Buscar

Lista 3 - Segunda lei de Mendel

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Genética Básica
Prof. Dr. Rodrigo Yamakami Camilo
Lista 3 - Segunda lei de Mendel
1. Exercícios obrigatórios
1) Qual a diferença entre a Primeira lei e a Segunda lei de Mendel?
2) Qual a proporção fenotípica esperada para um cruzamento entre dois duplos heterozigotos? E para indivíduos heterozigoto para um dos lócus e homozigoto para o outro lócus?
3) Citologicamente, o que explica a segunda lei de Mendel?
4) Devo, finalmente, chamar a atenção para a possibilidade do pareamento dos cromossomos paternos e maternos, e sua subsequente separação durante a divisão reducional, constituírem as bases físicas das leis de Mendel" (Walter S. Sutton, 1902). O que Sutton achava possível sabe-se, hoje, ser verdade, isto é:
 I. os genes estão localizados nos cromossomos.
 II. dois ou mais genes localizados no mesmo cromossomo são herdados, na maioria dos casos, em gametas diferentes. 
III. dois ou mais genes localizados em cromossomos diferentes segregam de maneira independente.
Corrija a (s) afirmativa (s) incorreta (s).
5) De acordo com as leis de Mendel, indivíduos com genótipo: (explique)
a) AaBb produzem gametas A, B, a e b.
b) AABB produzem dois tipos de gametas.
c) Aa produzem gametas AA, Aa e aa.
d) AA produzem gametas AA.
e) AaBB produzem gametas AB e aB.
6) Uma planta que produz fruto vermelho e biloculado foi cruzada com outra de fruto amarelo e multiloculado, resultando 160 descendentes, assim distribuídos: 
41 de frutos vermelhos biloculados.
39 de frutos vermelhos multiloculados.
38 de frutos amarelos biloculados.
42 de frutos amarelos multilocullados.
Quais os fenótipos e genótipos dos tipos parentais? Mostre como chegou ao resultado 
7) No heredograma estão representados os grupos sanguíneos dos sistemas ABO, Rh e MN para quatro indivíduos. Qual a probabilidade de o indivíduo 5 ser O, Rh–, MN? Mostre como chegou ao resultado.
8) Um indivíduo heterozigoto quanto a dois pares de genes localizados em diferentes pares de cromossomos formará quantos tipos de gametas e quais as proporções esperadas destes gametas?
Parte inferior do formulário
9) As afirmativas a seguir relacionam a Genética Mendeliana à Divisão Celular. 
I - As 1ª e 2ª Leis de Mendel abordam o comportamento dos genes na formação dos gametas, logo estão relacionadas com o comportamento cromossômico na meiose. 
II - Dois pares de genes se segregam independentemente, se estiverem localizados no mesmo cromossomo.
 III - A lei da segregação independente (2ª lei) está relacionada às consequências do arranjo, direcionado, de pares de cromossomos homólogos na placa metafásica, na meiose II.
Corrija a (s) afirmativa (s) incorreta (s).
10) Uma espécie de lombriga de cavalo possui apenas um par de cromossomos no zigoto (2n = 2). Um macho dessa espécie, heterozigótico quanto a dois pares de alelos (AaBb) formou, ao final da gametogênese, quatro tipos de espermatozoides normais com diferentes genótipos quanto a esses genes.
a) Qual é o número de cromossomos e o número de moléculas de DNA no núcleo de cada espermatozoide?
b) Quais são os genótipos dos espermatozoides formados?
c) Por que, a partir das informações fornecidas, não é possível estimar a proporção em que cada um dos quatro tipos de espermatozoides aparece? Explique.
11) Em um concurso de cães, duas características são condicionadas por genes dominantes (A e B). O homozigoto dominante para estas duas características recebe mais pontos que os heterozigotos e estes, mais pontos que os recessivos, que ganham nota zero. Um criador, desejando participar do concurso, cruzou um macho e uma fêmea, ambos heterozigotos para os dois genes, obtendo uma descendência com todos os genótipos possíveis. 
a) Qual a probabilidade do criador obter um animal com a pontuação máxima? Qual a probabilidade de obter um animal homozigoto recessivo para os dois genes?
b) Considerando que todos os descendentes do referido cruzamento participaram do concurso, e que cada gene dominante contribui com 5 pontos na premiação, quantos pontos devem ter obtido os vice-campeões e os cães classificados em penúltimo lugar?
12) Um reality show americano mostra seis membros da família Roloff, na qual cada um dos pais sofre de um tipo diferente de nanismo. Matt, o pai, tem displasia distrófica, doença autossômica recessiva (dd). Amy, a mãe, tem acondroplasia, doença autossômica dominante (A_), a forma mais comum de nanismo, que ocorre em um de cada 15.000 recém-nascidos. Matt e Amy têm quatro filhos: Jeremy, Zachary, Molly e Jacob. 
a) Jeremy e Zachary são gêmeos, porém apenas Zachary sofre do mesmo problema que a mãe. Qual a probabilidade de Amy e Matt terem outro filho ou filha com acondroplasia? Qual a probabilidade de o casal ter filho ou filha com displasia distrófica? Explique. 
b) Os outros dois filhos, Molly e Jacob, não apresentam nanismo. Se eles se casarem com pessoas normais homozigotas, qual a probabilidade de eles terem filhos distróficos? E com acondroplasia? Dê o genótipo dos filhos.
2. Exercícios facultativos
1) Um senhor calvo, que apresentava pêlos em suas orelhas (hipertricose auricular), casou-se com uma mulher não calva, que não apresentava hipertricose auricular. Esse casal teve oito filhos (quatro meninos e quatro meninas).
Quando adultos, todos os filhos homens apresentavam pelos em suas orelhas, sendo três deles calvos. Nenhuma das filhas apresentava hipertricose, mas uma era calva e três não eram.
a) Qual é o tipo de herança de cada uma das características mencionadas, isto é, hipertricose auricular e calvície? Justifique.
b) Faça o cruzamento descrito acima e indique os genótipos do filho homem não calvo com hipertricose auricular, e da filha calva sem hipertricose auricular.
Obs.: deixe claramente diferenciadas as notações maiúsculas e minúsculas.
2) Considere dois genes e seus respectivos alelos: A e a; B e b. Em termos de localização cromossômica, explique o que significa dizer que esses dois genes
a) segregam-se independentemente na formação dos gametas.
3) Em Drosophila melanogaster os alelos recessivos “dumpy” e “ebony” estão em cromossomos não homólogos. Do cruzamento entre indivíduos duplamente heterozigotos, a proporção de indivíduos que apresentam ao mesmo tempo os fenótipos “dumpy” e “ebony” é:
a) 1/2. c) 1/8. e) 1/32
b) 1/4. d) 1/16.
4) Em Drosophila melanogaster, asa vestigial (curta) e corpo ébano (preto) são características determinadas por dois pares de genes recessivos v e e, respectivamente. Asa longa e corpo cinzento são características determinadas pelos genes dominantes V e F. Do cruzamento entre parentais surgiu, em F1, 25% de indivíduos de asa longa e corpo cinzento. O genótipo provável dos pais será:
a) VvEe X VvEe d) VvEe X vvee 
b) VVEE X vvee e) VvEe X VVEE
c) vvee X vvee
5) Da autofecundação de uma planta heterozigota para dois pares de alelos independentes e com dominância completa em cada par, foram obtidos 192 descendentes. É esperado que nessa descendência devam existir aproximadamente:
a) 16 tipos diferentes de genótipos.
b) apenas indivíduos heterozigóticos.
c) 48 indivíduos homozigóticos para dois pares de genes.
d) 188 indivíduos heterozigóticos.
e) 144 indivíduos heterozigóticos para os dois pares de genes.
6) Um criador fez cruzamentos entre porquinhos-da-índia para estudar as características: cor e tamanho do pêlo. Observou os seguintes resultados: 
- Geração P: Pelo preto curto X Pelo marrom longo. 
- Geração F1: Pelo preto curto. 
- Geração F2: 81 pelo preto curto 
27 pelo preto longo 
27 pelo marrom curto 
9 pelo marrom longo. 
Com base nesses resultados, é INCORRETO afirmar que: 
a) as características pelo preto e curto são dominantes. 
b) as duas características segregam-se independentemente. 
c) os indivíduos da geração F1 são homozigotos. 
d) os indivíduos da geração P formam um só tipo de gameta.

Continue navegando