Buscar

(CERTA) Visita substituída por Peça Trabalhista

Prévia do material em texto

Visita substituída por Peça Trabalhista
XXIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO
Ricardo, cantor amador, contrata Luiz, motorista de uma grande empresa, para transportá-lo, no dia 2 de março de 2017, do Município Canto Distante, pequena cidade no interior do Estado do Rio de Janeiro onde ambos são domiciliados, até a capital do Estado. No referido dia, será realizada, na cidade do Rio de Janeiro, a primeira préseleção de candidatos para participação de um concurso televisivo de talentos musicais, com cerca de vinte mil inscritos. Os mil melhores candidatos pré-selecionados na primeira fase ainda passarão por duas outras etapas eliminatórias, até que vinte sejam escolhidos para participar do programa de televisão. Luiz costuma fazer o transporte de amigos nas horas vagas, em seu veículo particular, para complementar sua renda; assim, prontamente aceita o pagamento antecipado feito por Ricardo. 
No dia 2 de março de 2017, Luiz se recorda de que se esquecera de fazer a manutenção periódica de seu veículo, motivo pelo qual não considera seguro pegar a estrada. Assim, comunica a Ricardo que não poderá transportá-lo naquele dia, devolvendo-lhe o valor que lhe fora pago. Ricardo acaba não realizando a viagem até o Rio de Janeiro e, assim, não participa da pré-seleção do concurso. Inconformado, Ricardo ingressa com ação indenizatória em face de Luiz menos de um mês após o ocorrido, pretendendo perdas e danos pelo inadimplemento do contrato de transporte e indenização pela perda de uma chance de participar do concurso. 
A ação foi regularmente distribuída para a Vara Cível da Comarca de Canto Distante do Estado do Rio de Janeiro. Citado, o réu alegou em contestação que Ricardo errou ao não tomar um ônibus na rodoviária da cidade, o que resolveria sua necessidade de transporte. Ao final da instrução processual, é proferida sentença de total procedência do pleito autoral, tendo o juízo fundamentado sua decisão nos seguintes argumentos:
i)o inadimplemento contratual culposo foi confessado por Luiz, devendo ele arcar com perdas e danos, nos termos do Art. 475 do Código Civil, arbitrados no montante de cinco vezes o valor da contraprestação originalmente acordada pelas partes; 
ii) o fato de Ricardo não ter contratado outro tipo de transporte para o Rio de Janeiro não interrompe o nexo causal entre o inadimplemento do contrato por Luiz e os danos sofridos; 
iii) Ricardo sofreu evidente perda da chance de participar do concurso, motivo pelo qual deve ser indenizado em montante arbitrado pelo juízo em um quarto do prêmio final que seria pago ao vencedor do certame. 
Na qualidade de advogado(a) de Luiz, indique o meio processual adequado à tutela integral do seu direito, elaborando a peça processual cabível no caso, excluindo-se a hipótese de embargos de declaração, indicando os seus requisitos e fundamentos nos termos da legislação vigente.
AO DOUTO JUÍZO DA 50ª VARA DO TRABALHO DE JOÃO PESSOA/PB
Processo nº 1234
Loteria Alfa LTDA., qualificação e endereço completos, vem respeitosamente perante Vossa Excelência, por intermédio de seu advogado adiante assinado (procuração anexa) escritório profissional no endereço completo onde recebe intimações e notificações, com fulcro no art. 847 da CLT, OFERECER:
            CONTESTAÇÃO
À Reclamação Trabalhista que lhe move Hamilton ..., já qualificado nos autos em epígrafe, pelas razões de fato e de direito a seguir expostas.
I – Preliminar de Mérito
I.1 – Inépcia do pedido
O reclamante afirma que trabalhava na empresa de 13 de janeiro de 2010 a 25 de março de 2017, quando foi dispensado sem justa causa. Afirma, ainda, que trabalhava de 2ª a 6ª feira, das 7h às 14h, com intervalo de uma hora para refeição. Ele relata que sempre foi cumpridor de suas tarefas e prestativo para com os prepostos da empresa. Destarte, na Reclamação Trabalhista o reclamante requer horas de sobreaviso, entretanto a petição está carente da causa de pedir para fundamentar o pedido.
Não assiste razão ao reclamante, pois nos termos do art. 330, § 1º, I do CPC, a petição inicial será inepta quando lhe faltar o pedido ou a causa de pedir. Assim, na petição inicial foi apresentado apenas o pedido de sobreaviso, estando ausente a causa de pedir, sendo, portanto, inepta.
Diante o exposto, requer a extinção do processo sem resolução do mérito, nos termos dos art. 485, I e art. 330, § 1º, I do CPC, quanto ao pedido de sobreaviso.
II – Prejudiciais
II.1 – Prescrição Parcial
O reclamante trabalhou na empresa de 13 de janeiro de 2010 a 25 de março de 2017, entretanto a Reclamação Trabalhista foi postulada somente em 30 de abril de 2017.
Conforme os art. 7º XXIX da CF e art. 11 da CLT, as verbas trabalhistas prescrevem em 5 anos, contados da data do ajuizamento da ação, com base na Súmula 308, I do TST.
Diante o exposto, requer a extinção do processo com resolução de mérito à luz do art. 487, II do CPC, quando às verbas postuladas anteriores aos últimos 5 anos contados da data do ajuizamento da ação, ou seja, anteriores a 30/04/2012.
III – Mérito
III.1 – Periculosidade.
O reclamante postulou periculosidade porque afirma que permanecia em área de risco (subestação de energia) por 10 minutos.
Entretanto, conforme súmula 364, I do TST, será indevido o adicional de periculosidade quando o contato se dá de forma eventual, assim considerado o fortuito, ou que, sendo habitual, dá-se por tempo extremamente reduzido, como no caso em tela.
Diante o exposto, requer a improcedência do pedido de periculosidade.
III.2 – Bancário.
O reclamante afirmou que além de processar os jogos feitos pelos clientes, também realizava atividade bancária referente a saques e pagamentos de contas de serviços públicos (água, luz, gás e telefone).
Entretanto o reclamado (empregador) não explora atividade bancária e sim de loteria, dessa maneira não faz jus aos benefícios dessa categoria, conforme dispõem o art. 511 da CLT.
Diante o exposto, requer a improcedência do pedido de vantagens previstas na norma coletivas dos bancários.
III.3 – Reintegração
O reclamante afirma que somente após duas semanas que recebeu o aviso prévio, que decidiu inscrever-se numa chapa como candidato a presidente do sindicato dos empregados em lotéricas, para lutar por melhorias para a sua categoria e por consequência requer a reintegração do emprego.
O pedido de reintegração não merece prosperar, pois a candidatura ocorreu no decorrer do aviso prévio e conforme dispõe na Súmula 369, V do TST, o registro da candidatura do empregado a cargo de dirigente sindical durante o período de aviso prévio ainda que indenizado, não lhe assegura a estabilidade, visto que inaplicável a regra do § 3º do art. 543 da CLT.
Diante o exposto, requer a improcedência do pedido de reintegração.
III.4 – Horas Extras
O labor do reclamante era de 2ª a 6ª feira das 7h às 14h, com intervalo de uma hora para refeição.
Dessa maneira o pedido de horas extras é indevido haja vista que a jornada não excede o módulo constitucional, conforme art. 7º, XIII da CF e art. 58 da CLT.
Diante o exposto, requer a improcedência do pedido de horas extras.
III.5 – Ticket
O reclamante afirma que existe o benefício de ticket-alimentação, previsto em acordo coletivo assinado pela sociedade empresária Beta Ltda. mas que jamais recebeu esse benefício durante todo o contrato.
Contudo o ticket é indevido pois o acordo coletivo juntado não foi assinado pelo reclamante, dessa maneira este não está obrigado a respeitá-lo conforme art. 611, § 1º da CLT.
Diante o exposto, requer a improcedência do pedido do benefício de Ticket.
III.6 – Vale Transporte
O reclamante postula na reclamação trabalhista o vale-transporte pelo período em que trabalhou em home office.
O pedido é indevido porque no trabalho em domicílio o empregado não tem gasto com transporte público, conforme art. 1º da Lei nº 7.418/85 e art. 2º do Decreto nº 95.247/87.
Diante o exposto, requer a improcedência do pedido de vale-transporte no período em que ele trabalhou em home office.
III. 7 – Integração do vale cultura
O reclamante aduz que recebia vale-culturado reclamado no valor de R$ 30,00 mensais e assim pediu a integração do vale-cultura ao seu salário.
Entretanto, a integração do vale cultura é indevida por disposição expressa, conforme art. Art. 458, § 2º, VIII da CLT.
Diante o exposto, requer a improcedência do pedido de integração do vale cultura.
IV – Requerimentos Finais
Diante do exposto, requer a produção de todos os meios de provas em direito admitidos inclusive o depoimento pessoal do reclamante, sob a consequência de confissão.
Requer o acolhimento da preliminar de inépcia do pedido com julgamento sem resolução do mérito, na sequencia o acolhimento da prescrição quinquenal com julgamento com resolução de mérito, bem como no mérito, a total improcedência dos pedidos formulados pelo autor, condenando- o ao pagamento de custas processuais e honorários advocatícios, nos termos do art. 791-A da CLT.
Nestes termos,
Pede deferimento.
Local e Data.
Advogado (a)
OAB nº ...
Visita substituída por P
eça 
Trabalhista
 
XX
III EXAME DE ORDEM UNIFICADO
 
Ricardo,
 
cantor amador, contrata Luiz, motorista de uma grande empresa, para 
transportá
-
lo, no dia 2 de março de 2017, do Município Canto Distante, 
pequena cidade no interior do Estado do Rio de Janeiro onde ambos são 
domiciliados, até a capital do Estado. No refe
rido dia, será realizada, na cidade 
do Rio de Janeiro, a primeira préseleção de candidatos para participação de 
um concurso televisivo de talentos musicais, com cerca de vinte mil inscritos. 
Os mil melhores candidatos pré
-
selecionados na primeira fase aind
a passarão 
por duas outras etapas eliminatórias, até que vinte sejam escolhidos para 
participar do programa de televisão. Luiz costuma fazer o transporte de amigos 
nas horas vagas, em seu veículo particular, para complementar sua renda; 
assim, prontamente 
aceita o pagamento antecipado feito por Ricardo. 
 
No dia 2 de março de 2017, Luiz se recorda de que se esquecera de fazer a 
manutenção periódica de seu veículo, motivo pelo qual não considera seguro 
pegar a estrada. Assim, comunica a Ricardo que não poderá 
transportá
-
lo 
naquele dia, devolvendo
-
lhe o valor que lhe fora pago. Ricardo acaba não 
realizando a viagem até o Rio de Janeiro e, assim, não participa da pré
-
seleção 
do concurso. Inconformado, Ricardo ingressa com ação indenizatória em face 
de Luiz menos 
de um mês após o ocorrido, pretendendo perdas e danos pelo 
inadimplemento do contrato de transporte e indenização pela perda de uma 
chance de participar do concurso. 
 
A ação foi regularmente distribuída para a Vara Cível da Comarca de Canto 
Distante do Esta
do do Rio de Janeiro. Citado, o réu alegou em contestação que 
Ricardo errou ao não tomar um ônibus na rodoviária da cidade, o que 
resolveria sua necessidade de transporte. Ao final da instrução processual, é 
proferida sentença de total procedência do pleit
o autoral, tendo o juízo 
fundamentado sua decisão nos seguintes argumentos:
 
i)
o inadimplemento contratual culposo foi confessado por Luiz, devendo ele 
arcar com perdas e danos, nos termos do Art. 475 do Código Civil, arbitrados 
no montante de cinco vezes 
o valor da contraprestação originalmente acordada 
pelas partes; 
 
ii) o fato de Ricardo não ter contratado outro tipo de transporte para o Rio de 
Janeiro não interrompe o nexo causal entre o inadimplemento do contrato por 
Luiz e os danos sofridos; 
 
iii) Ricar
do sofreu evidente perda da chance de participar do concurso, motivo 
pelo qual deve ser indenizado em montante arbitrado pelo juízo em um quarto 
do prêmio final que seria pago ao vencedor do certame. 
 
Na qualidade de advogado(a) de Luiz, indique o meio proc
essual adequado à 
tutela integral do seu direito, elaborando a pec
¸
a processual cabível no caso, 
excluindo
-
se a hipótese de embargos de declarac
¸
ão, indicando os seus 
requisitos e fundamentos nos termos da legislac
¸
ão vigente.
 
Visita substituída por Peça Trabalhista 
XXIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO 
Ricardo, cantor amador, contrata Luiz, motorista de uma grande empresa, para 
transportá-lo, no dia 2 de março de 2017, do Município Canto Distante, 
pequena cidade no interior do Estado do Rio de Janeiro onde ambos são 
domiciliados, até a capital do Estado. No referido dia, será realizada, na cidade 
do Rio de Janeiro, a primeira préseleção de candidatos para participação de 
um concurso televisivo de talentos musicais, com cerca de vinte mil inscritos. 
Os mil melhores candidatos pré-selecionados na primeira fase ainda passarão 
por duas outras etapas eliminatórias, até que vinte sejam escolhidos para 
participar do programa de televisão. Luiz costuma fazer o transporte de amigos 
nas horas vagas, em seu veículo particular, para complementar sua renda; 
assim, prontamente aceita o pagamento antecipado feito por Ricardo. 
No dia 2 de março de 2017, Luiz se recorda de que se esquecera de fazer a 
manutenção periódica de seu veículo, motivo pelo qual não considera seguro 
pegar a estrada. Assim, comunica a Ricardo que não poderá transportá-lo 
naquele dia, devolvendo-lhe o valor que lhe fora pago. Ricardo acaba não 
realizando a viagem até o Rio de Janeiro e, assim, não participa da pré-seleção 
do concurso. Inconformado, Ricardo ingressa com ação indenizatória em face 
de Luiz menos de um mês após o ocorrido, pretendendo perdas e danos pelo 
inadimplemento do contrato de transporte e indenização pela perda de uma 
chance de participar do concurso. 
A ação foi regularmente distribuída para a Vara Cível da Comarca de Canto 
Distante do Estado do Rio de Janeiro. Citado, o réu alegou em contestação que 
Ricardo errou ao não tomar um ônibus na rodoviária da cidade, o que 
resolveria sua necessidade de transporte. Ao final da instrução processual, é 
proferida sentença de total procedência do pleito autoral, tendo o juízo 
fundamentado sua decisão nos seguintes argumentos: 
i)o inadimplemento contratual culposo foi confessado por Luiz, devendo ele 
arcar com perdas e danos, nos termos do Art. 475 do Código Civil, arbitrados 
no montante de cinco vezes o valor da contraprestação originalmente acordada 
pelas partes; 
ii) o fato de Ricardo não ter contratado outro tipo de transporte para o Rio de 
Janeiro não interrompe o nexo causal entre o inadimplemento do contrato por 
Luiz e os danos sofridos; 
iii) Ricardo sofreu evidente perda da chance de participar do concurso, motivo 
pelo qual deve ser indenizado em montante arbitrado pelo juízo em um quarto 
do prêmio final que seria pago ao vencedor do certame. 
Na qualidade de advogado(a) de Luiz, indique o meio processual adequado à 
tutela integral do seu direito, elaborando a pec¸a processual cabível no caso, 
excluindo-se a hipótese de embargos de declarac¸ão, indicando os seus 
requisitos e fundamentos nos termos da legislac¸ão vigente.

Continue navegando