A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
História da Educação Física 2

Pré-visualização | Página 1 de 2

História da Educação Física 2
1 Sobre o desenvolvimento dos esportes, bem como sua relação com a cultura humana, o surgimento dos esportes e a sua relação com a história. De acordo com Tubino e Garrido, podemos dividir o esporte em três etapas históricas.
Relacione as etapas com suas descrições:
1 – Esporte Antigo; 
2 – Esporte Moderno; 
3 – Esporte Contemporâneo.
( 3) que tem seu início no final de 1980, e o principal ponto é a aceitação do direito de todos ao esporte;
(1 ) vai da Antiguidade até a primeira metade do século XIX;
(2 ) início em 1820, que se originou depois que o inglês Thomas Arnold inicia a institucionalização das práticas esportivas existentes, criando regras e entidades;
A - 1 – 2 – 3.
B - 2 – 1 – 3.
C - 2 – 3 – 1.
D - 3 – 1 – 2.
E - 3 – 2 – 1.
RESPOSTA: D
2 Os gregos criaram o termo Paideia, que significava “criação de meninos” e tinha a finalidade de ensinar a Ginástica e a Música, com o objetivo principal de transmitir os costumes coletivos. Considerando a Peideia:
I - A Paideia trazia duas concepções: a primeira preocupa-se com a formação da criança grega e com a educação relacionada ao seu desenvolvimento e a segunda concepção é voltada para a formação do homem, preocupando-se com o desenvolvimento do indivíduo de maneira integral.
II - Uma das formas de transmitir o conhecimento e a educação era por meio dos jogos, atividades pelas quais os gregos apresentavam grande estima.
III - Os jogos eram praticados em homenagem a Zeus, principal Deus da cultura grega, e proporcionavam a estimulação do raciocínio, inteligência, comunicação e imaginação nos desafios que surgiam durante as competições.
A - Apenas a afirmação II está correta.
B - Apenas as afirmações I e III estão corretas.
C - Apenas as afirmações II e III estão corretas.
D - As afirmações I e II estão corretas.
E - As afirmações I, II e III estão corretas.
RESPOSTA: E
3 A Educação Física, ramo educacional da Ciência da Motricidade Humana, apresenta o intuito de ensinar, ajudar, viver e sentir a corporeidade do ser humano, fundamental na medida em que ele é o suporte básico do próprio modo de ser do homem. Segundo Breton, a corporeidade é:
A - a dignidade da ação sagrada e festiva e, ao mesmo tempo, a cotidianidade do esforço e do trabalho criativo.
B - compreender o sentir, o perceber, o pensar e o agir dos indivíduos, revelando a intencionalidade de suas ações.
C - funda-se no corpo em movimento, configurando o espaço e o tempo, relacionando-se diretamente com a cultura e com a história.
D - moldada socialmente, por mais que seja vivida de acordo com um estilo particular de cada indivíduo.
E - um critério para refletir sobre o conhecimento em Educação Física.
RESPOSTA: D
4 Desde os combates na Grécia Antiga, os exercícios foram se aprimorando, até o surgimento dos Jogos Olímpicos, celebrados de quatro em quatro anos em Olímpia, a partir de 776 a.C. Considerando a história dos jogos olímpicos, assinale a alternativa correta:
A - Além dos jogos, também havia disputa moral e ética.
B - As mulheres adoravam participar, tanto como esportistas quanto como espectadoras.
C - Esses jogos, considerados um festival de competições, eram os mais importantes e disputados em honra de Oséias, rei dos deuses, e incluíam provas de diversas modalidades esportivas, como corridas, saltos, arremessos de disco e lutas corporais.
D - O prêmio aos vencedores era um troféu.
E - Os Jogos Olímpicos eram anunciados a toda população grega dez meses antes da sua realização. Esse evento tinha tamanha importância, que os gregos chegaram a interromper guerras entre as cidades para não prejudicar a realização dos jogos.
RESPOSTA: E
5 Na Grécia Antiga, grandes filósofos atribuíram importância à atividade física entre os gregos, como:
A - Aristóteles, Rousseau e Platão. .
B - Diógenes, Gertrudes e Platão. .
C - Pestalozzi, Freud e Rousseau. .
D - Romeu, Pestalozzi e Aristóteles. .
E - Sócrates, Platão e Aristóteles.
RESPOSTA: E
6 Sobre as abordagens que permearam a história da Educação Física no Brasil segundo Ghiraldelli Junior (1998), complete as informações abaixo e, em seguida, assinale a opção que contém a sequência correta.
A abordagem da Educação Física ______________ vislumbra a possibilidade e a necessidade de resolver o problema da saúde pública pela educação. Para essa tendência, a Educação Física assume um papel fundamental na formação de homens e mulheres sadios, fortes, dispostos à ação. A Educação Física age como protagonista num projeto de “assepsia social”.
A Educação Física na abordagem _______________, tinha como o objetivo de formar uma juventude pronta para defender a pátria.
A - Competitivista e Militarista
B - Competitivista e Popular.
C - Higienista e Militarista.
D - Higienista e Popular.
E - Militarista e Higienista.
RESPOSTA: C
7 Pensando na Trajetória histórica dos jogos olímpicos, analise as alternativas
I - Além de defender sua cidade nas guerras, os cidadãos gregos também deveriam defender sua cidade nos grandes Jogos Públicos, principal encontro para intercâmbio cultural, pois os cidadãos de toda a Grécia deslocavam-se para assistir.
II - “Estes Jogos eram especiais porque constituíam um ponto de reunião do mundo Grego (pan= todos, hellene= grego), num tempo em que a Grécia não era um único Estado, mas uma série de cidades-estado (comunidades política e economicamente independentes).
III - Apenas os cidadãos livres e natos podiam participar dos Jogos, e as seguintes provas eram disputadas: atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo (que incluía luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco). 
Quais afirmações estão corretas?
A - Apenas a II.
B - Apenas a III.
C - I e II.
D - I, II e III.
E - II e III.
RESPOSTA: D
8 Quais as tendências pedagógicas que permeiam a História da Educação Física:
A - Competitivista, Militarista, Popular, Comportamental.
B - Esportivista, Militar, Comportamental, Popular.
C - Higienista, Militarista, Pedagogicista, Tecnicista.
D - Higienista, Popular, Comportamental, Competitivista.
E - Militarista, Popular, Comportamental, Técnica.
RESPOSTA: C
9 Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) ao considerar a trajetória histórica das olimpíadas no Brasil:
( v) A primeira participação do Brasil em Jogos Olímpicos foi em 1920, em Antuérpia, na Bélgica, com 22 atletas brasileiros, todos do sexo masculino, que conquistaram três medalhas no tiro desportivo, sendo uma de ouro, uma de prata e uma de bronze (MARINHO, 1960).
( v) O Brasil participou em todas as edições, com exceção dos jogos de 1928, em Amsterdam, na Holanda.
(v ) No ano de 1924, o país estava sem verba e a Confederação Brasileira de Desportos promulgou a desistência do Brasil nesses Jogos. Entretanto, por iniciativa do jornalista Américo Neto, do Jornal O Estado de São Paulo, e com apoio da Federação Paulista de Atletismo, a situação foi contornada e a delegação brasileira compareceu com 11 atletas homens, participando das provas de Tiro, Atletismo e Remo. 
A sequência correta é:
A - F, F, F
B - F, F, V
C - F, V, F
D - F, V, V
E - V, V, V
RESPOSTA: E
10 Sobre as tendências pedagógicas da Educação Física, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
(v ) A tendência militarista, de certa forma, gerou uma divisão das pessoas que eram julgadas como incapazes para os objetivos que eram delimitados na época, ou seja, todos os indivíduos deveriam ser “perfeitos”, sem nenhuma deficiência, para atuar na defesa da pátria.
(v ) Para os militares, a principal preocupação para o ensino da Educação Física era voltada somente para a parte prática, sem ter nenhuma influência teórica, sendo que, para ser um professor, o mais importante e necessário era ter uma vivência prática (DARIDO, 2004).
( ) Na tendência Pedagogista a Educação Física também ganha o seu espaço, sendo vista como uma prática eminentemente educativa, buscando a educação do movimento e sendo considerada como a única capaz de promover uma educação integral, e não apenas encarada como uma prática capaz de promover

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.