Buscar

Caso clínico 35.4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso clínico 35.4
Hordéolo
A) As pálpebras são fundamentais na proteção ocular. Descreva a anatomia palpebral. Qual estrutura está comprometida no caso do hordéolo?
R- Anatomicamente a pálpebra é composta de pele, tecido subcutâneo, parte orbitaria do musculo orbicular do olho, septo orbital (extensões do periósteo da margem orbital, que se estende por ambas as pálpebras e as suporta), tarso (placas de tecido conjuntivo denso) e conjuntiva (fina membrana que recobre a superfície posterior da pálpebra).
A estrutura comprometida no caso de hordéolo são as glândulas na pálpebra, que no caso em questão apresenta infecção ou obstrução de seus ductos.
B) Descreva o aparelho lacrimal humano. 
R- É constituído pela glândula lacrimal e pelas vias lacrimais. A glândula lacrimal localiza-se na parte anterior, lateral e superior da órbita, e é responsável pela produção e secreção da lágrima, líquido incolor que lava e lubrifica os olhos. As vias lacrimais são constituídas pelos canais que saem das glândulas e pelo saco lacrimal (pequeno reservatório), situado no canal lacrimal, no canto interno do olho. Quando choramos, o excesso de lágrimas é drenado pelas vias lacrimais até a cavidade nasal.
C) O bulbo do olho pode ser anatomicamente dividido em três camadas. Quais os componentes de cada camada? Qual a função de cada um destes?
R- O bulbo do olho propriamente dito tem três túnicas,
· Túnica fibrosa (camada externa), formada pela esclera e córnea. Responsável por manter a forma esférica do olho, além de servir como ponto de ligação para os músculos que fazem a movimentação do olho.
· Túnica vascular (camada intermédia), formada pela corioide, corpo ciliar e íris tem como função irrigar e nutrir as células do globo ocular e absorver os raios luminosos
· Túnica interna (camada interna), formada pela retina, que tem partes óptica e não visual. Responsável por enviar os estímulos luminosos ao cérebro, concentrar os raios luminosos e direcioná-los. 
· 
Quais as estruturas responsáveis pelo ajuste do foco e acomodação do olho humano? Como atuam? Dê exemplos de afecções patológicas relacionadas à acomodação visual. 
R- Cristalino é a estrutura responsável pelo ajuste de foco e acomodação do olho. Essa estrutura é formada por água, proteínas e minerais. A contração dos músculos ciliares promove o aumento do diâmetro do cristalino, o que permite uma visão precisa de um objeto que está próximo. Em situação inversa, quando o objeto está distante, ocorre o relaxamento dos músculos ciliares. Esse ajuste da distância focal do cristalino se dá para que as imagens dos objetos que estão a diferentes distâncias possam chegar até a retina de forma mais nítida.
Um exemplo de afecção patogênica relacionada à acomodação visual é a Presbiopia, que é a piora de visão normal que ocorre com o avançar da idade, quando os olhos lentamente perdem a capacidade de focalizar objetos muito próximos. Também chamada de vista cansada, a presbiopia em geral começa aos 40 anos de idade e acabará acometendo todas as pessoas até os 50 anos em algum grau.
D) Como ocorre a circulação do humor aquoso desde a sua produção até a sua drenagem? Explique o que é “glaucoma”.
R- Atrás da córnea existe um fluido chamado de humor aquoso. Esse fluido determina a pressão intraocular. Este fluido é produzido continuamente, cerca de 5 ml por dia, sendo o excesso eliminado pelo canal de Schlemm. Um problema de drenagem por este canal pode levar à cegueira, pois com o aumento da pressão intra-ocular a irrigação da retina é dificultada, o que leva à morte as células sensoriais. A esta patologia se dá o nome de glaucoma.
E) Quais são os músculos extrínsecos e intrínsecos do bulbo do olho?
R-Os músculos do bulbo são:
· levantador da pálpebra superior,
· reto superior, inferior, medial e lateral,
· oblíquos superior e inferior.
F) Qual a inervação dos músculos intrínsecos e extrínsecos do bulbo do olho?
· N. oculomotor
· N. troclear
· N. oculomotor
· N. abducente

Outros materiais