Buscar

Desafio Colaborativo-economia e mercado global

Prévia do material em texto

Desafio Colaborativo
 A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) é uma multinacional de origem brasileira com aproximadamente 80 anos de existência que atua no ramo da siderurgia, mineração, logística, cimento e energia. Em 1993, a CSN passou por um processo de privatização resultando em constantes investimentos para o aumento da produtividade e qualidade. A empresa conta com diversos projetos de cunho social contribuindo para o desenvolvimento da população onde suas empresas então instaladas além de contar com mais de 20 mil colaborados espalhados por essas unidades no Brasil e no Exterior.
 Com base nos fatores de produção, a CSN possui como recursos formadores dos processos produtivos a Mina de Casa de Pedra que resulta numa produção de 30 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, a Minas Engenho & Pires também com relevante poder produtivo, uma unidade de mineração de Arcos em Minas no qual produz fundentes essenciais à produção da UPV e seus rejeitos originam corretivos agrícolas e cimento, uma malha ferroviária para escoamento da produção que compreende os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, um terminal portuário no Porto de Itaguaí proporcionando ainda mais otimização ao processo de exportação, uma Siderúrgica de destaque internacional na produção de aço denominada Usina Presidente Vargas situada em Volta Redonda, uma unidade de Laminação e Revestimento no Paraná onde são produzidos aço galvanizado e aço pré-pintado além da filial em Porto Real – RJ também especializada em produtos galvanizados, possui ativos internacionais como a americana Heartland Steel,  a portuguesa  Lusosider e a alemã StahlwerkThüringen GmbH SWT. Além de participações na Usina Hidrelétrica de Itá (SC) e Na Usina de Igarapava.
Não podemos deixar de lado o compromisso que a empresa possui com a sustentabilidade criando e incentivando projetos para proteção do meio ambiente, segurança dos colaboradores dentre outros.
Referência: 
Companhia Siderúrgica Nacional – CSN. Disponível em: <http://www.mzweb.com.br/csn2016inst/web/conteudo_pti.asp?idioma=0&conta=45&tipo=60023> .Acesso em 31/07/2020.
Diante dos fatos podemos concluir que:
1- Exemplificar os fatores de produção e suas remunerações para a atividade de mineração
- Fator terra: Os recursos minerais e a energia proveniente das termelétrica e das hidrelétricas no qual possui participações. Fator que proporciona o insumo primário para a atividade de mineração e as hidrelétricas juntamente com as termelétricas garantem a suficiência energética da empresa.
- Fator Capital: São as fábricas, as linhas férreas, os terminais portuários, os acionistas dentre outros. As fábricas produzem o produto final, a malha ferroviária e os terminais portuários diminuem o custo quanto ao transporte e os acionistas investem para obter retorno com as estruturas produtivas.
- Fator Trabalho: São os mais de 20 mil colaboradores, que contribuem para o fluxo circular da renda.
- Fator Capacidade Empresarial: Podemos citar a diversificação do seu campo de atuação, a visão de sustentável na garantida do aprimoramento dos meios produtivos.
-Fator Tecnologia: Possui um modelo sustentável e inovador com base na relação entre o governo, a universidade e a indústria onde a busca incessante pelo desenvolvimento de novos meios vem proporcionando uma resposta produtiva cada vez mais eficiente.
2 – Exemplificar os bens a seguir para a atividade de mineração
- Bens Intermediários: Podemos citar os aços planos, o minério de ferro, as bobinas, chapas e derivados, entre outros que ainda não irão para o consumidor final.
- Bens de Capital: São os bens da indústria que produzem outros bens como a Usina Siderúrgica Presidente Vargas e a estrutura portuária.
- Bem Final e Durável: Podemos citar as telhas e cumeeiras em aço.
3 – Exemplificar os itens a seguir sobre a atividade de mineração?
- Custo de Oportunidade: Podemos citar as diversas compras de empresas que a CSN vem realizando desde o início de sua história, ou seja, para adquirir um 100% dos ativos de uma empresa ela tem que abrir mão de outros investimentos.
- Pleno Emprego: Podemos citar as Termelétricas, onde 100% do que produzem são consumidos pela própria empresa, e a PRADA embalagens e PRADA distribuição.
- Capacidade Ociosa: Podemos citar as minas, pois possuem uma capacidade de extração maior do que a explorada atualmente.
- Avanço Tecnológico: 20% da receita são obtidos através de produtos novos ou aprimorados, ou seja, através de uma gestão inovadora e estratégica são adquiridas novas máquinas ou aprimoradas as já existentes para a confecção de novos produtos. Ex.: aço pré-pintado com litografia para portas de geladeira e aço avançado com alta resistência mecânica. 
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina