Buscar

PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES - AULA 4

Prévia do material em texto

Disc.: PSICO. NAS ORGANIZ. 
	2021.3 EAD (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Para desenvolver a inteligência emocional, é preciso trabalhar cinco áreas, dentre as quais se destaca o Autoconhecimento. Assinale a alternativa que melhor define o autoconhecimento:
	
	
	
	Competência para administrar adequadamente relacionamentos e criar redes de contato, assim como cultivar afinidades com outras pessoas.
	
	
	Paixão pela atividade; propensão para perseguir com energia e persistência seus objetivos pessoais ou profissionais;
	
	
	Capacidade de reconhecer e compreender seus estados de espírito, emoções e impulsos, bem como o efeito desses estados sobre as outras pessoas;
	
	
	Capacidade de controlar e redirecionar impulsos e estados de espírito perturbadores para a pessoa; propensão a não fazer julgamentos precipitados, mas pensar antes de agir;
	
	
	Capacidade de compreender a constituição emocional das outras pessoas, e também a habilidade de tratar as pessoas de maneira compatível com as emoções que elas apresentam;
	
Explicação:
Capacidade para se perceber. Capacidade para identificar suas habilidades e competências.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Quando um gestor precisa aprender a se relacionar e interagir melhor com outras pessoas, podemos dizer que ele precisa desenvolver a habilidade de:
	
	
	
	Autoconhecimento
	
	
	Relacionamentos Interpessoais 
	
	
	Controle emocional
	
	
	Empatia
	
	
	Automotivação
	
Explicação:
Pode-se considerar que relacionar é dar e receber ao mesmo tempo, é abrir-se para o novo é aceitar e fazer-se aceito, buscar ser entendido e entender o outro. A aceitação começa pela capacidade de escutar o outro, colocar-se no lugar dele e estar preparado para aceitar ao outro em seu meio. 
Leia mais em: https://www.webartigos.com/artigos/relacoes-interpessoais/26749/#ixzz5PUz1N8PkROCHA, Elizângela Bispo. Relações interpessoais: uma análise empresarial e social. Disponível em: http://www.webartigos.com/articles/26749/1/relacoes- -interpessoais
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O estresse (determinado por múltiplas circunstâncias, inclusive no ambiente organizacional) é caracterizado como envolvendo três fases, determinadas pela reação do organismo às condições consideradas desconfortáveis ou adversas. A terceira destas fases, a mais grave, que se manifesta pela impossibilidade do organismo de atender às exigências impostas é chamada de:
	
	
	
	fase de reação de alarme
	
	
	fase de resistência
	
	
	fase de explosão
	
	
	fase de exaustão
	
	
	fase de recuperação
	
Explicação:
O estresse apresenta três fases: alarme, resistência e exaustão. 
Fase de Alerta: ocorre quando o indivíduo entra em contato com o agente estressor.
Fase de Resistência: o corpo tenta voltar ao seu equilíbrio. O organismo pode se adaptar ao problema ou eliminá-lo.
Fase de Exaustão: nessa fase podem surgir diversos comprometimentos físicos em forma de doença. Esta é a fase mais grave.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Nas organizações estamos o tempo todo lidando com diferenças entre as pessoas, diferenças de opiniões, desafios e mudanças. Para Bergamini (2005) temos uma função psíquica de difícil acesso e que está na base do nosso padrão de conduta. Essa função psíquica denomina-se:
	
	
	
	Emoção
	
	
	Cognição
	
	
	Razão
	
	
	Tomada de decisão
	
	
	Objetividade
	
Explicação:
Bergamini (2005) observa que a emoção ¿caracteriza-se como uma função psíquica de difícil acesso¿ (p. 117), o que justifica a dificuldade de lidar com as emoções das pessoas no trato interpessoal.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		De acordo com Goleman (1996), a inteligênica emocional depende do domínio de cinco habilidades. Todas as alternativas abaixo estão corretas, exceto
	
	
	
	Auto conhecimento
	
	
	Empatia
	
	
	Controlar os outros
	
	
	Motivar-se
	
	
	Administração das Emoções
	
Explicação:
A alternativa CONTROLAR OS OS OUTROS não se enquadra nso aspectos de inteligência emocional, pois o indivíduo só pode controlar a si mesmo no que diz respeito à IE.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Alfred Binet (1857-1911) foi o inventor do teste de QI (quociente intelectual), que considera as inteligências lógico-matemática e verbal. A medida da inteligência, nos dias atuais, não está restrita a estas habilidades, o que fez expandir seu conceito. Em 1983, Gardner lançou um determinado conceito, chamando a atenção para a importância de outras habilidades, antes pouco valorizadas. Na sua teoria são consideradas as inteligências verbais e matemáticas, além de: Inteligência musical, Inteligência espacial, Inteligência corporal e Inteligência interpessoal. Assinale a alternativa que apresenta o conceito lançado por Gardner:
	
	
	
	Inteligências regulares.
	
	
	Inteligências relativas.
	
	
	Inteligências verticais.
	
	
	Inteligências múltiplas.
	
	
	Inteligências horizontais.
	
Explicação:
A teoria das inteligências múltiplas foi estudada pelo psicólogo Howard Gardner como um contrapeso para o paradigma da inteligência única. Ele propôs que a vida humana requer o desenvolvimento de vários tipos de inteligências. As inteligências são: Lógica, Lingüística, Corporal, Naturalista, Intrapessoal, Interpessoal, Espacial e Musical.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		No ambiente corporativo usamos a inteligência cotidianamente e sem ela não seria possível realizar muitas das tarefas relacionadas às nossas funções. No ambiente de trabalho está relacionado à inteligência, EXCETO:
	
	
	
	Análise de informações e dados
	
	
	Capacidade de avaliar uma situação rapidamente
	
	
	Tomar decisões importantes
	
	
	Resolução de problemas
	
	
	Ser emocionalmente instável
	
Explicação:
A inteligência refere-se às funções cognitivas, mesmo diante do conceito de inteligência emocional, ser emocionalmente instável é a opção que não se relaciona à inteligência.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Howard Gardner revolucionou a educação, a partir da década de 80, do século XX, com o desenvolvimento da teoria das Inteligências Múltiplas. Essa mudança de paradigma entra em cena como uma nova visão da mente humana, reformando a escola tradicional. Segundo Gardner, abrigamos em nossa mente diversas inteligências, que caracterizam as habilidades e facilidades das pessoas. Podem ser consideradas inteligências descritas por Gardner, EXCETO:
	
	
	
	Lógico-matemática e Naturalista
	
	
	Lingüística e Musical
	
	
	Emocional e  cognitiva
	
	
	Interpessoal e Cinestésica
	
	
	Existencialista e Espacial
	
Explicação:
1. Inteligências Lingüísticas:característica dos poetas; 2. Inteligências Lógico-Matemática: à Capacidade lógica e matemática ; 3. Inteligências Espacial: à capacidade de formar um mundo espacial e de ser capaz de manobrar e operar utilizando esse modelo (Marinheiros, Engenheiros, cirurgiões, etc.); 4. Inteligência Musical: possuir o dom da música como Mozart ; 5.Inteligência Corporal-Cinestésica: capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos utilizando o corpo (Dançarinos, Atletas, artistas, etc.); 6. Inteligência Interpessoal: capacidade de compreender outras pessoas (Vendedores, Políticos, Professores, etc.) e 7. Inteligência Intrapessoal: capacidade correlativa, voltada para dentro. Capacidade de formar um modelo acurado e verídico de si mesmo e de utilizar esse modelo para operar efetivamente na vida.
A inteligência cognitiva também pode ser chamadade inteligência intelectual e em resumo, pode ser caracterizada na capacidade de cada um de manipular informações e responder a elas. 
A inteligência emocional foi mais profundamente estudada pelo psicólogo americano Daniel Goleman. 
Portanto, essas duas não fazem parte do escopo das inteliências múltiplas descritas por Gardner.

Continue navegando