Buscar

Lucas - Prova Bimestral AGRO 08-09-2020

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: Bioquímica
	
	
	CURSO: Agronomia 
	Bimestral
	Nota:
	
	
	ALUNO: Leonardo Gallina
	2º Período 
	
	
	
	PROFESSOR: Normandis Cardoso Filho
	08/09/2020
	
	
	Dê respostas completas e justifique todas as questões. Redija suas respostas à caneta: tinta azul ou preta, com letra legível e evite rasuras. Não é permitido o uso de corretivo. Para uma possível revisão, é necessário que todas as instruções acima tenham sido seguidas.
Questões:
1. Um coelho foi alimentado com uma ração contendo proteínas marcadas com um isótopo radioativo. Depois de certo tempo, constatou-se a presença de hemoglobina radioativa no sangue do animal. Isso aconteceu porque as proteínas do alimento foram: 
( ) absorvidas pelas células sanguíneas
( ) absorvidas pelo plasma sanguíneo
( ) digeridas e os aminoácidos marcados foram utilizados na síntese de carboidratos
( ) digeridas e os aminoácidos marcados foram utilizados na síntese de lipídeos
(X) digeridas e os aminoácidos marcados foram utilizados na síntese de proteínas
2. Uma proteína retirada de célula vegetal possui: 10 valina, 32 alanina, 14 treonina, 27 histidina, 49 glicina e 24 lisina. De células sanguíneas do mesmo indivíduo, foi extraída outra proteína, cuja hidrólise demonstrou ser formada por: 10 valina, 32 alanina, 14 treonina, 27 histidina, 49 glicina e 24 lisina. Em face de tais informações, é lícito concluir que: 
( ) trata-se da mesma proteína, pois em ambas encontramos o mesmo numero de aminoácidos
( ) trata-se da mesma proteína, pois a quantidade de cada aminoácido é igual em ambas
( ) trata-se da mesma proteína, pois ambas tem os mesmos aminoácidos
( ) trata-se de proteínas diferentes, pois foram obtidas de células estrutural, embrionária e funcionalmente diferentes
(X) pode-se tratar de proteínas iguais ou diferentes, pois só a analise da disposição dos aminoácidos poderá revelar a identidade ou a diferença entre elas.
3. As proteínas são moléculas complexas formadas por unidades denominadas _____________, que se unem umas ás outras por meio de _________________________. Cada unidade é formada por um átomo de carbono, ao qual se ligam um grupo ____________, um grupo __________, que apresenta um átomo de nitrogênio, e um radical de estrutura variável. Os termos que completam corretamente os espaços em branco são, pela ordem: 
( ) monopeptídeos – ligação glicosídica - carboxila - amina
( ) monopeptídeos – ligação peptídica – amina – carboxila
(X) aminoácidos – ligação peptídica – carboxila – amina
( ) aminoácidos – ligação glicosídica – amina – carboxila
( ) nucleotídeos – reação de desidratação – carboxila –amina 
4. Entre as afirmativas abaixo escolha aquela que estiver INCORRETA:
( ) as proteínas apresentam em média 16% de nitrogênio daí podemos usar o fator 625 para o cálculo de proteínas
( ) as proteínas de origem animal apresentam menos aminoácidos limitantes do que as proteínas de origem vegetal
(X) as proteínas fornecem aminoácidos ao organismo animal, ao contrário dos carboidratos e dos ácidos graxos
( ) as nucleoproteínas são proteínas conjugadas que apresentam como núcleo prostético um ácido nucléico
( ) uma das formas de desnaturação das proteínas é a adição de álcool a uma solução protéica.
5. Um acadêmico do Curso de Agronomia, em seu trabalho de conclusão de curso, resolveu testar uma nova fonte protéica vegetal, visando a utilização em nutrição humana. Em seu trabalho o acadêmico baseou-se na literatura e empregou a caseína (proteína do leite) para comparação com a sua amostra. Você concorda com a escolha do acadêmico? Justifique sua resposta.
Não, deveria ter escolhido uma fonte vegetal de proteína para o comparativo, pois as proteínas vegetais e animais são diferentes em quantidade e variedade de aminoácidos, ficando bem difícil uma comparação entre essas duas fontes de proteína consequentemente uma fonte nova fonte de proteína vegetal e uma já conhecida, também vegetal, ficaria muito mais relevante.
6. Os organismos animais conseguem sintetizar a maioria dos aminoácidos. As reações de síntese ocorrem nas células do fígado. Porém, alguns aminoácidos não são sintetizados pelos animais. Como são chamados esses aminoácidos? A partir do estudo desses aminoácidos foi criado pela Organização Mundial de Saúde um padrão teórico para proteínas, surgindo daí um novo conceito. Explique qual este novo conceito e a importância do mesmo para a saúde das pessoas.
São chamados de aminoácido essenciais. Esses aminoácidos podem ser obtidos através da alimentação, já que o organismo não os produz, então tendo uma dieta balanceada consegue-se obter facilmente todos os aminoácidos essenciais necessários para o funcionamento do organismo. Há também os condicionalmente essenciais que precisam ser ingeridos em determinada idade somente.
7. Foi discutido em sala de aula que as proteínas têm uma função diferenciada em termos de organismo animal, quando comparadas com os carboidratos e com os lipídeos. Cite e explique pelo menos duas funções das proteínas que as diferencia dos demais macronutrientes.
Dentre as funções mais importantes das proteínas temos: transporte de oxigênio (hemoglobina), proteção do corpo contra organismos patogênicos (anticorpos), catalizadora de reações químicas (enzimas), receptora de membrana, atuação na contração muscular (actina e miosina), além de serem fundamentais para o crescimento e formação dos hormônios.
8. O pH (potencial hidrogeniônico) está relacionado com a quantidade de íons hidrogênio presentes no meio, sendo caracterizado em uma escala de 0-14 e classificado em ácido, básico e neutro. Tanto em tecidos vegetais como em tecidos animais o pH do meio não pode variar e para isso contamos com o efeito das soluções tampão. Podemos afirmar que os aminoácidos e as proteínas são uma solução tampão? Explique por qual motivo escolheu esta resposta.
Sim, pois uma solução tampão, ou seja, uma solução constituída de um ácido fraco e os aminoácidos encontram-se em valores de pH 6,0 – 7,0, considerados neutros, ou seja, são solução tampão.
9. As proteínas são denominadas de macromoléculas pelo seu peso molecular (tamanho) e em função disso e da sua constituição em diferentes aminoácidos, elas tendem a se organizar no espaço até para se estabilizarem quimicamente. Comente de que forma as proteínas se organizam em diferentes níveis de estruturação.
Os níveis estruturais das proteínas são: primária, secundária, terciária e quaternária
Primária: Sequência linear de aminoácidos unidos por ligações peptídicas.
Secundária: A estrutura secundária corresponde ao primeiro nível de enrolamento helicoidal com arranjo local denominado alfa-hélice e beta-folha.
Terciária: A estrutura terciária corresponde ao dobramento da cadeia polipeptídica sobre si mesma tendo uma forma tridimensional.
Quaternária: A estrutura quaternária corresponde a duas ou mais cadeias polipeptídicas, idênticas ou não, que se agrupam e se ajustam para formar a estrutura total da proteína.
10. Ao se desorganizar a estrutura de uma proteína pode acarretar a perda de funções específicas da mesma. Fale de que forma pode acontecer a desorganização da estrutura protéica e quais os potenciais agentes causadores dessa desorganização.
A proteína perde sua forma original secundária ou terciária, de forma que o arranjo da cadeia polipeptídica é rompido perdendo, desta forma, a função original.
	Os potenciais agentes causadores dessa desorganização podem ser aumento de temperatura, extremos de pH, solventes orgânicos miscíveis em água, exposição da proteína a detergentes entre outros.

Continue navegando