua ou em habitações coletivas precárias e a prática do roubos, especialmente de alimentos.
	5.
	Como afirma Habermas: "O conceito de modernização refere-se a um conjunto de processos cumulativos e de reforço mútuo: à formação de capital e mobilização de recursos [...]; ao estabelecimento do poder político centralizado e à formação de identidades nacionais [...]; à expansão dos direitos de participação política, das formas urbanas de vida e da formação
escolar formal e à secularização de valores e normas". 
FONTE: O contexto da Modernidade e da Pós- Modernidade. PUC-RIO-Certificação Digital nº 0310395/CA. Disponível em:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/10103/10103_3.PDF. Acesso em: 25 maio 2018.
O filósofo Jürgen Habermas nasceu na Alemanha em 1929 e, em sua carreira universitária, dedicou-se ao estudo da era moderna. Nos estudos de José Pinto (1995), o autor destaca que um dos objetivos de Habermas foi a construção de um conceito de racionalidade fundamentado nos processos de comunicação intersubjetiva, o que difere da racionalidade instrumental proposta por outros estudiosos. 
FONTE: PINTO, José Marcelino de Rezende. A teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas: conceitos básicos e possibilidades de aplicação à administração escolar. Paidéia (Ribeirão Preto)  nº. 8-9 Ribeirão Preto Feb./Aug. 1995. Disponível em: 
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X1995000100007. Acesso em: 25 maio 2018.
No entanto, voltando ao texto de Habermas, são identificadas algumas características da modernidade que foram sendo disseminadas no mundo e incorporadas por diferentes culturas, especialmente pelas sociedades ocidentais chamadas de sociedades industriais modernas. Com relação a outras características da época moderna, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A substituição da fé pela razão que passou a fundamentar as explicações sobre o mundo.
(    ) Abertura de novas frentes de comércio nas colônias da América, África e Ásia. 
(    ) O desenvolvimento das forças produtivas e o aumento da produtividade do trabalho, além da ascensão da classe trabalhadora.
(    ) O processo crescente de tecnologias para industrialização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - F - V - V.
	b)
	V - V - F - V.
	c)
	F - V - V - F.
	d)
	V - F - V - F.
	6.
	Alguns historiadores e estudiosos defendem que a Modernidade contém as estruturas iniciais situadas ainda no final da Idade Média e pode ser observada nos hábitos e costumes dos indivíduos, nas invenções técnicas, bem como nas novas concepções religiosas. Sobre as expressões que podem ser indicadas como que pertencentes a este contexto, analise as sentenças a seguir:
I- A invenção da imprensa de tipos móveis favoreceu a transição de uma sociedade que basicamente se caracterizava como sendo de indivíduos leitores, para uma sociedade de indivíduos sustentada em fontes orais.
II- A invenção da prensa de tipos móveis por Joahnnes Gutenberg favoreceu a popularização do hábito da leitura, de livros, jornais e folhetins nos hábitos individuais e coletivos.
III- A popularização dos livros e do hábito da leitura favoreceu a livre interpretação dos escritos, ou seja, além da dominação religiosa, fez com que críticas e questionamentos surgissem com relação aos dogmas.
IV- Os livros passaram a ser impressos e publicados no formato de folhas reunidas e sequenciais e não mais no formato de rolo; logo vieram também traduções de livros agora em línguas diferentes das derivadas do latim.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	7.
	No moderno Estado de direito foi vedado ao Estado à profissão de fé ou a Igreja decidir assuntos estatais. Sendo assim, a questão da fé tornou-se privada, de foro íntimo do indivíduo. E desde então, de acordo com o princípio republicano, os governos e governantes não podem beneficiar demandas de grupos religiosos. Além disso, com a laicização do Estado, tarefas antes consideradas religiosas e relacionadas aos ritos de passagem de caráter social, passaram a ser desempenhadas por órgãos que não estão ligados à Igreja. Com relação aos principais ritos de passagem ligados ao nascimento, casamento e morte, antes da Modernidade e depois da Modernidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Até o século XIX, o primeiro registro da criança era o batismo, celebrado na Igreja. 
(    ) Com a racionalização do Estado, a certidão de nascimento registrada em cartório de registro civil com informações sobre a criança, seus pais e avós é que passou a conferir uma identidade de cidadão e estabelecer o vínculo legal do indivíduo com o Estado.
(    ) Até a contemporaneidade, pelo menos um rito de passagem continua ligado à fé e sem o controle do Estado: os enterros, que continuam administrados exclusivamente pela Igreja.
(    ) No período posterior à Modernidade, o rito do casamento, antes ligado a fé, passou a ser regulamentado pelo Estado através do registro de casamento civil. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F -V - F - V.
	b)
	V - F - F - V.
	c)
	F - V - V - F.
	d)
	V - V - F - V.
	8.
	O processo de urbanização se intensificou no Ocidente após a Revolução Industrial, devido a migração de parte da população do campo em direção aos núcleos urbanos que estavam se formando. Entretanto, o planejamento racional das cidades começou na França e não na Inglaterra. Inclusive, os planos urbanos das cidades modernas da França, em particular, de Paris, serviram como referência para a reforma urbano no Brasil, no Rio de Janeiro. Sobre as novas ideias de planejamento dos espaços urbanos na França,  classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Embasados no planejamento racional dos espaços urbanos, os urbanistas transformaram as cidades em um espaço funcional, onde o viver, o trabalhar, o recrear-se e o circular deveriam estar presentes em todos os planos de ordenação. 
(    ) O antigo arruamento desordenado estava condenado a ser desfeito e destruído e o novo, com bases na geometria e simetria, deveria ser implantado. Como solução de espaço, surgem os boulevares franceses.
(    ) Os boulevares franceses eram um tipo de via estreita, semelhante aos atuais calçadões, projetadas para espaços de sociabilidades como parques e jardim botânico, onde se demonstrava profunda preocupação com a paisagística. 
(    ) Para a construção dos boulevares franceses, ocorreu a eliminação das habitações miseráveis como os cortiços e moradias improvisadas. Essa ideia de limpeza urbana para a construção de vias longas e com largos corredores serviram como referência para a reforma urbana no Brasil, no século XIX no Rio de Janeiro, quando foram destruídos os cortiços. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - V - F - V.
	b)
	F - V - V - V.
	c)
	F - V - F - V.
	d)
	V - F - F - V.
	9.
	Segundo Cristófano (2010, p. 254-255), a autora Mary Shelley (1797-1851) se inspirou na teoria de Galvini (1737-1798), físico e médico italiano que pesquisou sobre as ações de correntes elétricas contínuas sobre órgãos vivos e ainda, numa viagem à Alemanha, no local onde se encontra o castelo dos Frankenstein para escrever o seu livro. No castelo vivia um cientista chamado Conrad Dippel, o qual diziam que realizava experiências com cadáveres de acordo com a teoria de galvanismo. A trama central do livro de Shelley reside na história de um cientista que alcançou a façanha de criar e reanimar a vida e, munido disto, criou Frankenstein, um ser humano gigantesco composto por partes de outras pessoas. Logo, o cientista perdeu o controle sobre sua criatura e o abandonou. O monstro se desespera e parte em busca de seu criador/pai. A história de Frankenstein gera reflexões sobre o caráter, os impactos e os custos da ciência e da racionalidade a partir da modernidade. Com relação à conduta da ciência e do conhecimento científico na modernidade e seus respectivos custos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O monstro de Frankenstein, criado na euforia prometeica do jovem cientista, representa não só a desejada apropriação do enigma da vida pelo Homem, como também o perigo de descontrole do criador sobre a criatura. 
(    ) A ciência cada
vez mais quis alcançar níveis complexos e específicos no campo da natureza, dos seres e dos materiais para, enfim, submeter todos os seres humanos aos interesses do progresso e do desenvolvimento industrial.
(    ) A ciência procurou desmistificar mitos, superstições, afastar o potencial de imaginação e, diante disto, implantou o princípio da dúvida e defendeu a parcialidade/neutralidade no conhecimento.
(    ) Objetividade, rigor, métodos, entre outros, foram agregados ao saber, porém ocorreram recuos diante da qualidade, da relevância e da justificativa social e cultural do novo conhecimento produzido.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CRISTÓFANO, Sirlene Cristófano. Diálogo entre cinema e literatura em Frankenstein. Raído, Dourados, MS, v. 4, n. 7, jan./jun. 2010. Disponível em: 2010http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/viewFile/595/536. Acesso em: 30 maio 2017.
FONTE DA IMAGEM: http://www.doctormacro.com/Images/Clive,%20Colin/Clive,%20Colin%20(Frankenstein)_02.jpg. Acesso em: 30 maio 2018.
	
	a)
	F - V - F - V.
	b)
	F - F - V - F.
	c)
	V - F - V - V.
	d)
	V - F - F - V.
	10.
	Uma das principais realizações da modernidade foi a racionalização, a secularização e laicidade do Estado Moderno, que passou a ter uma nova estrutura de funcionamento. As palavras racionalização, secularização e laicidade apresentam diferentes significados e possuem uma abrangência específica. Entretanto, as ideias se relacionam com o fim das explicações religiosas para as ações humanas, para os fenômenos sociais e naturais e a separação entre a Igreja e o Estado. Sobre a estrutura de funcionamento da sociedade Ocidental antes da Modernidade, analise as sentenças as seguir: 
I- Até o século XVIII, a fé era uma questão privada, de foro íntimo dos indivíduos, porque era garantido o direito a todas as pessoas de escolher a sua fé, que poderia ser diferente da religião do rei. 
II- Antes da modernidade, apenas os que possuíam a mesma religião do rei eram dignos de direitos sociais, fato presente nas monarquias do Antigo Regime. 
III- No contexto da Modernidade, com a separação entre a Igreja e o Estado, o Estado Nacional Moderno se tornou uma espécie de árbitro neutro e isento em matérias ligadas à religião, ou seja, a religião se tornou algo ligado à esfera privada e não mais pública. 
IV- Com a laicização do Estado, as tarefas antes consideradas religiosas passaram a ser desempenhadas por órgãos que não estavam ligados à Igreja, como as questões ligadas à saúde, à educação pública e à assistência social que até então tinha um caráter caritativo. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2017) Um aluno da rede pública de ensino, com 11 anos de idade, está matriculado no 52 ano do Ensino Fundamental e tem surdez profunda bilateral. Ele é bem humorado, brincalhão e bastante sociável. É fluente na língua brasileira de sinais (Libras), mas apresenta dificuldades de leitura e escrita da língua portuguesa. Tem potencial cognitivo elevado, embora necessite de constante interferência e auxílio da professora para realizar suas atividades. Considerando a situação apresentada e o que estabelece a Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, deve-se assegurar a esse aluno:
FONTE: http://www.cepae.faced.ufu.br>. Acesso em: 7 jul. 2017 (adaptado).
	a)
	Processo avaliativo que priorize o uso da língua portuguesa na modalidade escrita, dada a importância da manutenção do registro da aprendizagem.
	b)
	Atendimento educacional especializado, priorizando-se o ensino da língua portuguesa, de modo a garantir a educação bilíngue.
	c)
	Ensino da língua brasileira de sinais (Libras) após a aquisição da língua portuguesa na modalidade escrita, em processo análogo ao da alfabetização de aluno ouvinte.
	d)
	Escolarização que atenda à proposta educacional bilíngue, considerando-se a língua de sinais como primeira língua.
	12.
	(ENADE, 2017) As escolas brasileiras não têm um único jeito de ensinar sobre gênero e sexualidade; pesquisas evidenciam currículos e práticas pedagógicas e de gestão marcadas pela discriminação. Distinções sexistas nas aulas, na chamada, nas filas de meninos e de meninas, nos uniformes, no tratamento e nas expectativas sobre alunos ou alunas. Também verifica-se a tolerância da violência verbal e até física entre os meninos, representações de homens e mulheres nos materiais didáticos, abordagem quase exclusivamente biológica da sexualidade no livro didático, estigmatização referente à manifestação da sexualidade das adolescentes, perseguição sofrida por homossexuais, travestis e transexuais, entre outros, evidenciam o quanto a escola (já) ensina, em diferentes momentos e espaços, sobre masculinidade, feminilidade, sexo, afeto, conjugalidade, família. Nesse contexto, para construir uma prática pedagógica que promova transformações no sentido da igualdade de gênero a partir do respeito às diferenças, espera-se que a escola:
FONTE: http://www.spm.gov.br. Acesso em: 11 jul. 2017 (adaptado).
	a)
	Reforce modelos de comportamentos socialmente atribuídos a homens e mulheres que formam um conjunto de representações sobre masculinidade e feminilidade.
	b)
	Incorpore o conceito de gênero nos diferentes componentes do currículo de maneira transversal.
	c)
	Se refira à questão de gênero de forma tangencial, suficiente para promover vivência menos intransigente e mais equânime entre homens e mulheres
	d)
	Se valha das diferenças sexuais naturais entre meninos e meninas para conduzir a classe e manter a disciplina.
Prova finalizada com 9 acertos e 3 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando