Buscar

AD1 EJA

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
Avaliação a Distância 1 (AD1) – 2020.1
Disciplina: Educação de Jovens e Adultos	
Coordenadora: Professora Andrea Fernandes
Aluno (a): Caroline Flor de Almeida
Matrícula:18212080217 Polo: Três Rios 
Caro/a Estudante,
Nosso objetivo com a Avaliação a Distância é possibilitar o desenvolvimento das respostas a partir de pesquisas e leituras que possam ser feitas utilizando-se, para isso, o material didático postado em cada aula como obrigatórios e o livro da disciplina como material complementar. Além disso, outros materiais relacionados aos temas podem fazer parte de sua pesquisa e devem ser indicados na elaboração da avaliação. Ao final da resposta de cada questão registre as referências bibliográficas utilizadas, conforme as normas da ABNT.
Sugerimos, mais uma vez, entendê-la como um trabalho de pesquisa.
Bom trabalho!
Questão 1: (valor: até 5,0 pontos)
O artigo “Escolarização de jovens e adultos”, de Sérgio Haddad e Maria Clara Di Pierro (In: Revista Brasileira de Educação, n. 14, maio-ago/2000, p. 108-130) que faz parte do material didático da disciplina, apresenta uma visão panorâmica da educação para pessoas jovens e adultas.
Releia o artigo e apresente uma resenha crítica de até 30 linhas (Fonte Times new Roman, 12, espaçamento 1,5).
Esse artigo aborda características vistas ao longo dos anos sobre a educação de jovens e adultos. No primeiro momento na época do período colonial a educação ficava sob responsabilidade dos jesuítas, que ensinavam sobre o evangelho as normas de comportamento, sendo voltado apenas para os indígenas, mais a frente ocorre a expulsão dos jesuítas que acaba criando um novo sistema de ensino voltada nas ações educativas da educação de adultos, com isso surgindo a primeira constituição brasileira que garantia “instrução primaria e gratuita para todos os cidadãos”, mas nada disso foi feito a educação era voltada apenas para a elite na maioria homens, com isso ao final do império a população chegava a mais ou menos 80% de analfabetos no Brasil. Importante ressaltar que nesse período a educação que se dizia voltada a todos as camadas da sociedade além de excluírem de aprender, também houve a exclusão de adultos analfabetos ao voto. Em 1947, foi instalado o Serviço de Educação de Adultos (SEA) como serviço especial do Departamento Nacional de Educação do Ministério da Educação e Saúde, que tinha por finalidade a reorientação e coordenação geral dos trabalhos dos planos anuais do ensino supletivo para adolescentes e adultos analfabetos. Essa campanha teve muita importância para as pessoas terem a percepção de como a educação de jovens e adultos é importante. Os autores em seu texto falam que o golpe militar teve um marco importante para a educação, além de a política ter entrado no meio surgindo o partido comunista, era uma forma de se impor uma opinião diante ao episodio da época. 
Nesse período, os diversos trabalhos educacionais com adultos passaram a ganhar presença e importância. Buscava-se, por meio deles, apoio político junto aos grupos populares. As diversas propostas ideológicas, principalmente a do nacional-desenvolvimentismo, a do pensamento renovador cristão e a do Partido Comunista, acabaram por ser pano de fundo de uma nova forma de pensar a educação de adultos. Elevada agora à condição de educação política, através da prática educativa de refletir o social, a educação de adultos ia além das preocupações existentes com os aspectos pedagógicos do processo ensino-aprendizagem (SÉRGIO HADDAD E MARIA CLARA DI PIERRO 14, MAIO-AGO/2000, P.112).
A educação é um processo continuo que deve sempre ser incentivada e apoiada pelos órgãos governamentais, para que assim possam diminuir gradativamente os índices de analfabetismo no nosso país, sendo assim, a educação muda às para que elas possam mudar o mundo.
Questão 2: (valor: até 5,0 pontos)
2.1 – Assista ao curta-metragem “Vida Maria”, de Márcio Ramos.
 Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Qwa7BmfQ4Rs
2.2 – Elabore uma análise crítica, relacionando a animação de Márcio Ramos a contextos pessoas vivenciados. Em sua análise, considere a necessidade de oferta de classes de EJA produzida a partir de situações de vida como as apresentada no curta-metragem.
O curta-metragem retrata a triste realidade de alguns brasileiros, que com a vida dura perdem a esperança, se tornam amargos e rancorosos e sem querer, passam isso de geração para geração. Muitas pessoas deixam seus sonhos de estudar ter uma vida melhor, por terem que ajudar suas famílias no sustento de suas casas. Em nosso país, existem leis que garante acesso à educação para todos, porém infelizmente não são todos os favorecidos, por questões sociais, por vezes mulheres que sonham em voltar a estudar, adquirir conhecimentos não podem por ser casada com homens que não tem a mente a aberta para enxergar que, estudar é uma necessidade e não algo que vai impedir uma mulher e cuidar de sua família como é imposto pela sociedade. É de suma importância que os municípios tenham uma classe de EJA, pois todos têm o direito de estudar independente de sua faixa etária. Ainda há muito para ser feito para que todos tenham um bom acesso à educação para que assim possam conquistar melhores empregos, qualificação profissional, ter voz na sociedade tão julgadora mesmo que seja tardio, sempre há tempo para aprender.

Continue navegando