Buscar

PROVA i CORRIGIDA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Literatura Surda - Produção Textual em Libras (LBR11)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial 
	Prova:
	22379085
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	No livro "As imagens do outro sobre a cultura surda", Karin Strobel, surda e doutora em Educação, aborda sobre os artefatos culturais da cultura surda, tais como a experiência visual, o aspecto linguístico, a experiência familiar e a literatura surda. Sobre o artefato linguístico da cultura surda, analise as sentenças a seguir:
I- A Língua de Sinais é um artefato linguístico.
II- SignWritting é um modelo gráfico da língua de sinais.
III- Não há dicionários para a escrita de sinais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	2.
	Historicamente, os surdos têm sofrido muito com a falta de reconhecimento em muitas áreas. No século XVI, os surdos não eram reconhecidos pela lei como pessoas, por não saberem falar e nem ler. Por serem considerados incapazes ou desprovidos de inteligência, não tinham o direito de ter seus nomes incluídos no rol de heranças das famílias nobres. Neste processo de reconhecimento e ajuda para os surdos, alguns nomes destacam-se. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta dois desses nomes que contribuíram para esse processo:
	 a)
	Alexander Graham Bell e Pedro Ponce de Léon.
	 b)
	Charles-Michel L'epèe e Alexander Graham Bell.
	 c)
	Pedro Ponce de Léon e Charles-Michel L'epèe.
	 d)
	Martinho Lutero e Lev Vygotsky.
	3.
	O conceito de cultura, atualmente, está atrelado a um conjunto de trocas simbólicas de um determinado grupo, como artefatos, artes, danças, teatros e comunicações. Essa compreensão sobre cultura diz respeito, portanto, a múltiplas questões, e abrange inúmeros grupos, não estando restrita apenas à questão de etnia. A cultura surda tem características singulares dos grupos, como a comunicação utilizada pelo povo surdo, por exemplo. Sobre a cultura surda, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	A pessoa surda tem o direito a habilitação para dirigir, considerando que pode visualizar os sinais de luz emitidos.
	 b)
	A maioria dos filmes brasileiros disponibiliza a legenda em português e em Língua de Sinais para facilitar o acesso das pessoas surdas.
	 c)
	Uma pessoa surda pode utilizar de sinais de luz como estratégia para melhorar a qualidade de vida e morar sozinha.
	 d)
	Uma mãe surda tem plena capacidade para criar seu filho sozinha, utilizando outras estratégias para manter os cuidados necessários à criança.
	4.
	O povo surdo não deve ser patologizado nem normalizado. Pelo contrário, o povo surdo é múltiplo em termos identitários e rico em termos de produção cultural, dependendo, claro, do contexto social e histórico em que está inserido. Pensando assim,considerando os artefatos que fazem parte da cultura surda, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Artefato cultural e familiar, onde os integrantes da família são todos surdos e lançam um estilo de vida único e singular, conhecido e reconhecido historicamente.
	 b)
	Artefato cultural político, que diz respeito à luta das pessoas surdas pelos direitos a comunicação e acesso a espaços e reconhecimento na sociedade.
	 c)
	A experiência visual como um artefato singular, que caracteriza a subjetividade e a tradução do mundo pelas pessoas surdas.
	 d)
	Artefato Linguístico, como a Língua de Sinais, que depende também da cultura onde está inserida, não sendo uma característica universal da cultura surda.
	5.
	No ano de 1880, educadores e especialistas reuniram-se em uma importante conferência que decidiu, em grande medida, os rumos e os passos para a educação do povo surdo em algumas partes do mundo. Essa conferência ficou conhecida como "Congresso de Milão". Sobre esse evento, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Professores ouvintes lecionavam dominando a Língua de Sinais, a partir do Congresso de Milão.
	 b)
	Alenxander Graham Bell foi um grande influenciador da Língua de Sinais no congresso de Milão.
	 c)
	O Brasil não seguiu recomendações votadas no Congresso de Milão.
	 d)
	O oralismo foi recomendado como melhor método de ensino, sem a votação dos professores surdos.
	6.
	Para se envolver com a cultura surda, o primeiro passo é justamente se aproximar, mesmo que seja para fazer uma pergunta que num primeiro momento aparenta ser absurda. Quando conhecemos um pouco mais desta cultura, percebemos que existem alguns mecanismos que podemos chamar de mecanismo de sobrevivência da cultura surda. Sobre os mecanismos de sobrevivência da cultura surda, analise as opções a seguir:
I- A própria cultura surda. 
II- A arena educacional. 
III- As associações de surdos. 
IV- Os sindicatos municipais. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a opção I está correta.
	 c)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 d)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	7.
	Conhecer os fatos históricos com relação às pessoas surdas e sua cultura é extremamente necessário no processo de percebermos o quanto se caminhou até o momento em termos de avanços para a comunidade surda. Ao mesmo tempo, percebe-se também os diversos erros cometidos neste processo. Com relação aos fatos históricos relacionados às pessoas surdas e sua cultura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:  
(    ) No Brasil, as deliberações do Congresso de Milão afetaram de forma devastadora a educação de surdos. O INES também adotou o oralismo e isso trouxe muitos prejuízos aos surdos. 
(    ) Alexander Graham Bell trouxe uma enorme contribuição para o povo surdo com suas invenções e apoio ao ensino da Língua de Sinais. 
(    ) L'Epée fundou uma escola em 1755 que foi a primeira a angariar recursos públicos. Em 1776, seu livro escrito de modo revolucionário foi publicado pela primeira vez, tornando-se uma obra clássica, disponível em muitas línguas.
(    ) A Lei número 10436/02 libertou o povo surdo brasileiro, pois possibilitou que os surdos passassem a utilizar a sua língua materna sem represálias. A legalização da Libras é um marco importante na história dessa comunidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	8.
	Muitos profissionais intérpretes acabam se tornando professores do aluno surdo em sala de aula. Em boa parte dos casos, este profissional não tem formação na área, principalmente para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, isso mostra que ainda há uma certa confusão com relação à função deste profissional. Sobre a função do intérprete especialista, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É este profissional que é responsável por todo o desenvolvimento do aluno surdo em sala de aula.
	 b)
	O intérprete especialista, para atuar na área da educação, deverá ter um perfil para assumir a função do professor em sala de aula.
	 c)
	O intérprete especialista, para atuar na área da educação, deverá ter um perfil para de ensinar os conteúdos desenvolvidos em sala de aula.
	 d)
	O intérprete especialista, para atuar na área da educação, deverá ter um perfil para intermediar as relações entre os professores e os alunos e entre os colegas surdos e os colegas ouvintes.
	9.
	A Língua Brasileira de Sinais é marcada por um histórico de luta do povo surdo contra tabus e preconceitos, mas também com conquistas políticas e sociais que visam ao seu maior reconhecimento. Sobre a Língua de Sinais no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	A Língua de Sinais foi oficializada e legalizada como meio de comunicação e expressão do povo surdo, no Brasil, a partir da Lei 10.436, em 2002.
	 b)
	A história dos surdos no Brasil tem grande influência do francês E. Huet, que tinha a intenção de abrir uma escolapara surdos.
	 c)
	O Brasil segue as diretrizes do Congresso de Milão e passa a assumir o oralismo como melhor método de ensino aos surdos.
	 d)
	No período em que a Língua de Sinais foi proibida, os surdos não a utilizavam de forma alguma.
	10.
	Os surdos constituem 3,2% da população, ou seja, aproximadamente 5,8 milhões de brasileiros que participam em sociedade com sua história e suas produções culturais. Em reconhecimento ao povo surdo, foi instituído o Dia do Surdo. Sobre isso, analise as sentenças a seguir:
I- O dia do surdo é comemorado em 16 de setembro.
II- O dia do surdo representa a conquista política desse povo.
III- Setembro Azul faz referência à luta e à visibilidade da Comunidade Surda.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando