Buscar

AD1 Linguagem e Trabalho em Turismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro 
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro 
AD1 – LINGUAGEM E TRABALHO EM TURISMO
2020.2
Aluno: Carolina Santos Lucena
Matrícula: 17217130016
Com base nas discussões feitas nas aulas 1, 2 e 3, responda às duas questões abaixo. Em suas respostas, desenvolva suas ideias de forma clara e completa, demonstrando conhecimento dos materiais estudados ao longo das aulas: 
1) Apoiando-se na obra A corrosão do caráter, de Richard Sennet, explique as diferenças nos modos de trabalho no capitalismo industrial e no novo capitalismo. Estabeleça relações com a área do Turismo, levando em consideração o atual contexto de pandemia de coronavírus. 
R.: O capitalismo Industrial foi a segunda fase do desenvolvimento do capitalismo. Teve início com a Primeira Revolução Industrial do século XVIII, avançando até o século XIX com a Segunda Revolução Industrial. A Inglaterra é considerada o berço desta fase do capitalismo, pois foi neste país que teve início o processo de revolução industrial.
Suas principais características são: 
 - Atividades industriais como principal fonte de negócio e lucros. Destaque para a indústria têxtil. 
 - Concentração de renda nas mãos da burguesia industrial (grandes donos de indústrias)
- Alta desigualdade social, pois os lucros ficavam quase integralmente com os donos de indústrias que pagavam salários muito baixos para os operários. 
- Preponderância da hierarquia.
- Trabalho comandado por um chefe/líder.
- Controle rígido do tempo de trabalho. 
- Rigidez burocrática. 
- Ênfase na especialização.
Já o novo capitalismo por sua vez com suas novas práticas econômicas está moldando nossos valores pessoais e sociais, suas principais características são:
- Indivíduo orientado para o curto prazo. 
- Focado mais nas capacidades potenciais do que nas habilidades reais. 
- Despreza a experiência e o passado. 
- Quebra de hierarquia. 
- Trabalho em times, equipes. 
- Trabalho pelo cumprimento de metas 
- Flexibilização de regras. 
- Ênfase nas multitarefas.
O novo capitalismo vive um novo momento caracterizado por uma natureza flexível, que ataca as formas rígidas das burocracias, as consequências das rotinas exacerbadas e os sentidos e significados do trabalho, criando uma situação de ansiedade nas pessoas, que não sabem os riscos que estão correndo e a que lugar irão chegar. 
O novo capitalismo afeta o caráter pessoal dos indivíduos, principalmente porque não oferece condições para construção de uma carreira sustentada na experiência. Ele demonstra, ao utilizar o recurso metodológico como o trabalhador fordista. 
Podemos notar, com o cenário recente da pandemia do Covid 19, que a taxa de desemprego subiu consideravelmente e muitos estabelecimentos tiverem de se adaptar para aos poucos retomar com suas atividades normalmente.
O turismo não é somente uma atividade de lazer ligada ao ócio e a recreação, mas também uma atividade econômica importante, que gera muitos empregos e tem o poder de transformar lugares inteiros para que ele possa se desenvolver. 
Assim, podemos dizer que o turismo se impõe como um fenômeno econômico, social, e cultural que envolve tanto as relações concretas quanto imaginárias.
2) Observe a imagem abaixo e explique como a linguagem verbal e a não verbal são utilizadas na divulgação do destino turístico em questão.
R.: A linguagem verbal utilizada na imagem serve para evidenciar a propaganda do ministério do turismo direcionado ao público da terceira idade, e a linguagem não verbal, utilizada para mostrar a satisfação desse público por estar viajando.

Continue navegando