Buscar

Estudo dirigido - Metabolismo do Nitrogênio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo dirigido
Metabolismo do Nitrogênio
1 – Em que consiste a desaminação? E qual o papel da transaminação? 
	A desaminação consiste na perda de grupos aminos, ficando livre na forma de amônia 
	Na transaminação o grupo amino é transferido para o átomo de carbono a do cetoglutarato, produzindo o cetoácido, análogo do aminoácido . O efeito das reações de transaminação é coletar os grupos amino de muitos aminoácidos diferentes na forma de apenas um, o glutamato. Ou seja passa o grupo amino de uma molécula para outra
2 – Em que consiste a desaminação oxidativa? Qual sua relação com o ciclo de Krebs e consequentemente com o metabolismo energético? 
	A desaminação oxidativa consiste na retirada da amônia do glutamato, por meio do glutamato desidrogenase, formando o cetoglutarato, que pode ser empregado no ciclo do ácido cítrico, fornecendo o bicabornato que pode servir como tampão no plama sanguíneo, e também para a síntese da glicose.
3 – Quais as 3 maneiras que o excesso de nitogenio pode ser excretado pelo organismo? Qual a principal forma produzida pelos mamíferos terrestres? 
	O excesso de nitrogênio pode ser secretado na forma de Ureia, amônia e ácido úrico, sendo que a principal forma de secreção do nitrogênio nos mamíferos terrestres é um forma de ureia.
4 – Descreva o ciclo da ureia. Em que órgão esse ciclo ocorre? 
	O ciclo da ureia ocorre no fígado.
	O fígado recebe a amônia no interior das mitocôndrias, que é imediatamente reunida com CO2 para formar o carbonil fosfato, catalisada pela carbonil fosfato sintase. 
	O carbonil fosfato se junta com a ornitina formando a citrulina. Depois o aspartato, é adicionado à citrulina formando o argininossuccinato, catalisada pela argininossuccinato sintase, consumindo um ATP. O argininossuccinato é rompido por uma argininossuccinato liase, liberando arginina e fumarato. 
	No último passo do ciclo da ureia, a enzima arginase hidrolisa a arginina em ornitina e ureia. A ornitina é transportada para o interior da mitocôndria para iniciar uma nova volta do ciclo da ureia.
5 – Explique por que os sintomas de uma deficiência parcial em uma enzima do ciclo da uréia podem ser atenuados por uma dieta com baixo teor de proteinas.
	Porque quando uma alimentação tem muita proteína há uma produção maior de uréia devido ao uso dos esqueletos carbônicos como combustível, assim quanto menos teor de proteinas tiver na dieta, menor será a taxa de amônia produzida e assim menor será a conversão de amônia em ureia. 
6 – O que são aminoácidos gicogênicos e cetogênicos? Qual sua relação com o ciclo de Krebs e consequentemente com o metabolismo energético? 
	Aminoacidos cetogênicos são aqueles que podem liberar corpos cetonicos no fígado pela conversão do acetoacetil-CoA em acetona e hidróxido butirato. A leucina é uma aminoácido cetogenico muito comum nas protinas. Sua degradação faz uma contribuição substancial para a cetose em condições de subnutrição.
	Já os aminoácidos glicogenicos são aminoácidos que podem ser convertidos em piruvato, cetoglutarato, succinil-CoA, fumarato oxaloacetato podem ser convertidos em glicose e glicogênio.
7 – Um cofator essencial para as transaminases (amino transferases) é: 
Piridoxal fosfato
8 – Na conversão do grupo amina de vários aminoácidos em ureia: 
1. Ocorre transaminação e desaminação oxidativa. 
1. Produz-se fumarato. 
1. Gastam-se 3 moleculas de ATP (4 ligações altamente energéticas) por casa molécula de ureia sintetizada. 
1. Os grupos amina entram no ciclo da ureia sob a forma de carbamoil-fosfato e glutamato.
1. 1,2 e 3 estão corretas

Outros materiais