Buscar

PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES 4

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	GST1732_A4_201904003338_V1
	
	
	
	
		Aluno: GEORGE BARBOSA FERNANDO
	Matr.: 201904003338
	Disc.: PSICO. NAS ORGANIZ. 
	2020.3 EAD (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Durante um longo período histórico, a inteligência foi tratada como um construto medido pelo Quociente de Inteligência (QI), cujos objetivos traçavam um perfil de três aptidões principais: numérica, verbal e lógica. Hoje, esse conceito é bastante criticado por reduzir, ao âmbito lógico-verbal, a complexidade que é a capacidade intelectiva. A teoria de Howard Gardner, cujo título é Teoria das Inteligências Múltiplas, foi de extrema importância para ampliar o conceito de inteligência, mostrando muitas possibilidades de desenvolver a mente humana. Essa teoria nos proporciona evitar reducionismos e julgamentos precipitados sobre as pessoas. Carlinhos de Jesus é um expoente da dança de salão no Brasil. Desde 1998 é coreógrafo da comissão de frente na Escola de samba Estação Primeira da Mangueira. Na carreira de coreógrafo já ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais. Sua habilidade com a dança já era perceptível quando criança. A partir das informações acima, pode-se afirmar que Carlinhos de Jesus representa uma pessoa que desenvolveu a
	
	
	
	Inteligência espacial
	
	
	Inteligência Alpha
	
	
	Inteligência corporal-cinestésica
	
	
	Inteligência musical
	
	
	Inteligência Física
	
Explicação:
Habilidade com o corpo e com o equilíbrio do mesmo.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Na perspectiva psicométrica, a inteligência é compreendida principalmente a partir de sua mensuração ¿ escalas de inteligência geral, escalas de aptidão específicas. Aqui existe preocupação com a quantidade de inteligência, o que permite a comparação entre o desempenho de uma pessoa e o total da população. Na comparação da inteligência fluida com a inteligência cristalizada, a primeira é caracterizada por
	
	
	
	modo como as pessoas processam a informação: quando percebem, prestam atenção, memorizam, pensam, recordam, armazenam, transformam e utilizam a informação.
	
	
	aptidão para lidar com novos problemas, que aumenta ao longo dos anos, mas diminui a partir de certa idade.
	
	
	repertório de informação, competências cognitivas e estratégicas já adquiridas pela ação nos anos anteriores. Não diminui com a idade.
	
	
	interesse na avaliação da inteligência.
	
	
	capacidade global do indivíduo para atuar de modo finalizado, pensar racionalmente e proceder com eficiência em relação ao ambiente.
	
Explicação:
A teoria Cattell-Horn da inteligência fluida e cristalizada sugere que a inteligência é composta de diferentes habilidades que interagem e trabalham em conjunto para produzir inteligência individual geral. Inteligência fluida envolve ser capaz de pensar e raciocinar de forma abstrata e resolver problemas. Inteligência cristalizada envolve o conhecimento que vem de aprendizagem anterior e experiências passadas.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Atualmente, considera-se que existam vários tipos de inteligência, que podem ser desenvolvidos ao longo da vida da pessoa. A inteligência emocional pode ser definida como...
	
	
	
	A facilidade para o cálculo, percepção de geometria e raciocínio para a solução de problemas lógicos;
	
	
	O uso inteligente das emoções, seja de forma intrapessoal (reconhecimento e uso das próprias emoções) interpessoal (reconhecimento das emoções do outro);
	
	
	A capacidade de se localizar em regiões desconhecidas, reconhecendo com facilidade (ou não) pontos de referência e definindo caminhos adequados;
	
	
	A facilidade em compreender idiomas, aprender novas formas de comunicação e capacidade de se comunicar de maneira clara e precisa;
	
	
	Todas as anteriores
	
Explicação:
A capacidade de gerenciar as próprias emoções e pode ser aprendida em qualquer época da vida.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Para desenvolver a inteligência emocional, é preciso trabalhar cinco áreas, dentre as quais se destaca o Autoconhecimento. Assinale a alternativa que melhor define o autoconhecimento:
	
	
	
	Paixão pela atividade; propensão para perseguir com energia e persistência seus objetivos pessoais ou profissionais;
	
	
	Competência para administrar adequadamente relacionamentos e criar redes de contato, assim como cultivar afinidades com outras pessoas.
	
	
	Capacidade de controlar e redirecionar impulsos e estados de espírito perturbadores para a pessoa; propensão a não fazer julgamentos precipitados, mas pensar antes de agir;
	
	
	Capacidade de reconhecer e compreender seus estados de espírito, emoções e impulsos, bem como o efeito desses estados sobre as outras pessoas;
	
	
	Capacidade de compreender a constituição emocional das outras pessoas, e também a habilidade de tratar as pessoas de maneira compatível com as emoções que elas apresentam;
	
Explicação:
Capacidade para se perceber. Capacidade para identificar suas habilidades e competências.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A definição a seguir refere-se a maneira de ser dos indivíduos que se faz conhecer através de sua conduta mais habitualmente manifesta. Recebe influência de ordem genética e ambiental e é uma estrutura sempre passível de modificação. Em termos de conduta manifestamos ou não as emoções, traduzindo-as por alterações na fala, marcha, gestos etc. Existem aspectos que influenciam o modo de manifestarmos as emoções. A que termo se refere essa definição?
	
	
	
	Personalidade.
	
	
	Gênero.
	
	
	Condicionamento
	
	
	Formação.
	
	
	Cultura.
	
Explicação:
As teorias sobre personalidade acabam explicando-a de duas formas: maneira existencial (influência do meio) e biogenétioca (comportamentos herdados por meio da genética).
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Daniel Goleman destaca habilidades relacionadas à inteligência emocional é a capacidade de gerenciar e direcionar as emoções a serviço de um determinado objetivo ou autorrealização. Essa habilidade denomina-se:
	
	
	
	Automotivação
	
	
	Relacionamentos interpessoais
	
	
	Controle emocional
	
	
	Empatia
	
	
	Autoconhecimento emocional
	
Explicação:
As 5 habilidades da inteligência emocional de Daniel Goleman são: 
Autoconhecimento emocional - ser capaz de reconhecer as próprias emoções e sentimentos;
Controle emocional ¿ é a capacidade de lidar com os próprios sentimentos, adequando-os às situações da vida;
Automotivação - capacidade de gerenciar e direcionar as emoções a serviço de um determinado objetivo ou autorrealização;
Reconhecimento das emoções em outras pessoas - habilidade de ter empatia (se colocar no lugar do outro) e reconhecer emoções no outro.
Relacionamentos interpessoais - capacidade de se relacionar e interagir com outras pessoas e de utilizar as habilidades sociais.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Alfred Binet (1857-1911) foi o inventor do teste de QI (quociente intelectual), que considera as inteligências lógico-matemática e verbal. A medida da inteligência, nos dias atuais, não está restrita a estas habilidades, o que fez expandir seu conceito. Em 1983, Gardner lançou um determinado conceito, chamando a atenção para a importância de outras habilidades, antes pouco valorizadas. Na sua teoria são consideradas as inteligências verbais e matemáticas, além de: Inteligência musical, Inteligência espacial, Inteligência corporal e Inteligência interpessoal. Assinale a alternativa que apresenta o conceito lançado porGardner:
	
	
	
	Inteligências relativas.
	
	
	Inteligências verticais.
	
	
	Inteligências regulares.
	
	
	Inteligências horizontais.
	
	
	Inteligências múltiplas.
	
Explicação:
A teoria das inteligências múltiplas foi estudada pelo psicólogo Howard Gardner como um contrapeso para o paradigma da inteligência única. Ele propôs que a vida humana requer o desenvolvimento de vários tipos de inteligências. As inteligências são: Lógica, Lingüística, Corporal, Naturalista, Intrapessoal, Interpessoal, Espacial e Musical.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Goleman (1995) atribui essa característica às pessoas com bons indicadores de inteligência emocional. A mesma refere-se à capacidade da pessoa administrar adversidades. Conseguem perceber aspectos positivos onde outros só conseguem ver coisas negativas. Essa definição refere-se ao seguinte conceito:
	
	
	
	Inteligência musical.
	
	
	Liderança.
	
	
	Habilidades sociais.
	
	
	Inteligência verbal.
	
	
	Automotivação.
	
Explicação:
Automotivação é a dimensão do ¿eu faço sozinho¿. Suas competências são fundamentais não só para a evolução no mundo do trabalho, mas também para a nossa realização como seres humanos.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado

Continue navegando